Afinal, o que é Talento?

Atualizado: Abr 28



Anos atrás, fui contratado como estagiário no BankBoston, entrando no seleto programa Novos Talentos BKB. É bom ser chamado de talento, faz sentir-me especial. Mas espere aí... Afinal, o que é talento? Uma pessoa, uma competência, uma coisa?


"Talento é um padrão recorrente de pensamento, sentimento ou comportamento que pode ser aplicado de maneira produtiva." -Gallup

A Gallup, liderada pelo psicólogo Donald O. Clifton, PhD, pesquisou por mais de 40 anos os padrões naturais mais produtivos da humanidade, batizando esses padrões de talentos e classificando-os em 34 temas.


Don Clifton apresentou 5 pistas para se identificar Talento:

  1. Desejo

  2. Aprendizado Rápido

  3. Estado de Fluxo (Flow)

  4. Vislumbres de Excelência

  5. Satisfação


Cada pista revela porque os talentos são a base de nossos pontos fortes. Como líder, preste atenção quando os membros de sua equipe deixarem essas pistas e trabalhe para que sua equipe tenha a pessoa certa no lugar certo ("best fit" ou "right fit").


Desejo: atração natural a uma certa atividade ao invés de outra. "Eu gostaria de fazer isso. Eu gostaria de tentar fazer isso."


Aprendizado Rápido: "captura" o assunto facilmente e naturalmente, deduz intuitivamente o próximo passo. "Sinto que já soubesse como fazer isso."


Estado de Fluxo (Flow): Acontece quando estamos altamente produtivos, engajados e criativos. no estado mental batizado de "Flow" pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, no qual há imersão total na atividade, o ego se dissolve e o tempo desaparece. O desempenho melhora cada vez mais e sentimos vontade de repetir e fazer ainda melhor.


Vislumbres de Excelência: uma atividade que apresenta alto desempenho, que impressiona especialistas, gera elogios e muitas vezes você se pergunta: “Como é que eu fiz isso?”


Satisfação: uso do talento gera ótimas recompensas emocionais e psíquicas; motivação intrínseca. Vontade de fazer de novo. Você pode até ficar cansad@, mas sai energizad@.


Cuidado, Gestores! O Perigo das Pistas Falsas


As 5 pistas funcionam em conjunto, não vá cegamente em apenas 1 pista. Observe, converse e conheça sua equipe, e você enxergará mais fácil esses padrões. Não tente deduzir, pergunte...


Para acelerar o processo, conte com o coaching de Pontos Fortes e com a ferramenta CliftonStrengths, em 2 versões:

  • Simples: revela seus Top 5 Temas de Talento da pessoa, disponível com o livro "Descubra seus Pontos Fortes 2.0 (Tom Rath)

  • Completa: revela o perfil com todos os 34 Temas de Talento.


Cada pessoa tem uma combinação única de talentos dominantes, tanto que para 2 pessoas terem os mesmos Top 5 CliftonStrengths na mesma ordem, a chance é de 1 em 33 milhões. É praticamente uma impressão digital; cada um tem a sua.


Acesse o Guia Kenshin: 34 temas de talento CliftonStrengths, a referência gratuita mais completa na internet.



Valorize e Celebre as Diferenças:

"Ninguem é esquisito, todo mundo é talentoso!" -Calebe Luo

Se olharmos para as características diferentes como algo esquisito, muitas vezes nos distanciamos da pessoa e perdemos a chance de estimular o seu melhor. Ao olharmos como talento, buscamos nos aproximar da pessoa, apreciá-la e incentivá-a a desenvolver o que ela naturalmente faz melhor.


Que essas 5 pistas ajudem você a conhecer e liderar melhor sua equipe, de forma individualizada, focando nos Pontos Fortes e gerenciando os pontos fracos!


Clique aqui para conhecer mais sobre coaching de Pontos Fortes.

Fontes:

0 visualização

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social