NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Contexto

Pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Contexto gostam de pensar no passado. Elas entendem o presente estudando sua história.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

Perspectiva e histórico são importantes para as pessoas com fortes talentos de Contexto. Elas valorizam o ponto de vista retrospectivo, porque acreditam que é o lugar onde as respostas estão. Elas olham para trás para entender o presente. Do passado, elas podem discernir modelos para o direcionamento. E, ao contrário do esperado, eles se tornam mais sábios e confiantes com relação ao futuro porque veem que suas sementes são plantadas no passado. Pessoas com forte Contexto podem se sentirem desorientadas quando elas não conseguem visualizar os padrões decorrentes de eventos anteriores. Os outros podem tornar-se impacientes com elas ao se esforçarem para entender a história de uma determinada situação. Mas, no final, esse contexto histórico as proporciona confiança em suas decisões.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Uatu / Vigia (Marvel), Indiana Jones, Prof. X (Marvel), Hermione (H. Potter), Don Corleone

Mauro Sérgio Cortella, Marcus Buckingham

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

Deuteronômio 4.9-10; Hebreus 1.1-2; Josué 4.5-7; Eclesiastes 3.15; Mateus 5.17

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Leia romances históricos, não ficção ou biografias. Você descobrirá muitas ideias que o ajudarão a entender o presente. Você pensará com maior clareza.


  • Ajude sua empresa a fortalecer sua cultura por meio do folclore. Por exemplo, colete símbolos e histórias que representem o melhor do passado ou sugira batizar um prêmio com o nome de uma pessoa que incorporou o melhor do passado.


  • Quando houver uma situação problemática, peça aos seus colegas para identificar as ações e os outros fatores que contribuíram para o problema. Ao aprender com a situação, você e seus colegas estarão mais bem-equipados para fazer escolhas que levem a melhores resultados no futuro.


  • Encontre um mentor com um longo histórico em sua comunidade ou organização. Ouvir as experiências dessa pessoa provavelmente estimulará seu processo de pensamento e acelerará seu aprendizado.


  • Colecione memórias por meio de fotografias e materiais escritos; eles podem ser motivacionais para você.


  • Escolha como parceiro alguém com grandes talentos no tema Futurista ou Estratégico. O fascínio dessa pessoa pelo que ""poderia ser"" ajudará a evitar que você fique preso no passado, ao mesmo tempo em que seu contexto impedirá que ele olhe para o futuro ignorando as lições do passado. Juntos, vocês terão mais chances de criar algo duradouro.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Leia sobre as pandemias passadas e as experiências de outros países para colher lições para você aprender ou compartilhar com outras pessoas. Sinta-se confiante de que seu processo de pesquisa compreensiva o preparou para compartilhar informações precisas e tomar decisões informadas.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Compartilhe histórias de sua vida que gerem vínculo. Ser vulnerável a ponto de abrir um pouco de seu passado é um convite à confiança.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Existe algum trabalho do tipo histórico que possa ser feito para uma organização com a qual você está envolvido em sua comunidade? Talvez eles precisem de alguém para cuidar dos arquivos ou atualizar registros digitais.


  • Organize uma ligação com um parente mais velho e peça para que ele conte histórias sobre a sua família e fatos que ele possa lembrar do passado. “Sente-se aos pés deles”, virtualmente, a menos que você já viva com eles e permita que eles sejam os contadores de histórias. Faça perguntas a eles. Documente o que você aprendeu.


  • Analise os seus artefatos. Revisite álbuns de fotografia e “caixas de tesouros”. Organize e compartilhe com outras pessoas. Desenvolva clareza da sua história e como você chegou ao seu estado atual. Qual é a sua história? Talvez seja a hora de começar a escrever suas memórias ou autobiografia :).


  • Desenvolva estudos de caso para uso futuro.


  • Talvez na sua empresa tenha algum membro sênior ou alguém que está trabalhando na empresa há muitos anos que você pode contatar nesse tempo para discutir a história da organização e como chegou ao seu estado atual.


  • Faça perguntas que te ajudem a construir o contexto, como POR QUÊ?, Isso já aconteceu antes? O que fizemos da última vez? O que aprendemos com nossa decisão passada? Como as decisões foram tomadas?


  • Você provavelmente desejará explorar pandemias passadas. Assista a documentários e assista a documentários.


  • Ajude outras pessoas  a aprender com suas descobertas. Compartilhe com outros enviando um boletim informativo, postagens nas redes sociais ou sendo anfitrião de uma conversa virtual para aqueles que estão interessados.


  • Conhecendo a história, o “pano de fundo”, as perspectivas do passado vão ajudá-lo a tomar decisões e ajudá-lo a sentir-se mais confiante com as suas decisões. Você não quer necessariamente recriar a roda. Em vez disso, você quer aprender tudo sobre a roda, manter as peças que funcionam e resolver as deficiências.

Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social