Maratona de Pontos Fortes com Star Wars


O que a saga Skywalker nos ensina sobre Pontos Fortes e Engajamento?


Começaremos a série explorando a trilogia prequela. Além de uma reflexão sobre cada filme, conheça também os Top 5 CliftonStrengths de Anakin Skywalker, Obi-Wan Kenobi e Padmé Amidala.*


Dica: Troque a palavra "Força" por "talento" e muita coisa deve se encaixar.

Assista os filmes e desenvolva seus Pontos Fortes! Boa maratona!



Episódio 1: Talentos e Pontos Fortes


Top 5 CliftonStrengths de Anakin Skywalker: Autoafirmação | Organização | Ativação | Foco | Restauração


No ápice da Antiga República, os Jedi são os mestres em Pontos Fortes e guardiões da paz. Aprendemos que talentos estão presentes em quantidades e tipos diferentes por pessoa (mensuráveis através da quantidade de midichlorians no sangue).


Os Mestres Jedi identificam os talentos nas crianças desde cedo, designam um mestre (mentor) para seus padawans (aprendizes) e os treinam até se tornarem cavaleiros. Qui-Gon Jinn descobre o pequeno Anakin Skywalker e seus talentos excepcionais (pilotar, construir máquinas, consertar coisas, ver o futuro e raciocinar de forma perspicaz).


Mas potencial não é tudo, o uso intencional dos talentos é que pode levá-los a resultados virtuosos ou viciosos.

"O medo é o caminho para o lado sombrio. O medo leva à raiva; a raiva leva ao ódio; o ódio leva ao sofrimento." -Mestre Yoda

Lembrando o princípio #1 do desenvolvimento de Pontos Fortes: "Temas de Talentos são neutros." Anakin pode ter um futuro brilhante ou terrível. Talento ele tem, mas precisa de um mentor para guiá-lo em seu desenvolvimento.


Para refletir: "Você conhece seus talentos e Pontos Fortes?"




Episódio 2: Parcerias Poderosas


Top 5 CliftonStrengths da Padmé Amidala: Positivo | Crença | Imparcialidade | Comunicação | Conexão


No episódio 2 testemunhamos duas parcerias poderosas de Anakin Skywalker:


Anakin + Obi-Wan: Anakin traz para a dupla seu ímpeto, capacidade de navegação e surpreende seus adversários, confrontando-os diretamente. Obi-Wan traz estratégia, discrição, poder de persuasão e negociação. Ele se defende e explora brechas nos ataques de seus adversários,


Anakin + Padmé: Anakin traz para a dupla seu ímpeto, espontaneidade, direção, autonomia e negociação agressiva. Padmé traz ponderação, diplomacia, leveza e coragem para defender seus valores e liderar pelo exemplo.


"Você é o que tenho mais próximo de um pai." -Anakin para Obi-Wan

Assim como cada pessoa tem seus Pontos Fortes, cada pessoa também tem pontos cegos e fracos que podem se tornar obstáculos para atingir uma meta. Duplas possuem Pontos Fortes complementares e minimizam pontos fracos individuais. Por isso é importante cada integrante saber o que traz e o que não traz para a dupla.


Pesquisa de 5 anos da Gallup sobre colaboração identificou que as melhores parcerias apresentam Pontos Fortes complementares, e levantou três afirmações que melhor predizem se suas habilidades combinam com as de seu(ua) parceiro(a):

  1. Nós complementamos os pontos fortes uns dos outros

  2. Nós precisamos um(a) do(a) outro(a) para fazer o serviço.

  3. Ele(a) faz algumas coisas muito melhor do que eu, e eu faço outras muito melhor do que ele(a).

Nas séries animadas podemos ver como a parceria entre Anakin e Obi-Wan se