NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Autoafirmação

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Autoafirmação sentem-se confiantes em sua capacidade de administrar suas próprias vidas. Elas têm uma bússola interna que lhes dá confiança sobre a correção de suas decisões.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

A autoafirmação é similar à autoconfiança. Pessoas com fortes talentos de Autoafirmação acreditam em seus pontos fortes e em sua capacidade. Elas sabem que são capazes de correr riscos, de enfrentar novos desafios, de reivindicar direitos e, mais importante, de cumprir tarefas. Porém, ser autoafirmativo é mais do que ser apenas autoconfiante. Pessoas com talentos Autoafirmação dominantes têm confiança não apenas em suas habilidades, mas também em sua opinião. Elas têm um senso interior de certeza que confirma sua direção e suas decisões. Como a quilha de um navio, seus fortes talentos de autoafirmação podem suportar diferentes pressões e as mantém no seu curso.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Edna Moda (Pixar), Dr. Destino (Marvel), Moana (Disney), Detona Ralph (Pixar), Elsa (Disney), Dr. Gregory House (House MD), Thanos (Marvel)

Muhammad Ali, Usain Bolt

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

Hebreus 11.1; 2 Timóteo 1.12b; Gênesis 37.9-11

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Procure situações de inicialização para as quais não exista um manual de instruções. Você estará no seu melhor momento quando for solicitado a tomar muitas decisões.


  • Recorra ao seu próprio sistema de orientação interna para determinar as ações adequadas. Confie nos seus instintos.


  • Ajude os outros a encontrar os pontos positivos em sua certeza. Por exemplo, quando você decide o que vai fazer, eles podem confiar que você o fará.


  • Faça parceria com alguém que tenha o tema Estratégico, Prudência ou Futurista. Essa pessoa poderá ajudá-lo a avaliar as metas com que você está comprometido. Você poderá precisar dessa ajuda porque, depois que definir suas visões de uma meta, será provável que as mantenha até conquistá-la.


  • Faça parcerias com pessoas cujos talentos Input e Intelecção complementem os seus conforme coleta informações para lidar com situações. Sua bússola interna se tornará ainda mais ajustada.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Sua confiança pode trazer uma sensação de calma às pessoas que estão se sentindo estressadas e sem esperança. Explique o PORQUÊ em seu processo de tomada de decisão e use sua voz para ajudar os outros a perceberem sua própria força interior.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Surpreenda a equipe admitindo seus erros e escolhas infelizes feitas no passado. Seja vulnerável e mostre que sua força vem de lidar com essas vulnerabilidades.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Lidere o caminho. Você provavelmente será a pessoa que vai liderar o plano para sua família ou equipe. Seu senso de confiança em suas habilidades e julgamento inspiram outros a confiarem em você.


  • Projetos ou iniciativas que estão tendo que mudar de direção devido ao COVID-19 podem estar logo à frente. Esses itens podem causar incerteza em outros, mas sua autoconfiança e capacidade de assumir riscos, enfrentar novos desafios e entregar resultados de qualidade irão te levar a se prontificar para essas oportunidades.


  • Você é uma pessoa que antecipa o risco para que ele possa ser abordado e superado - você não foge do risco. Que riscos iminentes você vê neste momento da pandemia? Como você e sua família ou equipe podem lidar com eles e superá-los?


  • Para você, tudo pode ser solucionado. Use essa crença para despertar confiança nos outros.


  • Esteja em contato com autoridades ou especialistas em quem você confia. Você pode ou não estar no melhor caminho de auto-confiança neste momento. É importante que você tome decisões bem informadas e que se envolva com fontes confiáveis. Profissionais de saúde e da área médica, pessoas de origens e de crenças diferentes das suas. Obtenha uma visão mais ampla.


  • Desenvolva um processo ou uma rotina para incluir outros em seu processo de tomada de decisão. Faça uma reunião franca com sua equipe ou com sua família. Pergunte a um amigo que você sabe que lhe dirá a verdade. Você nem sempre está certo e não quer que sua confiança leve os outros a se prejudicarem.


  • Procure por novos projetos no trabalho. Você ama a autonomia de criar algo do zero sem quaisquer restrições.


  • Conecte-se com pessoas que são fortes planejadores. Muitas vezes você tem o objetivo em mente, mas seu plano pode carecer de profundidade e detalhes. Seu objetivo não precisa necessariamente mudar, mas você precisará de ajuda com as etapas para chegar ao seu destino.

Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social