Como Usar seus Pontos Fortes para Navegar pelo Coronavírus

Atualizado: Mai 29

"Em tempos de crise, tendemos a recair sobre quem somos em nosso âmago - nossas fortalezas. Quando somos intencionais sobre como usamos nossos Pontos Fortes, é mais provável que sintamos o nosso melhor e também podemos ajudar a garantir uma sensação de calma e estabilidade para aqueles que nos rodeiam." - Dra. Ariela Freedman, PhD, MPH, MAT

Designed by Calebe Luo with Canva

Cada pessoa possui filtros naturais únicos para enxergar o mundo e lidar com as situações, são nossos talentos em ação. Nessa crise de COVID-19, cada um de nós tem como fazer a diferença em benefício das comunidades ao nosso redor.


Traduzi este excelente guia da Dra. Ariela Freedman, PhD, MPH, MAT, na qual ela dá dicas sobre como usar cada um dos temas de talento CliftonStrengths para navegar o Coronavírus.


---


Sou extrovertida e adoro estar perto do meu pessoal. Também sou uma profissional de saúde pública que acompanha essa pandemia de perto nos últimos dois meses. A ideia de ficar em casa por um tempo é bastante deprimente para mim, mas também valorizo fazer o possível para manter as pessoas vulneráveis em segurança e minimizar a carga crescente em nosso sistema de saúde.


Ontem, vi-me afastando das notícias e percebi que meus temas Ativação, Conexão e Comunicação estavam rodando em alta velocidade com idéias sobre o que FAZER. Eu estava me sentindo muito melhor ontem à noite e tenho certeza de que é porque eu estava me sustentando nos meus Pontos Fortes.


Em tempos de crise, tendemos a recair sobre quem somos em nosso âmago - nossas fortalezas. Quando somos intencionais sobre como usamos nossos Pontos Fortes, é mais provável que sintamos o nosso melhor e também podemos ajudar a garantir uma sensação de calma e estabilidade para aqueles que nos rodeiam.


Esta postagem foi escrita através das lentes da saúde mental e do bem-estar, com o desejo de ajudar as pessoas a concentrarem sua energia de maneiras significativas. Todos nós vamos abordar o Coronavírus de maneira diferente e, quanto mais pudermos nos basear em nossos pontos fortes e respeitar os outros por fazerem o mesmo (embora possa parecer diferente para cada um de nós), mais fáceis serão os próximos meses para todos.


Espero que este post seja útil para navegar no que sei ser um grande desafio nas próximas semanas e meses. Entre em contato e pergunte como estão seus entes queridos e sinta-se à vontade para entrar em contato comigo se eu puder ser útil.


----


Adaptabilidade: Conte com a sua capacidade de seguir o fluxo para proporcionar uma sensação de calma para si e para os outros. Ajude as pessoas ao seu redor a encontrarem maneiras de se adaptar e remodelar suas vidas diárias.


Analítico: Ao ler notícias, use seu olhar crítico para discernir fatos da ficção e obter as informações mais úteis. Faça perguntas quando puder. Ajude outras pessoas, garantindo que apenas informações precisas sejam compartilhadas ou ajudando-as a aprofundar suas técnicas de pensamento crítico com informações conflitantes.


Ativação: Faça uma coisa acontecer a cada dia (ex: ligação via Zoom com amigos ou formação de equipe para ajudar pessoas necessitadas) e, mesmo que não seja perfeita, veja-a como uma experiência de aprendizado. Ajude a motivar outras pessoas estressadas a focarem no que elas podem fazer, em vez de ficarem estáticas na incerteza.


Autoafirmação: Sua confiança pode trazer uma sensação de calma às pessoas que estão se sentindo estressadas e sem esperança. Explique o PORQUÊ em seu processo de tomada de decisão e use sua voz para ajudar os outros a perceberem sua própria força interior.


Carisma: Sua energia social pode fazer uma grande diferença no bem-estar dos outros. Encontre maneiras de levar sua paixão por pessoas de forma online e conecte-se com aqueles que podem estar se sentindo isolados e que não sabem como alcançar outras pessoas. Crie espaços virtuais para as pessoas conversarem e gostarem de se encontrar diariamente. Essas interações irão nutri-lo, assim como apoiar outras pessoas.


Comando: Diga as coisas difíceis em voz alta e ajude as pessoas a enfrentar verdades desafiadoras. Use sua presença para ajudar as pessoas a saírem de seus lugares estáticos. Saiba que você tem o poder de motivar e inspirar as pessoas através de sua voz confiante.


Competição: Trabalhe com um amigo para criar um divertido desafio diário para as próximas semanas (de preferência não qual dos dois pode acumular mais papel higiênico!) E acompanhe seu progresso em uma planilha compartilhada. Encontre jogos online que você pode jogar com amigos e participar de brincadeiras amigáveis sobre texto. Use seu senso de competição para motivar você e os outros a manter as coisas em movimento.


Comunicação: Crie um blog ou podcast para compartilhar seus pensamentos e sentimentos. Percorra a sobrecarga de informações e compartilhe mensagens precisas e concisas. Ajude as pessoas a entender informações complexas usando metáforas e exemplos acessíveis.


Conexão: Tendo consciência do impacto econômico do coronavírus, encontre maneiras de ajudar as pessoas mais necessitadas, por exemplo, levando comida para pessoas sem-teto ou crianças que deixaram de receber refeições na escola. Envie cartas para idosos, presidiários e outras pessoas mais isoladas. Encontre maneiras de reunir seus amigos online e se conectar virtualmente.


Contexto: Leia sobre as pandemias passadas e as experiências de outros países para colher lições para você aprender ou compartilhar com outras pessoas. Sinta-se confiante de que seu processo de pesquisa compreensiva o preparou para compartilhar informações precisas e tomar decisões informadas.


Crença: Reserve um tempo para escrever sobre o que é mais importante para você durante esse período de incerteza e coloque essas palavras em um lugar onde você possa vê-las todos os dias. Use-os para concentrar sua energia no alinhamento de suas ações diárias com seus valores. Ajude os outros a articular o que é mais importante para eles e a manter o foco em suas prioridades todos os dias.


Desenvolvimento: Faça uma lista das áreas em que você deseja aumentar suas próprias habilidades e elabore um plano para trabalhar nas mais interessantes. Faça um mapa do seu progresso em um lugar que você possa ver todos os dias. Ajude outras pessoas a encontrar seus talentos e identificar recursos para desenvolvê-los em casa. Encontre ou crie um programa de mentoria online.


Disciplina: Cumpra sua agenda regular o máximo possível. Vá dormir, acorde e se alimente nos mesmos horários que costuma fazer. Crie estrutura e organização em locais sem clareza e esclareça papéis e responsabilidades para colegas e entes queridos.


Empatia: Aproveite a sua própria energia e dê voz aos seus sentimentos. Ser vulnerável ao compartilhar seus sentimentos pode criar uma abertura para os outros processarem os deles. À medida que você se aproxima e se conecta com outras pessoas, explora seu senso intuitivo do que as pessoas precisam e reconheça que manter espaço para as pessoas falarem é incrivelmente valioso em momentos de estresse.


Estratégico: Use sua energia para criar planos de contingência para estar pronto para se adaptar quando as circunstâncias mudarem. Em um momento de sobrecarga de informações, sua capacidade de eliminar a confusão e encontrar o caminho pode proporcionar uma sensação de calma e esperança às pessoas que estão se sentindo sobrecarregadas.


Estudioso: Desenvolva uma lista de coisas que você deseja aprender e aproveite para deixar seu aluno tocar ou desça pelo buraco do coelho do Google sobre o que lhe interessa. Use sua paixão pelo aprendizado para criar espaços onde outras pessoas possam aprender e compartilhar seus conhecimentos.


Excelência: Use seu ímpeto por excelência para refinar seus processos e procedimentos neste novo ambiente. Seu foco em melhorar o que ESTÁ funcionando pode ajudar a elevar outras pessoas que podem se sentir travadas, concentrando-se no que parece impossível


Foco: Gaste tempo todas as manhãs priorizando as coisas que precisam acontecer para você, sua família ou equipe. Em meio a tantas mudanças, ajude outras pessoas, tornando as prioridades claras e identificando estratégias para evitar possíveis desvios. Verifique o progresso no final de cada dia e reconheça o trabalho árduo.


Futurista: Use o poder da sua imaginação para visualizar caminhos positivos, apesar de um cenário em mudança e incerto. Ajude as pessoas a ver a conexão entre o que fazem agora e os resultados positivos no futuro. Em vez de se fixar em possibilidades negativas, concentre-se no desenvolvimento de estratégias que inspirem e motivem a si e aos outros.


Harmonia: Sua voz é especialmente necessária durante esse período de estresse para ajudar a trazer uma sensação de equilíbrio e perspectiva. Ajude outras pessoas a trabalharem em conjunto, concentrando-se em questões práticas que se unem sob um objetivo comum. Não se esqueça de sintonizar suas próprias necessidades e proteger sua mágica ao ajudar a obter consenso em um grupo.


Ideativo: Seja criativo e compartilhe suas idéias: culinária, arte, redação, etc. Use sua criatividade para gerar idéias para conduzir "negócios como de costume" em um ambiente virtual. Encontre um parceiro que esteja animado com suas idéias e o ajude a concretizá-las.


Imparcialidade: Em lugares que parecem caóticos, crie uma sensação de calma, desenvolvendo políticas e procedimentos padronizados que sejam aplicados igualmente a todos. Desenvolva e siga uma rotina que funcione para você e seus entes queridos.


Inclusão: Entre em contato com aqueles que podem estar isolados e ajude-os a se sentir parte de uma comunidade maior. De olho em pessoas à margem, considere maneiras de garantir que ninguém se sinta sozinho, como criar uma árvore telefônica ou um sistema de contatos por telefone para check-ins regulares.


Individualização: Converse com seus entes queridos sobre suas necessidades exclusivas durante esse período estressante. Encontre outras pessoas que possam ajudá-las a satisfazer suas necessidades e ajude-as a se conectarem. Encontre maneiras exclusivas de se conectar com cada um de seus entes queridos, com base em suas preferências individuais.


Input: São altas as chances de você já ter estocado papel higiênico e desinfetante para as mãos! Com o objetivo de fornecer recursos tangíveis, encontre maneiras de compartilhar o que você sabe: publique artigos úteis, crie um banco de dados de recursos online ou ajude seus amigos a se conectarem online para compartilhar recursos.


Intelecção: Reserve um tempo para ler a pilha de livros em que você deseja mergulhar. Configure datas de telefone com os amigos para ter conversas profundas e significativas. Dedique tempo todos os dias para meditar ou focar seu pensamento em pensamentos positivos. Forneça um senso de estabilidade aos outros, compartilhando suas idéias e sabedoria.


Organização: Faça uma nova programação diária para você, com base na sua energia a cada hora do dia, ou faça uma reorganização atrasada em sua casa. Ajude a acalmar os outros, mostrando como as coisas ainda podem ser feitas, apenas por meio de uma estratégia diferente.


Positivo: Reconheça que as pessoas vão se apoiar na sua boa energia para elevar o ânimo. Publique online uma mensagem diária para ajudar as pessoas a permanecerem motivadas e fundamentadas, ou encontre maneiras de compartilhar humor com seus entes queridos. Proteja sua mágica, certificando-se de nutrir seu próprio espírito também.


Prudência: Leia planos de contingência e verifique se você tem o que precisa para as próximas semanas. Peça o tempo necessário para fazer sua pesquisa, mas confie que seu pensamento profundo o preparou para antecipar e gerenciar os obstáculos que possam surgir no seu caminho.


Realização: Faça uma lista de coisas úteis e significativas para fazer que estão em sua esfera de influência, depois concentre sua energia em fazer essas coisas acontecerem. Reserve um tempo para destacar o bom trabalho que você e outras pessoas estão fazendo.


Relacionamento: Confie nos pontos fortes de seus relacionamentos mais próximos para gerenciar qualquer solidão que possa sentir. Programe horários regulares para conversarem entre si e crie uma rotina em torno dessa conexão. Saiba que a profunda confiança que você tem com colegas e entes queridos pode ser uma tremenda fonte de força para todos.


Responsabilidade: Assuma a posse de tudo o que você pode fazer, mas tome cuidado para não se sobrecarregar assumindo demais. Incentive outras pessoas a serem úteis, compartilhando estratégias para cuidar de comunidades vulneráveis, como fazer doações para ações comunitárias ou doar comida e água a pessoas sem-teto.


Restauração: Não há nada como uma crise para trazer o melhor de um solucionador de problemas! Concentre sua energia na solução dos problemas mais urgentes de cada dia e em ajudar outras pessoas a encontrar um caminho para resolver novos desafios. Sua energia orientada para a ação e sua capacidade de solucionar problemas serão muito necessárias nas próximas semanas.


Significância: Ajude outras pessoas a perceberem o impacto de suas decisões (distanciamento social, armazenamento de recursos etc.) na sociedade em geral. Crie um espaço online para compartilhar trabalhos excelentes de outras pessoas que chamam a sua atenção e incentive as pessoas a compartilharem trabalhos que as inspiram.



Dra. Ariela Freedman é Coach de Pontos Fortes certificada pela Gallup em sua empresa, a MavenTree Consulting. Possui PhD em Ciências Comportamentais e Educação em Saúde pela Emory University, mestrado em saúde pública e mestrado em ensino. Ela vê Pontos Fortes como uma porta de entrada para o bem-estar mental e está comprometida em ajudar as pessoas a encontrar maneiras de usar seus Pontos Fortes para navegar na vida, com suas circunstâncias desafiadoras. Seus TOP 5 são Estratégico, Carisma, Comunicação, Ativação e Conexão.


Ela gentilmente me deu a permissão para traduzir seu artigo publicado recentemente em: https://www.linkedin.com/pulse/how-use-your-strengths-navigate-coronavirus-freedman-phd-mph-mat



Clique aqui para saber mais sobre talentos e Pontos Fortes.


Conecte-se comigo no LinkedIn: Calebe Luo

Siga-me no Instagram: @ninja.calebe

0 visualização

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social