NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Futurista

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Futurista são inspiradas pelo futuro e pelo que pode acontecer. Elas energizam os outros com suas visões do futuro.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

Pessoas com fortes talentos do tema de talento Futurista adoram olhar além do horizonte. Elas são fascinadas pelo futuro. Elas antecipam e imaginam, em detalhes, como será ou poderá ser o amanhã. Normalmente, elas veem o futuro de modo positivo. Embora os detalhes dessa imagem dependam de seus outros pontos fortes e interesses — um produto melhor, uma equipe melhor, uma vida melhor ou um mundo melhor —, sempre é inspirador para elas. Essa visão dá vigor a elas mesmas e aos outros. Elas podem traçar uma imagem do futuro que levante os olhares e os ânimos dos outros.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Charles Xavier / Prof. X (Marvel)

David Bowie, Don Clifton, Marcus Buckingham

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

Provérbios 29.18a; Joel 2.28; Gênesis 37.5-8; Romanos 8.18-21; Jeremias 29.11

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Sua antecipação natural de um amanhã melhor permite que você ignore a dor e os problemas de hoje. Ajude os outros a antecipar e imaginar seus futuros também.


  • Motive seus colegas com coisas que podem ser feitas no futuro. Por exemplo, inclua algumas ideias futuristas em cada uma das reuniões do seu grupo ou escreva sua visão para o futuro e compartilhe-a com seus colegas.


  • Escolha funções em que você possa contribuir com suas ideias sobre o futuro. Por exemplo, você poderia destacar-se em situações de empreendedorismo ou início de atividades.


  • Procure públicos que valorizem suas ideias sobre o futuro. A expectativa deles é que suas ideias se tornem realidade, e essa expectativa motivará você.


  • Escolha como parceiro alguém com grandes talentos no tema Ativação. Essa pessoa pode lembrar que você não descobre o futuro, mas o cria com as ações que executa hoje.

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Use o poder da sua imaginação para visualizar caminhos positivos, apesar de um cenário em mudança e incerto. Ajude as pessoas a ver a conexão entre o que fazem agora e os resultados positivos no futuro. Em vez de se fixar em possibilidades negativas, concentre-se no desenvolvimento de estratégias que inspirem e motivem a si e aos outros.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Ao comunicar suas visões, forneça detalhes de como as pessoas podem contribuir para participar deste futuro. Uma atitude realista deixará suas visões mais tangíveis.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Reserve um tempo para refinar e articular sua visão para o futuro pós-distanciamento social e COVID-19. Reserve um tempo para escrever, pensar e planejar seu futuro. Faça de forma detalhada, pois isto será importante para quando você compartilhar seus pensamentos e planos com outras pessoas.
  • Compartilhe a sua visão com os outros.
  • Responda perguntas sobre o futuro como "Que diferença eu gostaria de fazer no mundo?" , "Se eu pudesse, que problema eu gostaria resolver?" , "Qual é o futuro que eu quero criar?" , "Com quem eu preciso compartilhar minha visão para fazer isso acontecer?"
  • Sua pergunta favorita é: "O que poderia ser?" Faça essa pergunta a qualquer organização, equipe, relacionamento do qual você faz parte e então comece a trabalhar em como fazer isso ganhar vida.
  • Ajude outros a lidar e a superar a dor e os problemas do presente compartilhando sua visão positiva e otimista do futuro.
  • Encoraje outros a imaginarem seu futuro. Talvez crie uma oportunidade para eles produzirem uma representação física de seu futuro. Este pode ser um ótimo momento para fazer paineis, diários e exercícios de definição de metas.
  • Inclua tempo em agendas de trabalho ou defenda a chance de continuar conversando sobre projetos futuros em sua empresa. As pessoas podem estar vivendo o agora neste momento, porque o futuro é bastante nebuloso, mas você tem uma visão positiva sobre o que vem a seguir e quer ter certeza de que a empresa continua sonhando e fazendo progressos.
  • Conecte-se com outras pessoas futuristas e agende um bate-papo no aplicativo ZOOM que permita que todos vocês conversem juntos sobre seus pensamentos sobre o futuro. Criem e planejem juntos. Animem um ao outro enquanto vocês continuam a apoiar a noção um do outro sobre o futuro.
  • Encontre informações que apoiem sua perspectiva sobre o futuro.
  • Faça a atividade do "dia ideal". Seja realmente específico sobre o seu dia ideal. No futuro, como será o seu dia ideal, o que você fará, com quem e onde estará? - Vá no detalhe e projete o seu dia ideal. Talvez escreva sua declaração de missão pessoal.
  • Imagine que você já esteja onde quer estar na vida e faça a engenharia reversa de suas ações enquanto está em distanciamento social. Trabalhe de trás para frente em direção ao seu futuro.

Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social