NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Responsabilidade

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Responsabilidade assumem uma responsabilidade psicológica de cumprir o que prometem. Elas são comprometidas com valores estáveis, tais como honestidade e lealdade.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

Pessoas com fortes talentos de Responsabilidade se apropriam psicologicamente de tudo aquilo que se comprometem a fazer e, uma vez assumido o compromisso, seja ele grande ou pequeno, elas se sentem emocionalmente obrigadas a cumpri-lo. Elas mantêm suas promessas e honram seus compromissos. Elas não decepcionam as pessoas e trabalham muito para cumprir todas as suas responsabilidades e manter sua palavra. Essa consciência, sua atitude obsessiva por fazer tudo certo e sua ética impecável combinam-se para criar a reputação de alguém absolutamente confiável.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Logan / Wolverine (Marvel), Seiya (Saint Seiya), Elsa (Disney)

Sir Richard Branson

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

Daniel 6.4; Mateus 7.21; Mateus 25. 34-40

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Continue se oferecendo como voluntário para assumir mais deveres do que sua experiência parece justificar. Você prospera em novas responsabilidades e pode lidar com elas de maneira muito eficaz.


  • Alinhe-se a os outros que compartilham seu senso de comprometimento. Você prosperará quando cercado por outros que levam suas responsabilidades tão a sério quanto você.


  • Por vezes, você precisa se lembrar de dizer "não". Como você é instintivamente responsável, pode ser muito difícil recusar oportunidades. Por isso, você deve ser seletivo.


  • Aproveite o tempo para se dedicar aos seus compromissos. Responsabilidade é uma fonte de motivação para você.


  • Deixe seu gerente saber que seu senso natural de responsabilidade lhe dá uma capacidade excepcional de funcionar independentemente.


  • Escolha como parceiro alguém com grandes talentos no tema Disciplina ou Foco. Essa pessoa poderá ajudá-lo a manter o rumo e impedir que fique sobrecarregado.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Assuma a posse de tudo o que você pode fazer, mas tome cuidado para não se sobrecarregar assumindo demais. Incentive outras pessoas a serem úteis, compartilhando estratégias para cuidar de comunidades vulneráveis, como fazer doações para ações comunitárias ou doar comida e água a pessoas sem-teto.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Valorize e reconheça as pessoas que demonstram integridade e força moral, sustentando uma cultura de honestidade e lealdade.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Você vai ter dificuldade em cancelar/adiar qualquer coisa com a qual se comprometeu devido ao seu intenso desejo de seguir fiel à sua palavra. É importante levar em conta que o "não" está sendo dito por você em muitos casos. Tire um tempo para pensar em planos alternativos - - priorize o adiamento ao cancelamento. Leve uma experiência pessoal para o virtual. 
  • Talvez você tenha que alterar os prazos e flexibilizar os prazos. Não espere o mesmo nível de produtividade e comprometimento de você ou dos outros durante este tempo. Continuo vendo a citação nas mídias sociais que diz: "Você não está trabalhando em casa. Você está em casa devido a uma crise e tentando trabalhar em  casa". Sua lente de responsabilidade terá que mudar e a magnitude da mesma poderá ter que ser diminuída um pouco. Demonstre graça e compaixão por si mesmo e pelos outros. 
  • Voluntarie-se com segurança para as tarefas em sua comunidade e local de trabalho. Esteja atento à sua capacidade. Diga "não" e entenda que está tudo bem. Se você está ansioso por um convite em particular - não há problema em não aceitá-lo. 
  • A qualidade ainda pode existir e é importante gerenciar as expectativas. Isto vale para você, sua família e seus colegas. Estamos todos carregando algo muito pesado neste momento e estamos trabalhando para dar o melhor de nós com o que temos. 
  • Você é um empreendedor, então seria ótimo lembrar seu chefe disso caso haja projetos autônomos que você possa assumir e aliviar qualquer estresse na equipe. 
  • Crie uma lista de tarefas com regularidade. Cumpri-las o ajudará a se sentir produtivo e como se você fosse um membro contribuinte da sociedade. 
  • Perceba que sua maior responsabilidade neste momento é achatar a curva e #ficaremcasa. Ao dizer "não", recuar nos compromissos, administrar as expectativas e mostrar graça, você está se engajando em atos muito pró-sociais e responsáveis que são necessários.


Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social