NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Foco

Pessoas excepcionalmente talentosas no tema Foco escolhem uma direção e a seguem, fazendo as correções necessárias para manter o curso escolhido. Elas definem prioridades, e então agem.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

Pessoas com fortes talentos no tema de talento Foco definem prioridades e depois agem. Elas estabelecem metas. Essas metas servem como uma bússola, ajudando-as a determinar as prioridades e a fazer as alterações necessárias para voltar ao curso escolhido. O foco delas é vigoroso, pois faz com que elas filtrem; elas instintivamente avaliarão cada ação antes de executá-la a fim de determinar se essa ação irá ajudá-las a alcançar sua meta. No final, os fortes talentos de Foco fazem com que elas sejam eficientes. Essas pessoas são membros da equipe extremamente valiosos, pois sua determinação aumenta a agilidade e a qualidade de seu desempenho, além de manter a equipe no caminho certo.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Viúva Negra (Marvel), Gavião Arqueiro (Marvel), EVA (Pixar)

Bill Gates, Don Clifton, Bruce Lee

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

Lucas 9.51; Filipenses 3.12-14; Hebreus 12.1-2

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Ao definir metas, tenha disciplina para incluir cronogramas e medições. Eles fornecerão, de forma regular, a prova de que você está fazendo progressos de verdade.


  • Reserve um tempo para anotar suas metas e consulte-as com frequência. Você sentirá que tem mais controle sobre sua vida dessa forma.


  • Procure funções nas quais você precise persuadir os outros. Com seus grandes talentos de Foco, você poderá se manter no controle com pouca supervisão.


  • Certifique-se de contar ao seu gerente suas metas de médio e curto prazo. Isso pode dar a seu gerente a confiança de lhe abrir o espaço de que você precisa.


  • Ao final de cada reunião, assuma a responsabilidade por resumir o que foi decidido, definir quando agir em relação a essas decisões e definir a data de uma nova reunião do grupo.


  • Estique seu objetivo para além do trabalho. Se você estiver ficando muito concentrado nas metas de trabalho, defina metas para sua vida pessoal. Elas lhe darão a medida de suas prioridades pessoais e, portanto, ajudarão a restaurar o equilíbrio na sua vida.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Gaste tempo todas as manhãs priorizando as coisas que precisam acontecer para você, sua família ou equipe. Em meio a tantas mudanças, ajude outras pessoas, tornando as prioridades claras e identificando estratégias para evitar possíveis desvios. Verifique o progresso no final de cada dia e reconheça o trabalho árduo.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Delegue apenas o que fará a diferença no desempenho. A equipe confiará em seu julgamento, pois você sabe e foca no que importa.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Pergunte-se: "O que tem que acontecer AGORA"? Quando se trata de alterar o plano pessoal ou de trabalho, você deve focar nos absolutos. Que programas ou serviços DEVEM ser articulados para uma plataforma virtual? Se não tiver que ser feito, é provável que você sugira que ele seja colocado em segundo plano, adiando-o ou cancelando-o. Você seria ótimo para ajudar com uma auditoria ou inventário para determinar deve ser feito agora em sua empresa ou família. O essencial é o seu foco.
  • Participe ou facilite sessões de definição de metas com linhas do tempo e medidas de sucesso. Escreva todas as metas para fins de prestação de contas. Estabeleça algumas metas do tipo #fiqueemcasa, compartilhe-as com outros, e acompanhe seu progresso.
  • Continue com os encontros de rotina com seu supervisor e com aqueles a quem você supervisiona. Você irá querer ser mantido no caminho certo, ser informado sobre atualizações urgentes e deixar os outros saberem que você está cumprindo seus objetivos e que você ainda se preocupa com os objetivos deles. Se você precisar de amigos ou familiares para servir como seus checkpoints de responsabilidade, por favor, informe-os e agende horários para se conectar virtualmente. 
  • Você pode gostar da vida de trabalho em casa porque você começa a trabalhar no seu próprio ritmo e tão duro quanto você gostaria durante todo o dia. Você pode se concentrar no seu trabalho e nos seus objetivos. 
  • Você quer que as reuniões virtuais, assim como as reuniões presenciais, estejam em dia. Você quer sair da reunião sabendo o que foi decidido, a linha do tempo e o indivíduo diretamente responsável. Isso permitirá que fique claro onde colocar seu foco após a reunião. No entanto, mostre compaixão e permita que os desvios aconteçam, pois eles podem ser bastante úteis quando se discute novas idéias. Além disso, na nossa situação atual, pode ser que este seja a única interação social que seus colegas de trabalho têm naquele dia e por isso os devaneios também podem ser revigorante para eles.
  • “Controle o que pode ser controlado”. Esse será o seu mantra.
  • Todos os recursos estão, aparentemente, em falta. Use os seus talentos de foco para fazer com que as pessoas se sintonizem com as necessidades. Isto inclui gastar dinheiro durante o que poderia ser um tempo economicamente difícil para a sua família.
  • Para acalmar a ansiedade, simplifique seus dias e sua vida, fazendo o que mais importa. Ajude outros a fazer o mesmo.

Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social