Desmistificando os 4 Domínios de Liderança com Pontos Fortes

Atualizado: Set 1


Os 4 Domínios dos Pontos Fortes para Equipes

Sempre me perguntam quais são os talentos "bons" para liderar. E muitos expressam preocupação e até frustração quando não aparece um talento de Influência ou Pensamento Estratégico em seus Top 5 CliftonStrengths. Nesse artigo espero esclarecer confusões sobre os domínios de liderança e ajudar você a se empoderar de seu domínio principal.



Quais são os talentos ideais para liderar?


A pesquisa da Gallup concluiu que não existe um tema de talento mais comum nos grandes líderes. Há grandes lideres dos mais diversos tipos, com as combinações de talento mais diferentes. Com qualquer um dos 34 temas você pode liderar. O segredo está em você refinar e maximizar seus talentos dominantes..


Don Clifton, PhD, criador do CliftonStrengths e pai da psicologia dos Pontos Fortes, deixou registrado como conclusão de 4 décadas de sua pesquisa sobre liderança:


"Um líder deve conhecer seus Pontos Fortes como um carpinteiro conhece suas ferramentas ou um médico conhece seus instrumentos à disposição. O que os grandes líderes têm em comum é que cada um realmente conhece seus Pontos Fortes e pode utilizar a Ponto Forte certo no momento certo. Isso explica porque não existe uma lista definitiva de características que descrevam todos os líderes.” - Don Clifton

Mesmo que dois líderes possuam o mesmo objetivo, cada um atingirá a meta do seu jeito, usando seus Pontos Fortes. O nome do jogo é focar nos Pontos Fortes e gerenciar os pontos fracos.



Não tenho talentos de Influência. Não posso ser líder?


"Se não tenho talentos de Influência. não influencio..." Pessoas limitam sua eficácia na liderança quando incorporam esse tipo de raciocínio. Guarde a seguinte ideia e você passará a usar seus talentos de forma mais produtiva:

"Com todos os temas de talentos você executa, influencia, relaciona-se e pensa estratégicamente. Todos!" - Calebe Luo

Acontece que cada tema de talento se encaixa melhor em um dos domínios. E temas de talento e domínios são melhor usados em momentos diferentes. Como os temas oferecem uma análise mais profunda e assertiva, é o ideal para uma análise individual. Os domínios são úteis para analisarmos equipes. Eles ajudam a explicar como você contribui mais para a equipe como líder, onde a equipe é mais forte e onde ela deve tomar cuidado.


Como indivíduo, invista nos domínios onde você for mais forte. Já para uma equipe, se ela possuir contribuições nos 4 domínios, será mais forte e coesa, ao invés de ter um líder querendo fazer tudo ou apenas pessoas semelhantes com os mesmo pontos cegos.


Logo, não se preocupe demais com as cores que faltam em seu perfil Top 5. Pense e anote sobre como cada um de seus talentos ajuda você a executar, influenciar, relacionar-se e pensar estrategicamente. Esse é um exercício que faço com meus clientes de coaching individual. É impressionante como eles saem empoderados e conscientes sobre como podem direcionar seus talentos para aumentarem seu desempenho.


Preciso ter talentos nos 4 domínios?


A liderança baseada em Pontos Fortes não considera melhor quem tem talentos em todos os 4 domínios. Se é o seu caso, ótimo. Se não é, ótimo também. O foco está nos Pontos Fortes, em nos apropriarmos e maximizarmos os talentos e domínios mais presentes em nossa essência.


"Se você passar a sua vida tentando ser bom em tudo, você nunca será ótimo em nada. Enquanto nossa sociedade nos encoraja a sermos bons em tudo, essa abordagem inadvertidamete estimula a mediocridade." -Barry Conchie

Assim como não existem temas de talentos melhores para liderar, não existe domínio melhor. Pessoas seguem líderes mais fortes em Execução, ou Relacionamento, ou Influência ou Pensamento Estratégico ou com perfil misto. O que pessoas não seguirão são líderes que não atendam suas necessidades básicas: confiança, compaixão, estabilidade e esperança. (Escreverei sobre essas necessidades em outro artigo.)


Como líder, as pessoas te seguirão por quem você é. Não por quem você não é ou acha que deveria ser. Direcione seus talentos para atender as necessidades dos seguidores e conte com os talentos deles para tornar sua equipe mais forte.



Qual é a origem dos 4 domínios?


A pesquisa da Gallup não se baseou num modelo teórico de 4 domínios e tentou encontrar pessoas que se encaixavam nele. A Gallup entrevistou milhares de equipes executivas. realizando mais de 20.000 entrevistas em profundidade com líderes sêniors (normalmente CEOs) e seus diretos, buscando entender suas características, talentos e Pontos Fortes.


Ao analisar a base de dados das entrevistas, 4 categorias ficaram evidentes: Execução, Influência, Relacionamento, Pensamento Estratégico. Os 34 temas de talento CliftonStrengths foram então agrupados nesses 4 domínios com base em análise fatorial estatística e avaliação clínica.


A linguagem dos domínios é útil para caracterizar mais facilmente a composição de uma equipe e a contribuição principal do(a) líder e de cada membro.



Quais são os 4 Domínios de Liderança?


Execução (cor Roxa)


Pessoas com temas dominantes em Execução fazem as coisas acontecerem. É a famosa liderança pelo exemplo.


Os temas de talentos mais fortes em Execução são:

  • Crença

  • Disciplina

  • Foco

  • Imparcialidade

  • Organização

  • Prudência

  • Realização

  • Responsabilidade

  • Restauração



Influência (Cor Dourada)


Pessoas com temas dominantes em Influência assumem comando, expressam opiniões e garantem que os outros sejam ouvidos. É uma capacidade de alcance e mobilização.


Os temas de talentos mais fortes em Influência são:

  • Ativação

  • Autoafirmação

  • Carisma

  • Comando

  • Comunicação

  • Competição

  • Excelência

  • Significância


Relacionamento (cor Azul)


Pessoas com temas dominantes em Relacionamento constroem relacionamentos fortes que unem uma equipe e tornam-na maior do que a soma de suas partes.


Os temas de talentos mais fortes em Relacionamento são:

  • Adaptabilidade

  • Conexão

  • Desenvolvimento

  • Empatia

  • Harmonia

  • Inclusão

  • Individualização

  • Positivo

  • Relacionamento


Pensamento Estratégico (cor Vinho)


Pessoas com temas dominantes em Pensamento Estratégico absorvem e analisam informações que proporcionam melhores decisões. Focam no "e se?", não apenas no status quo, para olhar para o futuro.


Os temas de talentos mais fortes em Pensamento Estratégico são:

  • Analítico

  • Contexto

  • Estratégico

  • Estudioso

  • Futurista

  • Ideativo

  • Input

  • Intelecção



Como descobrir o meu domínio principal?


Se você respondeu a versão Top 5 do CliftonStrengths, você pode tentar ver quais cores aparecem mais no seu perfil. Mas isso é uma visão parcial, que não reflete com assertividade seu estilo de liderança.


Para líderes, recomendo investir no upgrade e liberar o resultado completo, que vem com o relatório CliftonStrengths 34. Nele você encontra 3 análises personalizadas para entender seu estilo de liderança, com base no algoritmo que leva em conta seu perfil de 34 temas de talento: Seu Domínio Principal de Liderança, sua Barra de Domínios e sua Tabela Periódica



Seu Domínio Principal de Liderança

Meu Domínio de Liderança Principal

A capa de seu relatório já apresenta seu domínio principal, mas essa informação é repetida no topo da página 21 (ou 22, dependendo da configuração do seu relatório). No meu caso, o domínio principal é Relacionamento.



Sua Barra de Domínios

Minha Barra de Domínios de Liderança

A Barra mostra a distribuição de cada domínio em seu perfil 34. Imagine a barra toda sendo 100% e cada cor ocupando uma porcentagem do total.


Meu domínio principal é Relacionamento, seguido por Pensamento Estratégico. Esses 2 domínios ocupam quase 3/4 do meu perfil. Isso significa que meu estilo de liderança é mais marcante como uma mistura de construir equipes coesas e planejar o futuro. E eu adoro fazer ambas as coisas e ser reconhecido por essa forma de liderar.


Agora, como faço para influenciar e executar? Que tal detalharmos mais?



Sua Tabela Periódica

Na tabela periódica você encontra os 34 temas de talento organizados por Domínio, em ordem alfabética (de cima para baixo, da esquerda para a direita). O número significa a posição do tema em seu perfil (De 1 a 34). Os temas Top 10 estão destacados com a cor cheia e a posição no ranking em tamanho maior.


Analisando meu perfil, posso contar com Meus Top 10 para liderar por:

  • Relacionamento: Conexão, Individualização, Relacionamento e Desenvolvimento

  • Pensamento Estratégico: Estratégico, Estudioso e Ideativo

  • Influência: Excelência e Ativação

  • Execução: Prudência

Esses talentos naturalmente me ajudarão em cada um desses domínios. No meu caso, tenho 1 tema em cada domínio, mas isso não é nem melhor nem pior do que outro perfil.


Com todos os Top 10 consigo executar, influenciar, relacionar-me e pensar estrategicamente. Mas minha liderança contribuirá mais para a equipe nos domínios Relacionamento e no Pensamento Estratégico.


Lembram-se? Foco nos Pontos Fortes e gerenciamento dos pontos fracos.



Liderança é mais do que Autoconhecimento


Liderança envolve autoconhecimento, autorregulação e autoexpressão. Quanto mais você domina seus talentos, mais seu estilo de liderança se destaca e melhor você lidera, de forma autêntica e efetiva.


No coaching de Pontos Fortes, ajudo líderes a amadurecerem seus talentos e atenderem as necessidades dos seguidores, do seu jeito, refinando seu própio estilo. Somos mais transparentes do que imaginamos, e as pessoas não nos seguem por sermos perfeitos. Melhorar a autorregulação e autoexpressão aproxima quem somos com a forma como os outros nos vêem. Nada mais libertador do que você ser você mesmo(a), íntegro(a) e apreciado(a) por seus Pontos Fortes.


Para terminar, deixo algumas perguntas de reflexão sobre seus domínios de liderança com Pontos Fortes:

  1. Como meu domínio principal e o secundário refletem meu estilo de liderança?

  2. Será que tendo a valorizar mais as pessoas na minha equipe que tenham um domínio principal igual ao meu?

  3. Como posso alavancar pessoas mais fortes em domínios diferentes na minha equipe?

  4. Com quais pontos cegos devo tomar cuidado como líder?



Fontes:


403 visualizações

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social