NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Positivo

Pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Positivo têm um entusiasmo contagiante. São pessoas alegres e que estimulam os outros com seus planos.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

Pessoas com fortes talentos no tema de talento Positivo são generosas nos elogios, de sorriso fácil e sempre procuram o lado divertido da situação. Elas provocam entusiasmo nas pessoas, nos grupos e nas organizações. Elas podem incentivar os outros a serem mais produtivos e confiantes. Elas sempre parecem encontrar uma forma de amenizar os ânimos dos que estão ao seu redor. São pessoas otimistas, confiantes e divertidas. Elas celebram cada conquista. Encontram centenas de maneiras de fazer tudo mais excitante e vívido.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Peter Parker / Homem-Aranha (Marvel), Mike Wazowsky (Pixar), Alegria (Pixar), Bobby Drake / Homem de Gelo (Marvel), Anna (Disney)

Daisy Ridley

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

Provérbios 17.22; Filipenses 4.8;
1 Tessalonicenses 5.16-18; Neemias 8:10, Lucas 15:32

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Você tende a ser mais entusiasta e dinâmico que a maioria das pessoas. Quando os outros desanimarem ou relutarem em assumir riscos, sua atitude imprimirá o impulso para mantê-los em movimento.


  • Ajude deliberadamente os outros a verem as coisas que estão funcionando bem para eles. Você pode manter os olhos deles fixados no que é positivo.


  • Como as pessoas confiarão em você para ajudá-las a superar suas frustrações diárias, tenha sempre consigo boas histórias, piadas e ditados. Nunca subestime o efeito que você pode ter nas pessoas. Quando sentir desânimo em seus colegas, tente levantar ou aliviar o humor deles.


  • Crie eventos para comemorar o sucesso de seus colegas e da equipe. Por exemplo, encontre maneiras de transformar pequenas realizações em ""eventos"", planeje comemorações regulares que os outros mal possam esperar ou aproveite os feriados e festivais do ano.


  • Evite pessoas negativas. Elas o puxam para baixo. Em vez disso, procure pessoas que encontrem no mundo o mesmo tipo de emoção e humor que você. Vocês animarão uns aos outros.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Reconheça que as pessoas vão se apoiar na sua boa energia para elevar o ânimo. Publique online uma mensagem diária para ajudar as pessoas a permanecerem motivadas e fundamentadas, ou encontre maneiras de compartilhar humor com seus entes queridos. Proteja sua mágica, certificando-se de nutrir seu próprio espírito também.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Cuide para que seus elogios sejam sempre sinceros. Pesquisas mostram que um falso elogio causa mais estrago do que uma crítica.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Crie oportunidades para os outros se divertirem. Planeje um Happy Hour virtual, noite de jogos, brunch ou festa de aniversário.
  • Use suas plataformas como um oásis de positividade para os outros. Você pode ser uma fonte que os outros podem procurar para viver bons momentos.
  • Envie mensagens positivas aos outros.
  • Seja atencioso e envie coisas intencionais que você sabe que farão alguém sorrir.
  • Seja um líder de torcida para o seu time; contribua com sua energia em novas organizações de trabalho.
  • Lembre os membros da sua equipe do que eles estão fazendo bem, que as pessoas estão fazendo um grande trabalho, e que há um lado bom na nossa situação atual.
  • Ter o tema de talento Positivo não significa que você está sempre de bom humor. Seu humor e atitude vão levá-lo mais rápido para um lado bom do que os outros.
  • Conecte-se com outras pessoas positivas e pontos de vista positivos. Limite seu tempo com as pessoas negativas. Se possível, estabeleça limites se houver uma visão de distanciamento social  negativa de outras pessoas na mesma casa que você. Talvez, vá para uma sala com uma porta e tenha um tempo tranquilo, coloque fones de ouvido, não se envolva demais em conversas com pessoas com tendência à negatividade, ou dê uma volta se os sentimentos negativos aumentarem. Corte as mídias, incluindo as mídias sociais, que possam gerar sentimentos negativos em você. 
  • Crie celebrações para marcos que poderiam ser perdidos ou difíceis de reconhecer durante o tempo de distanciamento social.
  • Você não é ingênuo. Você sabe quando coisas ruins estão acontecendo e você escolhe se concentrar nas coisas boas.

Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social