NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Desenvolvimento

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Desenvolvimento reconhecem e cultivam o potencial em outros. Elas identificam os sinais de cada pequena melhoria e obtém satisfação a partir da evidência do progresso.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

Pessoas com o talento Desenvolvimento veem o potencial dos outros. Elas, naturalmente, veem a capacidade dos outros de mudar, crescer e desenvolver para o melhor. E eles se sentem atraídos por essas pessoas por isso. Fazer parte do desenvolvimento de outra pessoa é uma das melhores experiências do mundo para elas. Eles procuram maneiras de desafiar as pessoas. Eles aconselham experiências interessantes que podem ampliar as pessoas, ajudá-las a crescer e a vivenciarem o sucesso. E o tempo todo eles buscam sinais de crescimento — um novo comportamento aprendido ou modificado, uma pequena melhora numa habilidade, um pouco de excelência ou de "fluxo", em que anteriormente havia apenas passos hesitantes. Sinais de crescimento em outras pessoas são seu combustível, trazendo-os motivação e satisfação.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Charles Xavier (X-Men)

Maria Montessori

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

Atos 11.22-26; Filipenses 1.3-6; 1 Tessalonicenses 2.7b-8; 2 Timóteo 2.2

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Procure por funções nas quais suas principais responsabilidades sejam facilitar o crescimento. As funções de ensino, treinamento ou gerenciamento poderiam ser especialmente satisfatórias para você.


  • Observe quando seus amigos e colegas aprendem e crescem, aumentando seu crescimento por meio do compartilhamento de suas observações específicas.


  • Faça uma lista das pessoas que você gostaria de ajudar a se desenvolver. Anote os pontos fortes que você considera serem específicos de cada pessoa. Reserve um tempo para se reunir com cada um deles regularmente, mesmo que somente por 15 minutos, e faça questão de discutir suas metas e pontos fortes.


  • Identifique o mentor ou os mentores que reconheceram algo de especial em você. Reserve um tempo para lhe agradecer pela ajuda ao seu desenvolvimento, mesmo que isso signifique localizar um ex-professor e enviar-lhe uma carta.


  • Escolha como parceiro alguém com grandes talentos no tema Individualização. Essa pessoa poderá ajudá-lo a ver onde estão os pontos fortes mais expressivos de cada pessoa. Sem essa ajuda, seus instintos de Desenvolvimento podem levá-lo a incentivar as pessoas a crescerem em áreas em que eles não tenham um ponto forte real.


  • Evite, cuidadosamente, prestar apoio a alguém que não se sinta confortável em sua função. Nesses casos, a medida que melhor promove o desenvolvimento é incentivar a pessoa a encontrar uma função diferente da qual se sinta adaptada.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Faça uma lista das áreas em que você deseja aumentar suas próprias habilidades e elabore um plano para trabalhar nas mais interessantes. Faça um mapa do seu progresso em um lugar que você possa ver todos os dias. Ajude outras pessoas a encontrar seus talentos e identificar recursos para desenvolvê-los em casa. Encontre ou crie um programa de mentoria online.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: ajude as pessoas a enxergarem seus potenciais e ofereça trabalhar com elas para desenvolvê-los.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Ajude as pessoas que possam precisar do seu incentivo. Isso pode ser no seu local de trabalho com pessoas que estão fazendo a transição do escritório para o home office e precisam de motivação para perseverar nesse momento. As pessoas não precisam desistir de progredir e desenvolver seu potencial, só porque sua vida profissional mudou. O seu desenvolvimento não parou durante este tempo. Só pode parecer diferente. Seu incentivo vai significar ainda mais para as pessoas do que o normal, uma vez que a motivação pode ser afetada durante este tempo, por causa do peso do que estamos carregando conosco.
  • Crie momentos de reconhecimento dos seus colegas. Quando os objetivos de desempenho são alcançados, nas celebrações da vida pessoal, quando você vê pessoas dando o melhor de si durante este tempo, talvez caminhando uma milha a mais, ou oferecendo novas ideias para melhorar a sua experiência no local de trabalho, certifique-se de reconhecê-los da maneira que eles querem ser reconhecidas.
  • Continue verificando como está a sua equipe em conversas 1 a 1.
  • Crie uma lista de pessoas que você gostaria de ajudar a desenvolver virtualmente ou pessoalmente. Faça uma lista de seus pontos fortes e ofereça-se para ajudá-los a desenvolvê-los. Certifique-se de que você está desenvolvendo pessoas de acordo com seus pontos fortes. 
  • Continue encorajando as pessoas que estão se certificando de que estamos sobrevivendo neste período. Criar sinais divertidos, envie alimentos para os profissionais de saúde, faça doações para fundos de auxílio e respeite as políticas de distanciamento físico.
  • Reconecte-se com aqueles que o desenvolveram. Este é um ótimo momento para enviar um cartão ou fazer um telefonema para as pessoas que o orientaram ao longo dos anos. Pode ser um professor, conselheiro, treinador ou um líder na fé.
  • Reconecte-se com aqueles que o ajudaram a se desenvolver. Este é um ótimo momento para enviar um cartão ou fazer um telefonema para as pessoas que o orientaram ao longo dos anos. Pode ser um professor, conselheiro, coach ou um líder na fé.
  • Se você vê que as pessoas estão com dificuldades em seus cargos atuais ou não estão usando o melhor que têm a oferecer neste momento, use seus talentos de Desenvolvimento para treiná-las em papéis que são mais adequados para elas. Algumas vezes, sua crença no potencial das pessoas poderia levá-lo a continuar apoiando e encorajando-os em papéis que não estão em sua zona de talento. Esteja atento a isso e crie uma saída para aqueles que precisam de uma mudança.

Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social