A Força e os Pontos Fortes


No episódio VIII - Os Últimos Jedi (atenção, este texto possui spoilers), conhecemos novos usos da Força e uma releitura sobre os Jedi, os Sith e a própria Força. Vou fazer aqui um paralelo entre a Jornada de Desenvolvimento da Força e a Jornada dos Pontos Fortes. Ambas as jornadas não são processos lineares. São caminhos de possibilidades infinitas.


"A Força é o que dá para um Jedi o seu poder." - Obi Wan Kenobi

Talentos - padrões naturais de pensar, sentir e se comportar - são a fonte de seu potencial e capacidade. Assim como a Força, os talentos precisam ser desenvolvidos e dominados para você desfrutar de todo o seu potencial. E isso requer investimento, especialmente tempo.



Todos possuem Talentos


Luke: O que você sabe sobre a Força?
Rey: É um poder que os Jedi têm que os permite controlar pessoas e... fazer coisas flutuar.
Luke: Incrível. Cada palavra nessa frase estava errada.

Rey acreditava que a Força pertencia aos Jedi, mas Luke esclarece as coisas, e ela aprende que a Força está em todas as coisas. Aqui o paralelo é restrito, talentos não estão em todas as coisas, mas todas as pessoas têm talentos. Não é algo reservado a algumas pessoas especiais. Todos são naturalmente talentosos, e podem desenvolver seus talentos com intenção e propósito.


A Jornada de Pontos Fortes busca alcançar a maturidade e o domínio sobre os seus padrões naturais, trazendo-os à consciência. Os talentos influenciam nossas escolhas, ações e filtram nossa forma de ver o mundo, nos descrevem e explicam porque fazemos algumas coisas melhor do que outras. Isso foi o que a Gallup concluiu com mais de 50 anos de pesquisa em psicologia positiva.


Vou abordar agora os cinco Princípios da Jornada de Pontos Fortes:


1. Temas de Talento são neutros


Luke: Respire, apenas respire. Agora, alcance. O que você vê?
Rey: Luz. Trevas. Um equilíbrio.

A Força é neutra e busca equilíbrio. Arrogantes Jedi geraram o ressurgimento dos Sith. Snoke corrompeu Kylo. Kylo despertou Rey. Os talentos não são bons ou ruins. É o nosso uso deles que os qualifica. Quando os usamos de forma equilibrada, ficamos satisfeitos, produtivos e felizes.


Quando exageramos, perdemos a produtividade, podemos ferir os outros (mesmo sem ter a intenção). Quando não os usamos, não conseguimos desligar os filtros de realidade e sofremos ao ver os problemas e ficarmos inertes, procrastinando.


Valores também guiam os talentos. Uma pessoa com ética questionável pode usar seus talentos para tirar proveito dos outros, e será muito boa nisso. Em contraste, uma pessoa que tenha como valor fazer o bem será muito eficaz ao aplicar seus talentos para o bem comum.


Quando usamos bem os talentos, com produtividade e relacionamentos sadios, dizemos que estão na VARANDA. É o equivalente do lado luminoso da Força.
Já, quando os talentos não estão sendo produtivos, prejudicando o desempenho ou os relacionamentos, dizemos que estão no PORÃO. É o lado sombrio da Força.

E você, conhece seus talentos? Saiba mais como descobrir, clicando aqui.


2. Temas de Talento NÃO são Rótulos


Snoke (para Kylo Ren): Você não é Vader. Você é apenas uma criança numa máscara.

Rótulos podem representar barreiras ao potencial, quer sejam bons ou ruins. Ao tentar imitar Vader, Kylo Ren estava preso a um modelo, seu avô. De sua forma brutal e manipulativa, Snoke conseguiu libertar Kylo, mas isso custou caro, ao não perceber a traição tomar forma bem à sua frente. Luke também viu seu potencial ser frustrado ao carregar o rótulo de Mestre Jedi, salvador do universo e falhar como mentor de Ben Solo.


Ao responder o teste de perfil CliftonStrengths, seus Top5 temas de talento aparecem como resultado. Como há 34 temas no total, e a probabilidade de 2 pessoas terem os mesmos 5 temas na mesma ordem é de 1 em 33 milhões, o teste nos dá uma oportunidade de valorizarmos a singularidade de cada pessoa. Mesmo assim, há pessoas que podem tentar rotular outras com base em um tema específico. Evite isso. Os talentos trabalham em sinergia, e cada um usa seus talentos de forma diferente.


3. Lidere com Intenção Positiva


Rey: Como iremos reconstruir a força rebelde com isso?
Leia: Nós temos tudo o que precisamos.

Leia tornou-se uma líder respeitada, não apenas por sua coragem, mas por inspirar esperança em seus seguidores, liderando positivamente. Ela representa um equilíbrio na Força, e vemos que ela consegue usá-la, afinal é filha de Vader. Na ausência temporária dela, vemos Holdo liderando positivamente, mesmo com pouco combustível, apenas "fugindo", para criar um futuro para a Resistência.


Quando lidamos com os talentos, é importante focarmos no melhor de cada um. Isso não significa que não há espaço para melhoria. Pelo contrário, há sempre como se aperfeiçoar no uso dos talentos. Por isso é uma jornada. Quanto mais nos conhecemos, mais criativos podemos ficar sobre os usos de nossos talentos e pontos fortes. Por isso, investimos mais tempo nas regiões de maior potencial e um tempo menor para gerenciarmos nossos pontos fracos. Ignorar pontos fracos é imprudente, investir tempo demais neles é improdutivo.


4. As diferenças são uma vantagem


Holdo: Ele é um encrenqueiro de verdade.
Leia: Sim, ele é.
Holdo: Gosto dele.
Leia: Eu também.

Por diversas vezes, Poe Dameron gostaria que Leia e Holdo pensassem como ele, e não conseguia entender as ordens que recebia. Sem querer, seu heroísmo imaturo quase o tornou um vilão involuntário. Isso custou uma patente de comando e quase sua prisão. Já elas o entendiam, até por ter uma personalidade semelhante à do Han Solo, e apreciavam seu ímpeto. Leia podia simplesmente expulsá-lo, mas preferiu ensiná-lo a cada missão. Vemos nesse filme como investiram para que Poe Dameron se torne o próximo líder da Resistência. Da mesma forma, lideravam pessoas com diferentes talentos e pontos fortes, buscando libertar o potencial de cada um para a causa Rebelde.


Sobre equipes de alta performance, a cultura de Pontos Fortes estabelece um modelo para que cada um posso dar o melhor de si, do seu jeito. Isso fica claro com a linguagem e as práticas adotadas nessa cultura, que valorizam o ser humano e seu crescimento, com base na psicologia positiva. Uma vez que você entende melhor como funciona e é valorizado por isso, você se sente livre para fazer o mesmo com os outros. Imagine contar com 34 talentos para te ajudar a vencer obstáculos. A unidade na diversidade fará sua equipe vencedora.


Clique aqui para conhecer os 34 temas de talento CliftonStrengths.


5. As pessoas precisam umas das outras


Rey (para Luke): Algo dentro de mim, que sempre esteve aí, agora despertou e eu preciso de ajuda. Preciso de alguém para me mostrar meu lugar em tudo isso.
Yoda fantasma (para Luke): Transmita o que aprendeu. Força, mestria. Mas fraqueza, insensatez, fracasso também. Sim, fracasso acima de tudo. O maior professor, o fracasso é. Luke, nós somos o que eles crescem além. Esse é o verdadeiro fardo de todos os mestres.”

Ninguém vence uma batalha sozinho. Luke, Rey, Leia, Obi Wan, Yoda, todos se desenvolvem e amadurecem o uso da Força com ajuda dos outros, quer seja um mestre, um mentor, colegas, família e amigos.


A Jornada de Pontos Fortes também é algo que você não faz sozinho. Você descobre o equilíbrio no uso dos talentos ao interagir com os outros. Como coach, tenho visto meus clientes terem insights sobre seus talentos em ação nas sessões e workshops que conduzo, mas também ao compartilharem seus Top 5 com familiares, colegas e amigos.


Sobre a importância dos relacionamentos e como isso está ligado à gratidão, recomendo ler meu artigo: "É impossível chegar lá sozinho"


Comece sua Jornada de Pontos Fortes ainda hoje!


Escrevi um guia para te ajudar a começar. Acesse "Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes"


Mora em SP? Participe de um encontro do Meetup Descubra seus Pontos Fortes SP.

Como evangelista e coach do CliftonStrengths, minha missão é divulgar a cultura dos Pontos Fortes, então fique à vontade para entrar em contato comigo para conversar sobre oportunidades para sua empresa ou para seu desenvolvimento profissional e pessoal.


Tenha um ótimo 2018 e que a Força esteja com você.


Calebe Luo - evangelista de Pontos Fortes CliftonStrengths, coach certificado pela Gallup e fã de Star Wars.

56 visualizações

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social