NOVO: Curso Digital Gratuito "Descubra seus Pontos Fortes - Kickstart"

Pré-cadastro aqui

Tema de Talento CliftonStrengths:

Empatia

As pessoas excepcionalmente talentosas no tema de talento Empatia conseguem perceber as sensações dos outros se colocando na "pele" e na situação dos outros.

Domínio:

Poder e Vantagem*:

Pessoas com fortes talentos no tema de talento Empatia conseguem perceber as emoções dos que estão ao seu redor. Elas conseguem sentir o que os outros estão sentindo como se esses sentimentos fossem seus. Elas intuitivamente veem o mundo através dos olhos dos outros e compartilham suas perspectivas. Elas percebem o sofrimento ou a alegria das pessoas —muitas vezes, antes mesmo de esses sentimentos serem demonstrados. Sua habilidade instintiva de entender é poderosa. Elas conseguem ouvir questões não expressas e antecipar as necessidades. Enquanto os outros lutam em busca de palavras, elas parecem encontrar as palavras certas e o tom certo. Como resultado, ajudam as pessoas a exprimir seus sentimentos — para si mesmos e para os outros. Elas ajudam as pessoas a darem voz a sua vida emocional.

Cada tema de talento possui seu Poder e Vantagem únicos. À medida em você domina seus talentos, você consegue usá-los mais produtivamente, melhorando de forma consistente seu desempenho, relacionamentos e bem-estar. O Coaching baseado em Pontos Fortes auxilia você nessa jornada pela excelência.

Testemunho*:

Personagens e Personalidades com esse tema**:

Mantis (Marvel), Tristeza (Pixar)

Madre Teresa de Calcutá

Confira galerias com #34 temas de talentos e personagens no Pinterest.

Versículos Bíblicos sobre esse tema***:

João 11.33-35; Romanos 12.15; Lucas 8.43-48

Para saber mais, leia o artigo Pontos Fortes e a Bíblia.

Coloque seus talentos em Ação*:

  • Pratique o refinamento das palavras que você usa para nomear os sentimentos que experimenta e observa nos outros.


  • Ajude as pessoas a identificar seus sentimentos. Aqueles que conseguem expressar seus sentimentos parecem trabalhar melhor com os outros.


  • Inspire confiança nas pessoas, dizendo lhes que você sabe como elas se sentem.


  • Desenvolva rotinas no final de cada dia que lhe permitam desestressar. Se não o fizer, você poderá descobrir que, por vezes, seus talentos de empatia vão drená-lo.


  • Por vezes, é importante ficar em silêncio. Você tem o talento de mostrar a outras pessoas que sabe como elas se sentem sem dizer uma palavra. Com o tempo, aperfeiçoe suas habilidades de comunicação não verbal.


  • Aja com rapidez e firmeza se alguém estiver se comportando de uma maneira que não seja saudável para essa pessoa ou para as pessoas ao seu redor. Compreender o estado emocional de alguém não significa desculpar seu comportamento. Não esqueça que, se sua empatia se transformar em piedade, os outros poderão vê-lo como uma "alma generosa".

Há muitas outras formas de desenvolver seus talentos. Use o ciclo Identifique! - Valorize! - Direcione! para usar seus Pontos Fortes com intencionalidade e intensidade. Exploramos esse ciclo e aplicação para resultados e alto desempenho no Coaching de Pontos Fortes.

Use seus Pontos Fortes para lidar com a crise COVID-19:²

    Aproveite a sua própria energia e dê voz aos seus sentimentos. Ser vulnerável ao compartilhar seus sentimentos pode criar uma abertura para os outros processarem os deles. À medida que você se aproxima e se conecta com outras pessoas, explora seu senso intuitivo do que as pessoas precisam e reconheça que manter espaço para as pessoas falarem é incrivelmente valioso em momentos de estresse.

Liderança Baseada Em Pontos Fortes³:

Ideia para você desenvolver sua liderança com seus talentos dominantes:

Construa confiança: Ajude as pessoas a verbalizar emoções complexas em situações preocupantes.

Liderados possuem 4 necessidades fundamentais: Confiança, Compaixão, Estabilidade e Esperança³. Use seus talentos para atender essas necessidades, do seu jeito. Exploramos melhor seu estilo de liderança no Coaching de Pontos Fortes.

Ideias para Ação durante o Distanciamento Social:

Conhecer seus talentos e usá-los com sabedoria ajudará você a manter seu bem-estar durante o período em que estiver em casa. Seguem ideias de Krystal Clark, Mestre em Educação da Vanderbilt University, EUA, que gentilmente me permitiu traduzi-las:

  • Pergunte às pessoas como elas realmente se sentem e esteja receptiva para a resposta.
  • Lembre-se de levar em consideração os seus próprios sentimentos. Você tem a tendência de priorizar os outros. Olhe para si mesmo.
  • Tudo bem ficar emotivo(a). Deixe sair - o alto, o baixo e o meio.
  • Esteja numa posição na qual possa trazer conforto e estabilidade para os outros.
  • Confie nos seus extintos.
  • Você está altamente sintonizado não apenas com os sentimentos dos outros, mas também com os seus.
  • Conecte-se com pessoas positivas e otimistas. Você absorve a energia que está ao seu redor. Verifique se está se cercando de uma boa energia.
  • Você precisa de parcerias de suporte. Quem são as pessoas em sua vida que permitem descarregar seus sentimentos? Crie momentos de conversa frequentes com essas pessoas.
  • Crie limites da quantidade de informações que você consome durante esse período. Use seu telefone para colocar limites nas mídias sociais. Pare de assistir as notícias em um determinado horário da noite. Deixar de seguir ou cancele amizades que lhe trazem grande ansiedade ou tristeza. Você sentirá a dor das pessoas - próximas e distantes - e isso pesará sobre você.
  • Desenvolva uma rotina de descompressão. Quais são as maneiras de você respirar, se acalmar e derramar tudo o que você coletou durante o dia. Isso pode significar estabelecer um espaço ou tempo de quietude. Engaje-se em meditação, oração, yoga, faça uma caminhada de 10 minutos sozinha  ao redor do quarteirão, dance sua música favorita antes de dormir, tenha um momento de descompressão.
  • Ajude os outros a expressar seus sentimentos de maneiras saudáveis. Isso pode ser apenas através de conversas, mas outros podem querer ser mais criativos. Incentivar projetos de arte, compilar uma playlist de músicas que expressem emoções, dança, atividade física. Ajude as pessoas a entenderem a melhor maneira de se expressarem.
  • Porque você pode sentir o que não está sendo dito e você está em sintonia com sentimentos não expressos, ajude seus colegas de trabalho durante este momento de mudança. Defenda suas necessidades para os líderes.
  • As pessoas vão procurá-lo para conselhos durante este tempo por causa de como você faz eles se sentirem. Crie o ambiente para que isso ocorra virtualmente.


Nas horas difíceis, precisamos nos apoiar em nossos talentos, cuidando para que eles tenham suas necessidades atendidas e que estejamos tendo boas interações uns com os outros. Se precisar de ajuda especializada, conte com o Coaching de Pontos Fortes.

Somos mais do que um talento! Conheça os outros temas de talento CliftonStrengths.

Ainda não respondeu o assessment? Conheça os Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes.

Quer saber mais sobre o Coaching de Pontos Fortes? Conheça as opções disponíveis.

Últimas do Blog

 

* Informações disponíveis no site da Gallup: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

** Inferências feitas por Calebe Luo, exceto Mark Zuckerberg, Don Clifton e Marcus Buckingham, cujos Top 5 foram divulgados.

*** Com base nos livros "Living your Strengths", "Heroes of the Faith" e pesquisa particular feita por Calebe Luo.

² Traduzido com permissão da Dra. Ariela Freedman.

 

³ Com base no livro "Strengths based Leadership", de Tom Rath e Barry Conchie

Copyright © 2000, 2006-2012 Gallup, Inc. Todos os direitos reservados. Gallup®, StrengthsFinder®, Clifton StrengthsFinder®, CliftonStrengths® e os 34 nomes dos temas CliftonStrengths são marcas registradas da Gallup, Inc. 

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social