NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Ideativo

Pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Ideativo são fascinadas por ideias. Elas conseguem descobrir conexões entre fenômenos aparentemente não relacionados.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

Pessoas com fortes talentos no tema de talento Ideativo são criativas e gostam de originalidade. Elas desfrutam de experiências de pensamento livre, como grupos de brainstorming e de discussão. Elas têm uma capacidade natural para considerar os assuntos de várias perspectivas. Elas gostam de virar o mundo que todos nós conhecemos de cabeça para baixo para que possamos vê-lo sob um novo ângulo estranhamente explicado. Elas pensam de maneira diferente. Elas são fascinadas por novas ideias e novos conceitos, que surgem facilmente. Elas adoram ideias, pois podem ser significativas, inovadoras, esclarecedoras, contrárias e até mesmo estranhas. Por todas essas razões, essas pessoas sentem uma corrente de energia toda vez que uma nova ideia surge.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Franklin Richards (Marvel), Olaf (Disney)

Pablo Picasso, Mark Zuckerberg, Marcus Buckingham

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

Isaías 65.17-18; Romanos 12.2; Apocalipse 4.11

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Busque um trabalho pelo qual suas ideias sejam remuneradas, como marketing, publicidade, jornalismo, design ou desenvolvimento de novos produtos. Encontre trabalhos pelos quais suas ideias serão reconhecidas e remuneradas.


  • Procure fazer sessões de brainstorming. Com sua abundância de ideias, você tornará essas sessões mais empolgantes e mais produtivas.


  • Programe tempo para ler, porque as ideias e experiências de outros podem ser matéria-prima para suas novas ideias. Programe tempo para pensar, porque pensar lhe infunde energia.


  • Discuta suas ideias com outras pessoas. As respostas lhe ajudarão a refinar suas ideias.


  • Escolha como parceiro alguém com grandes talentos no tema Ativação. Essa pessoa poderá impulsioná-lo a colocar suas ideias em prática. Esse tipo de exposição só pode trazer benefícios para suas ideias.


  • Escolha como parceiro alguém com grandes talentos no tema Analítico. Essa pessoa questionará e contestará você, fortalecendo, dessa forma, suas ideias. "

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Seja criativo e compartilhe suas idéias: culinária, arte, redação, etc. Use sua criatividade para gerar idéias para conduzir "negócios como de costume" em um ambiente virtual. Encontre um parceiro que esteja animado com suas idéias e o ajude a concretizá-las.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Ajude a equipe a conectar o que é com o que pode ser. Explique de forma simples os princípios por trás de suas ideias.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Compartilhe suas ideias. Você pode ter ideias sobre o que está acontecendo durante a pandemia, ou ideias sobre homeschool, exercícios em casa, ou QUALQUER COISA! Use uma plataforma para compartilhar suas ideias ou compartilhe-as em conversas com outras pessoas.
  • Faça uma lista de suas ideias. Você pode utilizá-las quando estiver pronto para persegui-las ou compartilhá-las no futuro.
  • Ofereça suas ideias ao seu gerente, supervisor ou membros da equipe para melhorar os processos. Talvez agora você já tenha estabelecido sua rotina de home office virtual e tenha alguma visão de como criar uma experiência eficiente, eficaz e encorajadora.
  • Crie um espaço em branco na sua vida para sonhar. Você pode querer ter um novo caderno, puxar um GoogleDoc em branco, ou preencher uma parede com grandes notas post-it ou papel flipchart. Tenha e deixe todas as ideias fluirem! Pensar em novas ideias te anima.
  • Faça pausas para ser criativo durante o dia. Seu cérebro precisa de espaço para respirar.
  • Você provavelmente tem uma aptidão para projetar. Coloque-a em prática desenhando novas estratégias, pois estamos nos empenhamos em transferir muitos aspectos da vida para o mundo virtual, como campanhas de marketing para pequenas empresas que estão trabalhando para adaptar seus serviços, soluções de atendimento ao cliente, ou novos produtos/ofertas.
  • Faça parceria com pessoas que o ajudarão a colocar suas idéias em ação. Isso pode incluir uma pessoa com Analítico nos seus Top 5 que desafiará suas idéias e o ajudará a torná-las mais fortes, e alguém dominante na nos temas de talento de Execução que o ajudará a criar um plano de trabalho. Uma pessoa com Pontos Fortes de Influência o ajudará a desenvolver um plano de comunicação para compartilhar suas idéias com os outros.  
  • Separe um tempo do seu dia para leitura. As ideias e histórias de outras pessoas o inspiram e o ajudam a ter novas ideias.
  • Organize encontros de brainstorming virtual. Convide um grupo de pessoas e encorajem uns aos outros enquanto compartilham ideias e descobrem o que funciona :).
  • Crie um plano de comunicação para suas ideias. Faça seus planos serem mais claros e detalhados.
  • Você fica entediado facilmente. Faça pequenas mudanças na sua rotina de casa/trabalho. Faça experimentos na sua rotina.

Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social