top of page

Pontos Fortes e a Bíblia

Atualizado: 17 de mar. de 2021


A sabedoria convencional propõe a ideia de que você pode ser quem você quiser ser, basta querer e se esforçar. Seguindo fórmulas de sucesso, você atingirá o seu objetivo. Se não der, foi por falta de força de vontade, falta de esforço ou uma combinação de ambos. Afinal, você é o dono da sua vida. O que ninguém diz é que a fórmula secreta de um não necessariamente se traduz em sucesso para outro.



A sabedoria bíblica parte de outro princípio. Criado por um Deus amoroso, justo e intencional, cada ser humano é especial e tem um propósito para existir. Não somos robôs. Temos o livre-arbítrio, o poder para decidir. Deus convida você a ser co-criador da Sua obra. E Ele faz isso porque nos ama.


"Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável."
Salmos 139:13,14a

Que momento especial o salmista vivenciava para louvar o Senhor desta forma! É um coração cheio de gratidão! Você se sente à vontade de dizer isso em suas orações? Você é capaz de se amar assim como Deus te amou ao te criar?


Pense nisso e fique em paz consigo mesmo. Deus só quer que você seja você. E sermos nós mesmos já dá muito trabalho.


“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para nós as praticarmos.”
Efésios 2:10

Que interessante, o que veio antes: a obra ou a gente? As obras! Deus já preparou cada um pensando na sua contribuição. Há obras para todos! E são boas obras, não qualquer coisa.


Quando aplicamos nossos talentos para cumprirmos nosso propósito, estamos no centro da vontade de Deus, servindo com o que temos de melhor! Sentimo-nos energizados, empolgados, o tempo passa voando e entregamos excelência!


"Você está no seu melhor quando você faz o que naturalmente faz melhor."
Al Winseman (Living your Strengths, Gallup Press)

Mais de 50 anos de pesquisas da Gallup mostram que há uma forte conexão entre performance, engajamento e bem-estar. Então usar nossos talentos não apenas nos leva `excelência, mas nos motiva a continuar nos desenvolvendo.


Agora, todos temos talentos, mas precisamos ser humildes. Não tem talento melhor. Todos são necessários para que as boas obras aconteçam. Quando reconhecemos nossos talentos, fica mais fácil aceitarmos nossas fraquezas e pedir ajuda, valorizando os talentos e pontos fortes dos outros.


Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.
Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém, pois cada um deverá levar a própria carga.”
Gálatas 6:2-5

O convite é parar de olhar para o lado e passar para olhar para si mesmo e para Deus. Faça a sua parte, seja humilde e ajude os outros com alegria.


Imagine agora cada um dos irmãos servindo com o seu melhor para o Reino de Deus. Esse é o corpo de Cristo em ação, crescendo e amadurecendo, cada membro cumprindo seu propósito na plenitude. Paulo descreve essa igreja maravilhosa na carta para os irmãos em Éfeso (cidade da Grécia Antiga, hoje localizada na Turquia).


E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
Efésios 4:11-16 (NVI)

É inspirador ver como sabedoria, amor e maturidade andam juntos. Os Pontos Fortes se desenvolvem quando servimos uns aos outros e crescemos juntos na unidade em Cristo.


E você, tem usado seus talentos para a honra e a glória de Deus? Você consegue se ver no centro da vontade de Deus?


Inicie sua jornada de Pontos Fortes hoje mesmo, acessando o Guia de Primeiros Passos.


Se você já respondeu o teste, veja quais são os versículos relacionados com os seus Temas de Talento:


Deus te abençoe!

 

Literatura Recomendada:


Living your Strengths (Albert L. Winseman, Donald O. Clifton, Curt Liesveld) - Este livro apresenta a base teológica para o desenvolvimento de Pontos Fortes, com versículos e recomendações para cada tema de talento.


Heroes of the Faith (Carol Anne McGuire) - Este livro ilustrado apresenta 34 pessoas da Bíblia, uma relacionada a cada tema de talento.

834 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page