NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Adaptabilidade

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Adaptabilidade preferem "aceitar as coisas conforme acontecem". Elas tendem a serem pessoas centradas no "agora", que aceitam as coisas como as recebem e descobrem o futuro um dia de cada vez.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

As pessoas com fortes talentos de Adaptabilidade vivem o momento. Elas não veem o futuro como um destino fixo. Em vez disso, é algo que elas podem criar a partir das alternativas feitas no presente. Elas descobrem o futuro uma escolha de cada vez. Isso não significa que elas não tenham planos. Mas seus talentos de Adaptabilidade permitem que elas respondam positivamente às exigências do momento, até mesmo quando as circunstâncias as afastam de seus planos. Elas não se importam com solicitações de última hora ou desvios imprevistos. Elas esperam por isso. Na verdade, de alguma maneira, elas até gostam. No fundo, elas são pessoas bastante flexíveis que podem se manter produtivas mesmo quando as circunstâncias as levam em diversas direções ao mesmo tempo.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Mística (Marvel), Olaf (Disney), Aladdin (Disney)

Bruce Lee

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

Mateus 6.34; Lucas 19.5-9; Filipenses 4.12-13

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Durante os momentos em que a pressão é exercida, ajude seus colegas a encontrar maneiras produtivas de aliviar a pressão e progressão. Você pode ajudá-los a ver como a nova abordagem será benéfica para o grupo.


  • Faça o ajuste fino da rapidez de sua resposta. Por exemplo, se seu trabalho requer viagens imprevistas, aprenda a fazer as malas e partir em 30 minutos. Se a pressão em seu trabalho ocorre em surtos imprevisíveis, pratique os três primeiros movimentos com que você habitualmente reagirá à chegada da pressão.


  • Nunca se desculpe pela sua espontaneidade. Pelo contrário, ajude os outros a perceberem quantas experiências podem passar despercebidas se você não aproveitar o momento agora.


  • Evite funções que exijam estrutura e previsibilidade. Essas funções podem deixá-lo rapidamente frustrado, fazê-lo sentir-se inadequado e sufocar sua independência.


  • Procure outras pessoas para ajudar no planejamento. As pessoas que são fortes em temas como Foco, Estratégico ou Crença ajudá-lo a moldar seus objetivos de longo prazo, deixando você superado para lidar com as variações do dia-a-dia.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Conte com a sua capacidade de seguir o fluxo para proporcionar uma sensação de calma para si e para os outros. Ajude as pessoas ao seu redor a encontrarem maneiras de se adaptar e remodelar suas vidas diárias.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: você lidera por participação, não manipulação. Pergunte onde as pessoas querem ir, e ajude-as a chegar lá.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Conversas longas sobre planejamento e definição de metas serão cansativas para você. Defina limites de tempo para que você possa permanecer engajado e diminuir seu nível de frustração.


  • Encontre espaço para planos espontâneos. Deixe seu dia se desenrolar como pode, se possível. Você precisa de variedade no seu dia.


  • Influencie os outros com sua atitude menos tensa. Mantenha as pessoas no "agora" e encoraje-as a não ruminar sobre o passado ou ficarem se vendo ansiosamente em um futuro desconhecido.


  • Veja se outras pessoas precisam de sua ajuda durante este tempo. Você não se incomoda em acrescentar tarefas não planejadas à sua agenda.


  • Crie celebrações alternativas de distanciamento social para você e seus entes queridos. Se eles estão perdendo férias, formaturas, aniversários, chá de bebês ou casamentos, etc. Ajude a criar um substituto para este marco.


  • Ofereça conselhos para aqueles da sua equipe que não estão lidando bem com mudanças. Ajude a aliviar a pressão e acalmá-los.


  • Pergunte a si mesmo: "O que precisa ser feito agora?" e FAÇA ISSO!


  • Faça listas de afazeres por hora ou diariamente para você mesmo. Listas orientadas ao AGORA que permitem que você atenda às demandas imediatas.


  • Seja a pessoa de plantão para sua família ou local de trabalho.


  • Negocie um horário de home office flexível sem muita supervisão e com muita autonomia. Você precisa de um ambiente que se concentre mais em seus resultados e não no seu processo.


  • Se você está com crianças que podem ter dificuldades com a rotina, talvez você passe um tempo se envolvendo com elas no caso de outros na casa estarem precisando de estrutura e rotina para acalmar a ansiedade durante o distanciamento social.


  • Se prontifique a assumir projetos de trabalho ou da comunidade sobre os quais outros não foram capazes de concluir devido às circunstâncias atuais. Você gosta de assumir novos desafios especialmente em tarefas de curto prazo que requerem ação imediata.

Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social