top of page

Star Wars, Pontos Fortes e Engajamento dos Colaboradores

Atualizado: 11 de jul. de 2023


O que a saga Skywalker nos ensina sobre Pontos Fortes e Engajamento?


Começaremos a série explorando a trilogia prequela. Além de uma reflexão sobre cada filme, conheça também os Top 5 CliftonStrengths de Anakin Skywalker, Obi-Wan Kenobi e Padmé Amidala.*


Dica: Troque a palavra "Força" por "talento" e muita coisa deve se encaixar.

Assista os filmes e desenvolva seus Pontos Fortes! Boa maratona!



Episódio 1: Talentos e Pontos Fortes


Top 5 CliftonStrengths de Anakin Skywalker: Autoafirmação | Organização | Ativação | Foco | Restauração


No ápice da Antiga República, os Jedi são os mestres em Pontos Fortes e guardiões da paz. Aprendemos que talentos estão presentes em quantidades e tipos diferentes por pessoa (mensuráveis através da quantidade de midichlorians no sangue).


Os Mestres Jedi identificam os talentos nas crianças desde cedo, designam um mestre (mentor) para seus padawans (aprendizes) e os treinam até se tornarem cavaleiros. Qui-Gon Jinn descobre o pequeno Anakin Skywalker e seus talentos excepcionais (pilotar, construir máquinas, consertar coisas, ver o futuro e raciocinar de forma perspicaz).


Mas potencial não é tudo, o uso intencional dos talentos é que pode levá-los a resultados virtuosos ou viciosos.

"O medo é o caminho para o lado sombrio. O medo leva à raiva; a raiva leva ao ódio; o ódio leva ao sofrimento." -Mestre Yoda

Lembrando o princípio #1 do desenvolvimento de Pontos Fortes: "Temas de Talentos são neutros." Anakin pode ter um futuro brilhante ou terrível. Talento ele tem, mas precisa de um mentor para guiá-lo em seu desenvolvimento.


Para refletir: "Você conhece seus talentos e Pontos Fortes?"




Episódio 2: Parcerias Poderosas


Top 5 CliftonStrengths da Padmé Amidala: Positivo | Crença | Imparcialidade | Comunicação | Conexão


No episódio 2 testemunhamos duas parcerias poderosas de Anakin Skywalker:


Anakin + Obi-Wan: Anakin traz para a dupla seu ímpeto, capacidade de navegação e surpreende seus adversários, confrontando-os diretamente. Obi-Wan traz estratégia, discrição, poder de persuasão e negociação. Ele se defende e explora brechas nos ataques de seus adversários,


Anakin + Padmé: Anakin traz para a dupla seu ímpeto, espontaneidade, direção, autonomia e negociação agressiva. Padmé traz ponderação, diplomacia, leveza e coragem para defender seus valores e liderar pelo exemplo.


"Você é o que tenho mais próximo de um pai." -Anakin para Obi-Wan

Assim como cada pessoa tem seus Pontos Fortes, cada pessoa também tem pontos cegos e fracos que podem se tornar obstáculos para atingir uma meta. Duplas possuem Pontos Fortes complementares e minimizam pontos fracos individuais. Por isso é importante cada integrante saber o que traz e o que não traz para a dupla.


Pesquisa de 5 anos da Gallup sobre colaboração identificou que as melhores parcerias apresentam Pontos Fortes complementares, e levantou três afirmações que melhor predizem se suas habilidades combinam com as de seu(ua) parceiro(a):

  1. Nós complementamos os pontos fortes uns dos outros

  2. Nós precisamos um(a) do(a) outro(a) para fazer o serviço.

  3. Ele(a) faz algumas coisas muito melhor do que eu, e eu faço outras muito melhor do que ele(a).

Nas séries animadas podemos ver como a parceria entre Anakin e Obi-Wan se fortalece ao longo da Guerra dos Clones, a ponto dos dois se relacionarem como irmãos.

Para refletir: "Você tem uma parceria forte no trabalho?"




Episódio 3: Engajamento do Colaborador


Top 5 CliftonStrengths do Obi-Wan Kenobi: Imparcialidade | Estratégico | Prudência | Comunicação | Responsabilidade


Episódio 3 é uma tragédia sobre o nível de engajamento de Anakin em relação à Ordem dos Jedi.


Um herói engajado (envolvido e entusiasmado com seu trabalho) durante a Guerra dos Clones, o jovem Skywalker tem expectativas não atendidas pelo Conselho Jedi.


Palpatine atua ativamente pra desengajar Anakin, plantando mentiras e minando sua confiança no Conselho e mostrando que o lado sombrio tem muito mais a oferecer. Skywalker torna-se um membro não engajado (pode estar satisfeito, mas não está emocionalmente ligado a seu local de trabalho e é menos propenso a fazer um esforço discricionário).


A gota d'água vem quando Palpatine questiona a confiança de Anakin em seu mestre, líder e melhor amigo Obi-Wan. Ao tornar-se ativamente desengajado (emocionalmente desconectado de seu trabalho e local de trabalho e compromete o desempenho de sua equipe), Anakin se entrega ao lado escuro da Força, torna-se Darth Vader e comete atrocidades contra seus antigos amigos e aliados.


"Você era o escolhido! Foi dito que você destruiria os Sith, não que se juntaria a eles! Que traria equilíbrio à força, não deixá-la na escuridão! Você era meu irmão Anakin! Eu te amava!" -Obi-Wan Kenobi

A base do engajamento é a confiança. Palpatine foi perspicaz ao destruir a confiança de Anakin nos Jedi e


Para refletir: Você está engajado com seu trabalho?




Que a Força esteja com você!

Cobrirei os arcos de Luke e Rey nas partes 2 e 3 desta série. Espero que tenha gostado do guia e que você possa se divertir, se emocionar e ter novos insights com o universo Star Wars.


Deixarei aqui novamente as 3 perguntas para você refletir sobre sua vida profissional:

  1. Você tem uma parceria forte no trabalho?

  2. Você está engajado com seu trabalho?

Estudos da Gallup mostram que esses itens elevam seu desempenho e bem-estar no trabalho. Se você respondeu não para qualquer um deles, o coaching de Pontos Fortes pode te ajudar a descobrir e alavancar seus talentos, comunicar-se melhor e trabalhar melhor em parceria, além de aumentar seu engajamento e o de sua equipe.


Investindo em autoconhecimento com base em seus Pontos Fortes, você pode buscar suas próprias respostas para ter uma vida mais produtiva e com qualidade de vida.


Você se identifica com alguma desses personagens? Comente aqui no blog!


Que outra séries você gostaria de assistir com uma lente de Pontos Fortes? Comente aqui no blog!


Boa jornada!


 

*Os Top 5 CliftonStrengths dos personagens são inferências feitas por Calebe Luo, autor deste post.


Leia também:




 

Sobre o autor:

Calebe Luo (o "Ninja dos Pontos Fortes") é um evangelista ativo e multiplicador do movimento de Pontos Fortes no Brasil desde 2016. Durante uma carreira de sucesso em serviços financeiros, ele descobriu sua paixão por desenvolver pessoas e seguiu este chamado iniciando uma nova carreira fundando o Kenshin Coaching e participando da primeira formação Gallup no Brasil. É trainer, mentor e coach de indivíduos, casais e equipes profissional e eclesiasticamente. Ele é fã Disney, Marvel, mangás e cultura geek.


 

Esse post é de cunho cultural, para democratizar a cultura de Pontos Fortes CliftonStrengths. Star Wars é uma marca registrada da Disney, Inc. Todos os personagens são de propriedade intelectual da Disney, Inc. Os nomes e descrições dos temas de talentos CliftonStrengths são propriedade da Gallup, Inc.

This post is a cultural piece, created to democratize CliftonStrengths culture. Star Wars is a trademark of Disney, Inc. All characters are intellectual property of Disney, Inc. Names and descriptions of CliftonStrengths talent themes are property of Gallup, Inc.

142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page