NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Prudência

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Prudência são melhores descritas pelo grande cuidado ao tomarem decisões ou fazerem escolhas. Elas preveem os obstáculos.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

Pessoas com talento Prudência forte são cuidadosos e vigilantes. Tudo pode parecer em ordem, mas, sob a superfície, eles pressentem diversos riscos. Em vez de negar esses perigos, eles os traz à tona. Então, cada risco pode ser identificado, avaliado e finalmente reduzido. Assim, aqueles com talento Prudência forte trazem uma abordagem completa e consciente para a tomada de decisões. Eles se preocupam em considerar as opções, pensando nos prós e contras de cada alternativa. Para eles, fazer a escolha correta é mais importante do que o tempo que leva para fazê-la. Eles veem a vida como um terreno minado. Os outros podem andar sobre ele imprudentemente, se assim escolherem, mas eles têm uma abordagem diferente. Eles identificam os perigos, pesam seu relativo impacto e, então, colocam seus pés deliberadamente. Eles caminham com cuidado.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Viúva Negra (Marvel), Marlin (Pixar)

Jackie Chan, Warren Buffet

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

Efésios 5.15-16; Tiago 1.19-20; Lucas 14.28-30

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Em tempos de mudança, considere as vantagens de ser conservador em seu processo decisório. Esteja pronto para explicar essas vantagens quando lhe perguntarem.


  • Você confia em seu próprio julgamento, por isso sempre faça o que acha sensato, independentemente do impacto sobre sua popularidade.


  • Você vê coisas que os outros não veem. Qualquer que seja sua função, assuma a responsabilidade de ajudar os outros a pensarem muito bem sobre suas decisões. Você será procurado como uma valiosa fonte de opiniões.


  • Explique seu processo de tomada de decisão cuidadosa. Esclareça que você destaca o risco para assumir o controle e reduzi-lo. Não permita que outras pessoas interpretem mal seu tema de talento Prudência como hesitação ou medo de agir.


  • Escolha como parceiro alguém com grandes talentos no tema Comando, Autoafirmação ou Ativação. Juntos, vocês tomarão e implementarão muitas decisões sólidas.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Leia planos de contingência e verifique se você tem o que precisa para as próximas semanas. Peça o tempo necessário para fazer sua pesquisa, mas confie que seu pensamento profundo o preparou para antecipar e gerenciar os obstáculos que possam surgir no seu caminho.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Compartilhe sua análise dos riscos quando o assunto for delicado. Sua cautela tornará a decisão mais segura.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Tire um tempo para planejar com antecedência qualquer coisa que precise ocorrer para você ou sua família. Isso pode incluir compras de supermercado, estudos em casa, ou atividades para a semana. A espontaneidade não é a sua força.
  • Você tem um grupo de amigos altamente capacitados, por favor mantenha-se em contato com seu círculo de amigos durante este tempo. 
  • Você é uma pessoa que valoriza a privacidade, portanto, trabalhar em casa e mostrar aos outros o seu espaço pode incomodá-lo. Use fundos virtuais nas reuniões do ZOOM, mantenha sua câmera desligada se possível, ou ofereça-se para se reunir via telefone. 
  • Este não seria o melhor momento para você se juntar a uma nova equipe. Você leva um tempo para desenvolver a confiança na competência de outras pessoas.
  • Esteja preparado para explicar às pessoas o seu processo de tomada de decisão, devido ao seu processo muitas vezes conservador. Destaque para elas os riscos que você vê e os obstáculos que precisam ser evitados ou removidos.
  • Faça o que você acha que é sensato, independentemente da popularidade. Só porque seus vizinhos estão permitindo que os filhos deles corram em alvoroço durante este tempo de "distanciamento físico", não significa que você tenha que fazer o mesmo. 
  • Ofereça-se para ajudar os outros a desenvolverem um processo de tomada de decisões. 
  • Crie um tempo seu para pensar.
  • Você vê coisas que os outros não vêem quando novos planos são apresentados a você, ajude as pessoas a ver os riscos e possíveis obstáculos. 
  • Ajude as pessoas a tomarem boas decisões financeiras durante este tempo. Muitas pessoas estão ingressando no mercado de ações e tomando outras decisões baseadas em dinheiro porque parece ser um ótimo momento para comprar ou vender, dependendo do mercado em questão. Auxilie na desaceleração das pessoas e ajude-as a tomarem decisões bem fundamentadas que levem em conta futuros desdobramentos.

Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social