NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Excelência

Pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Excelência concentram-se nos pontos fortes como um modo de incentivar a excelência individual e do grupo. Elas procuram transformar algo muito bom em algo fantástico.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

As pessoas que se destacam no tema de talento Excelência percebem os talentos e os pontos fortes nos outros, normalmente antes que qualquer outra pessoa perceba. Os pontos fortes — de si próprio ou de outros — os fascinarão. As pessoas que se destacam no tema de talento Excelência adoram ajudar outras pessoas a se sentirem entusiasmadas quanto a seu potencial. Elas têm a capacidade de ver o que as pessoas fazem melhor e em quais funções elas poderão se destacar. Elas conseguem perceber como os talentos das pessoas associam-se às tarefas que devem ser concluídas. A excelência, não a normalidade, é o critério que norteia suas vidas. Com sua orientação de qualidade, elas conseguem concentrar-se em áreas de pontos fortes para si mesmas e para os outros, além de gerenciar questões que envolvem pontos fracos.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Wolverine (Marvel), Remy (Pixar), Elsa (Disney)

Ayrton Senna, Don Clifton

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

2 Coríntios 8.7; Números 18.29; Isaías 40.31; Mateus 25.19-21; 2 Timóteo 1.6, Salmo 139.14

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Depois de ter demonstrado seus pontos fortes, mantenha o foco neles. Refine suas habilidades. Adquira novos conhecimentos. Pratique. Continue trabalhando para o domínio completo.


  • Encontre maneiras de medir seu desempenho e o de seus colegas. Essas métricas lhe ajudarão a identificar os pontos fortes.


  • Desenvolva um plano para usar seus temas do CliftonStrengths fora do trabalho. Ao fazê-lo, analise como seus pontos fortes estão relacionados a sua missão pessoal e como eles podem beneficiar sua família ou comunidade.


  • Estude o sucesso. Gaste tempo deliberadamente com pessoas que descobriram suas fortalezas. Quanto melhor entender como a organização das fortalezas conduz ao sucesso, maior a probabilidade de você criar sucesso em sua vida.


  • Transforme seus pontos fracos em pontos irrelevantes. Por exemplo, encontre um parceiro, desenvolva um sistema de apoio ou use um de seus temas mais fortes para compensar um de seus mais fracos.


  • Explique aos outros por que você passa mais tempo trabalhando nos pontos fortes do que corrigindo fraquezas. Inicialmente, eles podem confundir o que você está fazendo com complacência.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Use seu ímpeto por excelência para refinar seus processos e procedimentos neste novo ambiente. Seu foco em melhorar o que ESTÁ funcionando pode ajudar a elevar outras pessoas que podem se sentir travadas, concentrando-se no que parece impossível

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Comunique continuamente
seu foco nos Pontos Fortes. Para brilhar, sua equipe precisa estar segura de que você não irá avaliá-la com base em suas fraquezas.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Estude o sucesso. Leia sobre e conecte-se com indivíduos altamente talentosos. 
  •  Ajude outras pessoas a terem sucesso/ atingir seu potencial. Este pode ser um ótimo momento para treinar, orientar, ensinar colegas ou pares. 
  • Infelizmente, as pessoas têm tido tumultos na carreira e estão à procura de novos empregos. Ajude-as a entender o que elas fazem melhor e quais funções podem ser ótimas para elas. Auxiliar na preparação do currículo e na preparação da entrevista. Tudo isso pode ser feito virtualmente. 
  • Mantenha-se conectado com seus mentores, referências e supervisores durante este período. A sua busca pela excelência neste momento pode parecer diferente, mas não desapareceu. Você ainda vai querer oferecer o melhor que você tem a oferecer neste momento. 
  • Crie um plano para usar seus pontos fortes fora do local de trabalho. Talvez haja iniciativas comunitárias que precisem de sua excelência. Além disso, será útil para você sempre ter certeza de que seus Pontos Fortes estão integrados à sua missão pessoal e que beneficiam os outros ao seu redor.

Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social