NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Intelecção

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Intelecção caracterizam-se por sua atividade intelectual. Elas são pessoas introspectivas e que apreciam discussões intelectuais.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

Pessoas com fortes talentos no tema de talento Intelecção gostam de pensar. Elas gostam de atividades mentais. Elas gostam de exercitar o cérebro. Essa necessidade de atividade mental pode ser concentrada; por exemplo, essas pessoas podem tentar resolver um problema, desenvolver uma ideia ou entender os sentimentos de outra pessoa. O foco exato dependerá de seus outros pontos fortes. O tema de talento Intelecção não determina o que essas pessoas pensam; ele simplesmente significa que elas gostam de pensar. Elas desejam permitir que seus pensamentos fluam em muitas direções. Pessoas com fortes talentos no tema de talento Intelecção são introspectivas. Essa introspecção fornece a elas o tempo necessário para refletir e ponderar. Independentemente para onde ele levar, o sussurro mental é um elemento constante na vida dessas pessoas.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Fera (Marvel), Reed Richards (Marvel), Thanos (Marvel)

Luiz Felipe Pondé, Marcus Buckingham

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

Lucas 2.46-47; Atos 17.17-18; Mateus 22.37; 1 Pedro 1.13

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Identifique os colegas com quem você pode ter conversas intelectuais frequentemente. A troca agradável estimulará seu pensamento e o dos outros.


  • Liste suas ideias em um registro ou diário. Elas servirão como uma rede para seu moinho mental e poderão gerar insights valiosos.
  • Dedique tempo a escrever. Escrever talvez seja a melhor maneira de cristalizar e integrar seus pensamentos.


  • Explique aos outros por que você precisa de tempo para introspecção. Embora possa parecer aos outros que você é lento para agir, a introspecção permite refinar suas ideias; assim, para você, trata-se de um comportamento produtivo.


  • Construa relacionamentos, com prudência, com pessoas que você considera ""grandes pensadoras"". O exemplo dessas pessoas irá inspirá-lo a concentrar-se em seu próprio pensamento.


  • Dê tempo aos outros para pensar em sua nova ideia depois de apresentá-la pela primeira vez. Perceba que, talvez, elas não entendam imediatamente essa nova ideia porque não passaram o mesmo tempo que você ponderando-a.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Reserve um tempo para ler a pilha de livros em que você deseja mergulhar. Configure datas de telefone com os amigos para ter conversas profundas e significativas. Dedique tempo todos os dias para meditar ou focar seu pensamento em pensamentos positivos. Forneça um senso de estabilidade aos outros, compartilhando suas idéias e sabedoria.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Convide pessoas a compartilhar pensamentos com você. Analise-os e dê sua opinião sincera para ajudar a evitar armadilhas e erros.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Ofereça-se como um ponto de conhecimento para ajudar aos outros a resolverem problemas relacionados ao COVID-19.
  • #fiqueemcasa pode ser ótimo para você porque você pode ficar sozinho com seus pensamentos. Você tem que arranjar tempo para pensar. Pensar estimula você. Se você não está sozinho durante esse tempo, talvez dê uma caminhada sozinho, tenha um tempo extra no chuveiro, acorde mais cedo do que os demais ou fique acordado mais tarde do que os demais. Estabeleça tempo pra você durante o dia e não deixe que outros o interrompam por esse tempo. 
  • Peça para receber qualquer material de reunião antes das reuniões virtuais para que você tenha tempo de pensar nas informações. Isso vai aumentar sua prontidão e capacidade de contribuir para a conversa e tomar decisões.
  • Organize ou participe de grupos virtuais de discussão para se engajar em conversas intelectuais com outras pessoas. 
  • Mantenha uma lista de quaisquer ideias ou insights que surjam no seu tempo de reflexão. ANOTE-AS! 
  • Engaje-se com líderes intelectuais em sua indústria ou da sua área de interesse. Talvez eles estejam organizando um webinar ou postando em mídias sociais. Aprenda com eles e conecte-se com eles virtualmente.
  • Publique seus pensamentos e convide outras a contribuírem com suas opiniões.
  • Pratique meditação.
  • Certifique-se de que você está tornando seu processo de pensamento e seus resultados acessíveis e digeríveis para aqueles ao seu redor e para aqueles que precisam ouvi-lo.
  • Sua intelecção pode se transformar em ruminação. Não deixe seu pensamento levá-lo a negatividade. Muitas vezes, você pensa tanto sobre o que poderia ser ou o que foi que você perde o poder de viver o agora. Lembre-se, que você pode controlar os seus pensamentos. Defina limites no tempo de reflexão e de tomada de decisões e convide outros para o seu processo.


Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social