NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Competição

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Competição medem seu progresso em relação ao desempenho dos outros. Elas se esforçam para conquistar sempre o primeiro lugar e adoram participar de competições.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

A essência da competição está na comparação. Para as pessoas com fortes talentos de Competição, o desempenho é a sua suprema medida. Quando eles olham o mundo, instintivamente prestam atenção no desempenho das pessoas. Elas têm uma profunda aspiração de serem as melhores e trabalharão duro para se destacarem — especialmente em comparação aos outros. Não é sobre o esforço; é sobre a vitória. Independentemente do esforço ou da intenção, mesmo que elas atinjam sua meta, o que conseguiu parece vazio se elas não superarem os seus colegas. Eles precisam comparar. Se eles puderem comparar, eles podem competir e se puderem competir, podem ganhar.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Relâmpago McQueen (Pixar), Son Goku (Dragon Ball)

Josh Waitzkin, Michael Jordan, Mark Zuckerberg

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

1 João 4.4; 1 Coríntios 9.24-26a; 1 Samuel 17.4-10; 1 Coríntios 15.54-57

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Selecione tarefas, funções e ambientes de trabalho onde você possa medir suas conquistas. Talvez você nunca possa descobrir o quão bom é sem Competição.


  • Identifique uma pessoa realizadora em relação à qual você possa medir seu próprio desempenho. Se existir mais de uma, liste todas as pessoas com as quais de fato compete. Sem medição, como saberá se venceu?


  • Ache tempo para comemorar suas vitórias. No seu mundo, não existe vitória sem comemoração.


  • Procure por amigos competitivos.


  • Tente transformar tarefas comuns em jogos competitivos. Você conseguirá mais dessa maneira.


  • Mostre às pessoas que ser competitivo não é o mesmo que prejudicar os outros. Explique que você fica satisfeito em se medir em relação a concorrentes fortes e bons, e em vencer. Não é gratificante superar um jogo "manco".

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Trabalhe com um amigo para criar um divertido desafio diário para as próximas semanas (de preferência não qual dos dois pode acumular mais papel higiênico!) E acompanhe seu progresso em uma planilha compartilhada. Encontre jogos online que você pode jogar com amigos e participar de brincadeiras amigáveis sobre texto. Use seu senso de competição para motivar você e os outros a manter as coisas em movimento.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Lembre-se que o preço de ganhar pode ser maior do que a dor de perder, então garanta que sua integridade fique intacta ao mirar na vitória.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Crie competições. Pode ser qualquer coisa, desafiar seus colegas enquanto trabalham para realizar tarefas no trabalho. Pode ser desafiar outros em sua casa enquanto limpa a garagem. Qualquer coisa que você conclua será energizante para você.


  • Outros exemplos disso incluem desafios virtuais de exercícios através do IGTV ou através do uso do Apple Watch ou FitBit. Desafiem uns aos outros virtualmente para cumprir metas de condicionamento físico e outras metas de saúde/bem-estar. Pode ser um competição de beber água ou um desafio de agachamento. Certifique-se de que todos vocês são capazes de se conectar e compartilhar seus resultados no final do dia ou da semana.


  • Pode ser um ótimo momento para iniciar ou comprar um jogo ou videogame. Você pode desafiar os outros virtualmente ou as pessoas que estão com você no distanciamento social para jogar contra você.


  • Organize uma noite de jogos ou faça um quiz no Zoom.


  • Transforme tarefas comuns em jogos. A gamificação vai ajudá-lo a competir contra os outros ou apenas contra você mesmo. Isso significa que as tarefas precisam incluir pontos, regras de jogo e outros elementos típicos do jogo. Se o seu local de trabalho estiver pensando em integrar a gamificação ao trabalho, você será uma ótima pessoa para trabalhar nessa tarefa.


  • Crie formas diárias de mensurar o seu sucesso. Anote seus objetivos e benchmarks. Defina o sucesso de cada dia, faça o check-in do seu progresso e celebre suas vitórias.


  • Avalie suas realizações no trabalho. Mantenha um registro do que você conquistou.


  • Sempre procure maneiras de celebrar as suas conquistas


  • Você tem a habilidade de estimular a si e aos outros a um padrão mais alto de desempenho. Você pode ser útil como um líder na sua organização criando e alimentando uma cultura de vitórias. Você ainda pode desempenhar esse papel durante esse tempo de distanciamento social. As pessoas ainda querem se sentir realizadas. Traga essa energia para sua vida profissional e desafie outras pessoas a agir nesse ocasião. Celebre os sucessos das equipes.


  • Certifique-se de que você saiba perder ou ganhar. Você precisa continuar competindo neste momento e se você tiver uma atitude ruim, outras pessoas irão parar de competir com você. Tenha certeza que as pessoas estão afim de seus jogos, nem tudo PRECISA ser uma competição e neste momento as pessoas só estão fazendo o melhor que podem com aquilo que elas têm.


  • Você pode ter que aceitar que a sua melhor competição agora seja contra você mesmo.

Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social