Quais são os comportamentos essenciais dos líderes de alto desempenho? A Gallup pesquisou 360 demandas únicas de comportamentos no trabalho de 559 funções em 18 diferentes setores e identificou 7 categorias universais de competências comportamentais dos melhores líderes.
As sete categorias não contém todas as competências que já foram concebidas, mas englobam aquelas com a capacidade preditiva de alto desempenho no trabalho.
No modelo Competências 2.0 da Gallup, as sete expectativas comportamentais dos líderes são:
Construir relacionamentos: Líderes bem sucedidos estabelecem conexões com outros para construir confiança, compartilhar ideias e realizar o trabalho.
Desenvolver pessoas: Eles ajudam os outros a se tornarem mais eficazes através do desenvolvimento de pontos fortes, expectativas claras, encorajamento e treinamento.
Liderar mudanças: Eles estabelecem metas de mudança e lideram esforços propositais para adaptar o trabalho que se alinha com a visão declarada.
Inspirar os outros: Eles alavancam a positividade, visão, confiança e reconhecimento para influenciar o desempenho e motivar os trabalhadores a enfrentar seus desafios.
Pensar criticamente: Eles buscam informações, avaliam criticamente as informações, aplicam os conhecimentos adquiridos e resolvem problemas.
Comunicar com clareza: Eles escutam, compartilham informações de forma concisa e com objetivo, e estão abertos a ouvir opiniões.
Estabelecer responsabilidades: Eles identificam as consequências das ações e se responsabilizam e responsabilizam outros pelo desempenho.
Competências vs Talentos?
Na abordagem baseada em Pontos Fortes, pode parecer contraditório que uma pessoa desenvolva essas competências, caso não tenha os talentos correspondentes. Como alguém sem Comunicação em seus talentos dominantes pode desenvolver uma comunicação clara? Ou como alguém sem temas dominantes no domínio de Pensamento Estratégico conseguirá pensar criticamente?
Como já escrevi antes, com cada um dos temas de talento CliftonStrengths pensamos estrategicamente, influenciamos, relacionamos e executamos. É um mito haver temas de talentos melhores ou piores para liderança.
Se a competência é a meta, talentos são o caminho de menor resistência para cada líder desenvolvê-la.
Com base em seus talentos, cada pessoa terá maior ou menor facilidade para desenvolver cada uma das competências. Mas todos podem usar seus perfis únicos CliftonStrengths para atenderem essas 7 expectativas.
Por exemplo: uma líder com Estudioso pode inspirar outros através de seus conhecimentos e paixão por aprender. Outro líder com Competição pode criar estratégias para medir progresso e ajudar sua equipe a ser bem-sucedida.
Além de desenvolver suas competências do seu jeito, pessoas que conhecem e usam seus CliftonStrengths são até 6x mais engajadas no trabalho, 7,8% mais produtivas em suas funções e 3x mais prováveis de terem uma ótima qualidade de vida.
Competências e Coaching Executivo
No processo de coaching executivo ajudo meus clientes a usarem intencionalmente seus talentos dominantes para desenvolverem competências comportamentais de liderança.
As demandas costumam cair numa das 7 categorias, mas é necessário ser mais específico para haver uma clara definição do comportamento desejado e como calibrar os talentos para construir e executar seu plano de desenvolvimento personalizado. Isto só é possível através de conversas de coaching com o cliente, que nelas consegue formular com suas próprias palavras a competência que deseja desenvolver.
Alguma dessas sete competências representa uma desafio para você crescer na carreira? Agende uma conversa sem compromisso comigo para conhecer melhor o coaching executivo baseado em pontos fortes.
Sobre o autor:
Calebe Luo (o "Ninja dos Pontos Fortes") é um evangelista ativo e multiplicador do movimento de Pontos Fortes no Brasil desde 2016. Durante uma carreira de sucesso em serviços financeiros, ele descobriu sua paixão por desenvolver pessoas e seguiu este chamado iniciando uma nova carreira fundando o Kenshin Coaching e participando da primeira formação Gallup no Brasil. É trainer, mentor e coach de indivíduos, casais e equipes profissional e eclesiasticamente. Ele é fã Disney, Marvel, mangás e cultura geek.
Referências:
Rethinking Competencies, Part 1: 7 Expectations for Leaders (gallup.com)
Desmistificando os 4 Domínios de Liderança com Pontos Fortes (kenshin.com.br)
Livro It's The Manager, de Jim Clifton e Jim Harter
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