NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Analítico

Pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Analítico procuram por motivos e causas. Elas têm a capacidade de pensar sobre todos os fatores que podem afetar uma situação.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

As pessoas com fortes talentos Analíticos desafiam as outras a "Comprovar". Elas têm uma abordagem crítica sobre o que os outros podem aceitar rapidamente como verdade. Elas procuram por motivos pelos quais as situações são como são. Elas querem entender como certos padrões afetam uns aos outros. Como eles combinam? Qual é o resultado final? Este resultado está de acordo com a teoria proposta ou a situação em estudo? Esses são seus questionamentos. Algumas pessoas o veem como lógico e rigoroso. Alguns talvez acreditam que eles sejam negativos ou desnecessariamente críticos, quando estão apenas tentando compreender algo. Eles trazem um objetivo e análise imparcial que permite localizar a causa raiz e os efeitos, e, em seguida, desenvolvem pensamentos claros com base em fatos.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Sherlock Holmes, Hercule Poirot, Sr. Fantástico (Marvel), Sr. Spock (Star Trek), Batman (DC), Homem de Ferro (Marvel), Sheldon Cooper (Big Bang Theory), Prof. Girafales (Chaves), Dr. Gregory House (House MD).

Albert Einstein, John Nash, Aristóteles, Sócrates, Platão, Descartes, William Edwards Deming.

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

João 20.24-25; Atos 17.11;1 Reis 3.9-12

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Escolha um trabalho em que seja pago para analisar dados, encontrar padrões ou organizar ideias.


  • Desenvolva suas habilidades analíticas compartilhando ideias com analistas excepcionais especializados em sua área.


  • Escute pessoas com muitos talentos em Estratégico, Crença ou Empatia. Suas percepções e intuições são difíceis de medir, mas suas avaliações são frequentemente precisas e valiosas no entanto.


  • Voluntário do seu talento analítico. Você pode ser particularmente útil para as pessoas com dificuldade na organização de grandes quantidades de dados ou na estruturação de suas ideias.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Ao ler notícias, use seu olhar crítico para discernir fatos da ficção e obter as informações mais úteis. Faça perguntas quando puder. Ajude outras pessoas, garantindo que apenas informações precisas sejam compartilhadas ou ajudando-as a aprofundar suas técnicas de pensamento crítico com informações conflitantes.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Você automaticamente descobre o que é real, verdadeiro e honesto. Seja proativo, ofereça à equipe sua análise quando houver alguma informação que pareça conflitante ou confusa.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Você provavelmente será altamente crítico em relação a todas as decisões que estão sendo tomadas em relação ao COVID-19. Certifique-se de ouvir fontes confiáveis que lhe forneçam informações e tenham um alto nível de expertise. Compartilhe sua lista fontes confiáveis com outras pessoas importantes para você.
  • Esteja envolvido na tomada de decisões baseadas em dados em seu local de trabalho, na sua comunidade, ou em casa.
  • Tenha tempo para pensar sobre as questões que estamos enfrentando. Aplique seus talentos do tema Analítico para descobrir insights úteis que possam levar a soluções.
  • Conecte-se virtualmente com outras pessoas com o tema de talento Analítico da sua área de atuação para compartilhar ideias.
  • Tenha as pessoas em mente enquanto você revisa os dados e faz julgamentos. Sua forma lógica de pensar pode levar a não perceber questões de natureza humana e emocionais.

Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social