NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Estratégico

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Estratégico criam formas alternativas para prosseguir. Diante de qualquer cenário que se apresente, elas sabem rapidamente detectar os padrões e as questões importantes.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

Pessoas com forte talento Estratégico são capazes de se orientar em meio à confusão e achar a melhor saída. Essa não é uma habilidade que se aprende. É uma maneira distinta de pensar, uma perspectiva especial do mundo em geral. Essa perspectiva permite que elas vejam padrões onde outros simplesmente veem a complexidade. Cientes desses padrões, elas são capazes de prever cenários alternativos, sempre perguntando: "E se isso acontecesse?". Essa pergunta recorrente ajuda-os a ver, planejar e preparar-se para situações futuras. Elas verão uma forma quando os outros assumirem que não há nenhuma forma. E, munidas dessa estratégia, elas dão um ataque certeiro.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Cable (Marvel), Gill (Pixar), Ender Wiggin (Enders Game), Cebolinha (Turma da Mônica), Gênio da Lâmpada (Disney)

Gary Kasparov

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

Marcos 2.2-4; Salmos 25.4-5; Provérbios 19.2; 1 Coríntios 10.13

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Programe diariamente um "tempo recolhido" dedicado à consideração de suas metas e estratégias atuais. Esse tempo concentrado longe da ação pode ser o ambiente no qual você seja mais capaz de pensar nas opções para encontrar a estratégia adequada.


  • Confie seus instintos o máximo possível. Como naturalmente considera as opções em um ritmo bastante rápido, até mesmo você pode não saber como elaborou a estratégia, mas, em virtude de seus talentos excepcionais, ela terá tudo para ser bem-sucedida.


  • Encontre um grupo que você considere fazer um trabalho importante e colabore para o seu pensamento estratégico. Você pode ser um líder com suas ideias.


  • Aprenda a descrever o que você enxerga "no caminho". Os que não possuem um forte tema Estratégico podem não prever com frequência ou bem. Você precisará ser muito persuasivo se quiser ajudá-los a evitar obstáculos futuros ou explorar as oportunidades que você enxergou.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Use sua energia para criar planos de contingência para estar pronto para se adaptar quando as circunstâncias mudarem. Em um momento de sobrecarga de informações, sua capacidade de eliminar a confusão e encontrar o caminho pode proporcionar uma sensação de calma e esperança às pessoas que estão se sentindo sobrecarregadas.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Ao tomar decisões, discuta sinceramente as diversas opções com os envolvidos, para confiarem na sua forma de priorizar soluções.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Atue como uma voz de auxílio para as pessoas que estão sendo solicitadas a tomar decisões muito difíceis em nosso ambiente atual. Esteja aberto a ouvir e revisar informações para ajudar a servir como conselheiro.
  • Peça tempo para refletir sobre informações antes de tomar decisões. Você precisa de tempo para pensar em possibilidades e rotas para o sucesso antes de apresentar suas ideias e descobertas aos outros.
  • Participe do planejamento do pior/melhor cenário.
  • Use seu hábito de "E se?" para trazer esperança a esta situação. Ajude as pessoas a sonhar com o futuro de forma positiva. Compartilhe sua visão com as pessoas e todos os passos necessários para trazê-la à vida.
  • Comunique aos outros como você chegou à sua decisão. Neste momento, estamos todos no limite quando se trata da credibilidade da informação e estamos com dificuldade de confiar. Explique para os outros como você chegou a sua decisão final.
  • Certifique-se de que, ao pensar nas possibilidades, você mantém em mente as pessoas que provavelmente serão afetadas por sua escolha.
  • Invista um tempo do seu dia em silêncio para pensar nas próximas questões, tarefas ou desafios ligados à pandemia. Sente-se e pense sobre as compras de supermercado, questões financeiras, estudos e como se recuperar ou se adaptar no caso destes serviços serem cancelados ou adiados.
  • Confie em seus instintos o máximo possível.
  • Encontre pessoas que estão fazendo um trabalho importante e contribua com seu pensamento estratégico. Caso existam organizações comunitárias, organizações sem fins lucrativos ou empresas que precisam de alguma ajuda durante esse tempo, este pode ser um ótimo momento para você se voluntariar para emprestar sua mente e sua capacidade de ajudar pessoas e organizações a encontrar o melhor caminho para o sucesso.

Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social