As 4 Necessidades Básicas de seus Liderados na Crise

Atualizado: Abr 6



Não há perfil de líder ideal para lidar com crises. Mais de 40 anos de pesquisas de Donald O. Clifton e cientistas da Gallup concluíram que o que grandes líderes têm em comum é o fato de se conhecerem bem o suficiente para focarem em seus Pontos Fortes, formarem equipes que os complementem e entenderem as necessidades de seus liderados.


Se não há perfil ideal, nem técnica superior, o que fazer? Os cientistas da Gallup decidiram pesquisar o que faz alguém querer seguir um líder, então entrevistaram mais de 10.000 pessoas (mais detalhes no livro “Strengths Based Leadership”). Uma das perguntas foi: "Liste 3 palavras que melhor descrevem o que esse líder contribui para a sua vida". Essa pergunta era aberta. Não havia sugestão de respostas.


Fazendo a análise dos resultados, num primeiro filtro, os pesquisadores elencaram as 25 palavras mais mencionadas. Para surpresa geral, palavras esperadas como propósito, sabedoria, carisma e humildade não apareceram nem de longe no topo dos resultados! Continuando a análise, um dado interessante é que uma mesma palavra específica apareceu em 1000 respostas (cerca de 10% dos respondentes).

As quatro necessidades básicas que os liderados têm em relação a seus líderes são:

  1. Confiança

  2. Compaixão

  3. Estabilidade

  4. Esperança


Crise Coronavírus: O mundo VUCA escancarou a porta e invadiu nossas casas


De repente, a segurança que tínhamos o controle sumiu. Medo, ansiedade, preocupação passaram a ser mais intensos no nosso dia-a-dia. Um inimigo invisível, criando vítimas em todos os lugares. Heróis salvando vidas, alguns sacrificando a própria no lugar dos outros. Nunca o conceito VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) se fez tão claro.


Como agir nesse cenário?


"Podemos olhar para o VUCA com outras lentes: Estabilidade (para combater a Volatilidade), Esperança (ao invés de Incerteza), Confiança (para lidar com a Complexidade) e Compaixão (mesmo quando há Ambiguidade)." - Vibhas Ratanjee (Gallup)

Sob a ótica da liderança, atender as 4 necessidades dos liderados é a vacina para encararmos o VUCA!


Vamos então explorar um pouco mais cada uma das necessidades:


Confiança (Trust) - A necessidade mais forte que apareceu na pesquisa tem a ver com honestidade, respeito e integridade. A maioria das pessoas não quer seguir alguém desonesto. Imagine como seria trabalhar com alguém em quem você não confia. Se você tiver que ficar na defensiva o tempo todo... Parece meio óbvio, mas você já se perguntou porque as pessoas confiam em você? Como você faz para construir confiança com cada um de seus liderados?

Compaixão (Compassion) - Pessoas não são recursos humanos. São pessoas. Se você espera que elas estejam com você, esteja lá para elas. Nessa categoria, a pesquisa capturou palavras como: cuidar, amizade, felicidade e amor. E você, como faz para demonstrar para sua equipe que você se importa com cada integrante?


Estabilidade (Stability) - a equipe precisa de um líder que forneça uma fundação sólida. Estabilidade e segurança estão presentes em quase toda decisão tomada. Liderados precisam saber que podem contar com seus líderes na hora H. Palavras que apareceram na pesquisa foram segurança, força, suporte e paz. Agora é com você: O que tem feito para promover estabilidade para sua equipe?


Esperança (Hope) - Ao mesmo tempo que pessoas desejam estabilidade para o presente, elas buscam esperança para o futuro. Palavras como direção, fé e guia são palavras que apareceram na pesquisa. A importância da esperança em momentos difíceis como o atual fica ainda nítida. Estamos inundados de notícias ruins, e a perspectiva não é otimista. Não temos a resposta, mas desejamos sair melhores do que entramos, e seguir aqueles que nos levem a um lugar melhor. Infelizmente, muitos líderes não dedicam tempo suficiente a serem proativos em relação ao futuro, estando mais preocupados em reagir aos problemas do presente. Nesse momento, quanto tempo você tem dedicado a olhar para frente e criar esperança para sua equipe? Que mensagem de esperança você pode passar para sua equipe, para que juntos enfrentem a crise?



Como fazer para atender essas quatro necessidades?


Os livros "Strengths Based Leadership" e "It's the Manager", da Gallup Press, oferecem ideias para você utilizar seus talentos CliftonStrengths para construir confiança, demonstrar compaixão, prover estabilidade e criar esperança para suas equipes.


No Guia Kenshin - 34 Temas CliftonStrengths, você encontra dicas para construir confiança usando seus talentos dominantes, para cada um dos 34 temas de talento CliftonStrengths, além de mais informações para você conhecer melhor seus talentos e como usá-los. Acesse, é gratuito!


Para ler outros artigos sobre Liderança com Pontos Fortes, clique aqui.


Espero que esse artigo ajude você a liderar sua equipe durante essa tempestade e que vocês saiam mais unidos e fortalecidos. O melhor ainda está por vir, e precisamos de melhor de cada um para podermos sair da crise o quanto antes.

312 visualizações

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social