NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Disciplina

Pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Disciplina gostam de rotina e estrutura. Seu mundo é mais bem descrito em termos da ordem que elas criam.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

Pessoas com fortes talentos no tema de talento Disciplina prosperam em um ambiente organizado e ordenado. Elas gostam que seus dias sejam previsíveis e planejados, de modo que encontrem instintivamente maneiras para organizar suas vidas. Elas estabelecem rotinas. Elas se concentram em cronogramas e prazos para a conclusão de tarefas. Elas dividem projetos em longo prazo em uma série de etapas específicas em curto prazo e seguem seus planos diligentemente. Elas não são necessariamente muito organizadas, mas a precisão é fundamental. Elas são capazes de criar ordem e estrutura onde for necessário. Algumas pessoas podem rotular aqueles que são muito disciplinados como compulsivos, meticulosos ou ávidos por controle, mas esses atributos fazem com que eles sejam produtivos - muitas vezes mais que suas críticas.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Batman (DC), Scott Summers / Ciclope (Marvel), Elsa (Disney)

Abraham Lincoln

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

1 Coríntios 14.40; 1 Crônicas 28.19; Provérbios 21.5

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Procure por funções e responsabilidades que apresentem uma estrutura.


  • Não hesite em verificar quantas vezes forem necessárias para garantir que as tarefas e os projetos sejam concluídos da maneira correta e no prazo. Você sente vontade de fazer isso de qualquer forma, e logo, logo os outros esperarão isso de você.


  • Aprenda a usar um sistema de gerenciamento de tempo. Isso o tornará ainda mais eficiente e lhe dará mais confiança.


  • Crie rotinas que o ajudem a ser sistemático. Compartilhe suas listas detalhadas de tarefas, metas e cronogramas com seus colegas. Isso ajudará o grupo inteiro a se tornar mais eficiente.


  • Ajude os outros a adicionar ordem às suas vidas. Se você fizer isso de maneira gentil e respeitosa, a maneira correta, eles vão gostar.


  • Explique seu tema Disciplina aos seus colegas. Inicialmente, eles podem se ressentir de seu perfeccionismo, mas, depois de ter explicado como funciona para você, não tenha medo de mostrá-lo. Outros vão querer vê-lo em ação.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Cumpra sua agenda regular o máximo possível. Vá dormir, acorde e se alimente nos mesmos horários que costuma fazer. Crie estrutura e organização em locais sem clareza e esclareça papéis e responsabilidades para colegas e entes queridos.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança:
Siga os elevados padrões que você determina, e suas ações refletirão sua integridade.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Crie novas rotinas de trabalho em casa ou rotinas de distanciamento social.
  • Mantenha a mesma energia que normalmente teria na vida. Você não precisa ir muito longe para criar novas rotinas, adapte suas velhas rotinas ao seu novo contexto. Por exemplo, se você costumava fazer exercícios às 6:00 regularmente, continue fazendo isso agora. Acorde na mesma hora, vista suas roupas de treino e faça seu exercício. Se você vai a igreja no domingo às 11h, acorde no mesmo horário, tome café da manhã, vista-se e sintonize o serviço online às 11h. Se você costuma ter uma xícara de café na mão na igreja, faça o mesmo em casa. Se você almoça às 11:30 diariamente, faça isso em sua nova programação do home office. Se você ia para a cama às 23h, continue fazendo isso.
  •  Vista-se para o dia. Não viva de pijama. Uma das minhas amigas que costuma sempre trabalhar em casa mencionou que colocar os sapatos para ela sinaliza que é hora de começar seu dia de trabalho. Ela também fecha a porta do quarto e não trabalha naquele espaço.
  • Planeje o seu dia. Organizar suas tarefas em blocos ou alocar o tempo de forma que você não seja interrompido ajudará na sua sanidade.
  • Agende reuniões virtuais.
  • Crie cronogramas e estabeleça prazos para tarefas de casa e projetos de trabalho. Divida os projetos em pequenas etapas e siga com seu planejamento. Tente não fazer tudo de uma vez.
  •  Este será um ótimo momento para você organizar sua casa. Verifique seu guarda-roupa, armários, prateleiras de livros, coleções de música, gavetas e coloque-as em ordem.
  •  Desenvolva novos sistemas para você, sua família e sua equipe no trabalho.
  • Compartilhe seu cronograma, tarefas e objetivos com os outros. Esta é uma ótima maneira de você compartilhar seu talento Disciplina com outras pessoas.
  • Use alarmes ou temporizadores para mantê-lo na tarefa. Talvez a Técnica Pomodoro funcione para você.
  •  Você gosta de previsibilidade. Durante este tempo que muito carece de previsibilidade, você precisará construí-la você mesmo.


Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social