top of page

Potencialize seus Talentos com os 4 Catalisadores dos Pontos Fortes


Calebe Luo segurando o livro Soar with Your Strengths, de Donald O. Clifton
Livro Soar with Your Strengths, de Donald O. Clifton e Paula Nelson

Pontos Fortes não se desenvolvem no vácuo. Talentos demandam intenção, atenção e esforço para se transformarem em Pontos Fortes. É como fazer ginástica com o cérebro: o exercício constante treina sua mente para você dar o seu melhor quando for necessário.


Agora, você não precisa ir a uma academia para treinar seus talentos. Você pode fazer no próprio ambiente de trabalho ou em casa, num processo de melhoria contínua e lifelong learning.


Como? Através dos 4 catalisadores dos Pontos Fortes, que o psicólogo Donald O. Clifton descreve no livro "Soar with your Strengths" e que apresento nesse artigo.



Como potencializar seus talentos



Numa analogia com os músculos do corpo, Pontos Fortes se desenvolvem com seu uso constante e se atrofiam com a falta de prática. A neurociência explica: neurônios que disparam juntos, ligam-se juntos. Quanto mais um circuito neuronal é acionado, mais forte ele fica.


Agora, apenas treinar por treinar pode ser tedioso e desmotivante.


Os melhores atletas não ficam apenas treinando, assim como os melhores atores não ficam apenas ensaiando, e os melhores profissionais não ficam apenas estudando ou simulando. Eles colocam os talentos em prática, buscam performar pra valer, quer seja em jogos, peças, reuniões, etc. Eles avaliam os resultados de sua performance e encontram formas para se motivarem e construírem excelência.


Se talento é o potencial natural, Ponto Forte é a capacidade de apresentar desempenho quase perfeito numa tarefa específica, com consistência. É o resultado produtivo, no mundo real, que faz a diferença.

Don Clifton e sua equipe identificaram catalisadores, que aceleram essa transformação de talento em Ponto Forte, ao trazer direção, sentido e motivação ao processo.


Os 4 catalisadores dos Pontos Fortes, segundo Donald O. Clifton, são:

  1. Missão

  2. Relacionamentos

  3. Expectativas

  4. Celebração


Conhecendo os catalisadores, líderes podem criar um ambiente de trabalho de alto desempenho saudável, que engaja e motiva sua equipe a potencializar seus talentos individual e coletivamente.


Mas tudo isso começa com autoconhecimento. Para você começar a aplicar para si mesmo os catalisadores, deixei disponível para download gratuito o Canvas "Os 4 Catalisadores dos Pontos Fortes".


Como sementes de uma bela árvore frutífera, talentos se desenvolvem melhor e mais rápido em solo fértil, com constante cuidado. Espero que este artigo ajude você a cultivar seus talentos e otimizar seu desenvolvimento de Pontos Fortes.


Vamos explorar cada um dos catalisadores? Continue lendo.


Não tem tempo para ler? Assista os vídeos resumo na playlist de Shorts que gravei sobre os 4 catalisadores dos Pontos Fortes.


Você ainda não conhece seus talentos e Pontos Fortes? Comece por aqui.



1) Missão



Missão é aquilo que nos move, algo que aspiramos alcançar, algo altamente pessoal e que transcende a nós mesmos. Que diferença farei no mundo? Que diferença farei para aqueles ao meu redor?


Para os cristãos, utilizamos o termo vocação, um chamado divino para você viver . É você usar seus dons e talentos dados por Deus para cumprir seu chamado vocacional e viver uma vida de excelência.


Aristóteles compartilhava de uma visão semelhante:

“Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam, aí está a sua vocação." -Aristóteles

No modelo Ikigai, expandimos essa visão, ao entender propósito como a conexão entre você fazer o que você ama, fazer o que você faz bem, atendendo uma necessidade e você ser pago para isso.


Mandala Ikigai e Pontos Fortes, adaptado por Calebe Luo. Mostra como os pontos fortes ajudam a encontrar o que você ama e o que você faz bem.
Mandala Ikigai e Pontos Fortes, adaptado por Calebe Luo

Esse modelo começa pelo autoconhecimento. A partir dele, você pode buscar a melhor forma de servir com seus talentos dentro do seu contexto.


Missão de vida não é apenas para uns poucos que têm grandes projetos revolucionários que impactam toda a humanidade.


Missão pode ser fabricar um produto, atender pessoas, criar arte, cuidar de pessoas, liderar, projetar, programar, etc.


Missão é algo que faça a vida valer a pena ser vivida.

Missão de vida é mais do que metas ou objetivos, as famosas "cenouras" que perseguimos, como o Clóvis de Barros Filho explica brilhante e divertidamente:


Aplicando o catalisador Missão na prática

  1. Reflita e escreva um esboço de sua missão pessoal. (O livro Comece pelo Porquê de Simon Sinek pode ser um bom começo). Veja como seus talentos e pontos fortes se alinham com sua missão.

  2. Organize conversas sobre Missão com seus liderados.

    1. Pergunte para eles o que os motiva para virem trabalhar e o que os motiva a darem o seu melhor. (Cada pessoa tem uma motivação e um propósito diferente para fazer o que faz.)

    2. Peça para elas refletirem e escreverem um esboço de suas missões pessoais.

    3. Compartilhem entre si suas missões pessoais. Façam perguntas curiosas para entender as missões de cada um e suas motivações.

  3. Deixem à vista suas missões pessoais para vocês se lembrarem nos dias difíceis.

Perguntas para reflexão:

  • Qual é a sua missão pessoal?

  • Qual é a missão pessoal de seus liderados? Como essas missões se conectam com a sua?



2) Relacionamentos



O desenvolvimento de pontos fortes pode parecer uma atividade solitária de autoconhecimento. Mas é muito mais do que isso. Somos seres sociais, precisamos uns dos outros para potencializarmos nossos talentos.


Infelizmente vivemos numa epidemia de solidão, segundo o Dr. Vivek H. Murthy, Surgeon General dos Estados Unidos, que silenciosamente está ceifando muitas vidas: "A solidão e as fracas ligações sociais estão associadas a uma redução do tempo de vida semelhante à causada pelo consumo de 15 cigarros por dia e ainda maior do que a associada à obesidade."


"Ninguém cresce sozinho." -Shunji Nishimura, fundador da Jacto S.A.

Só nos relacionamentos interpessoais nós descobrimos os limites saudáveis de adotarmos nossos padrões naturais de pensamento, sentimento e comportamento. Assim conseguimos aprender como regular nossos talentos para entrarmos em sintonia com os outros.


A outra pessoa me ajuda a entender quem sou e como impacto o mundo externo. O que é muito natural para mim, pode ser muito estranho e difícil para o outro.


Segundo Don Clifton, potencializar talentos através de relacionamentos é o processo de investir nas outras pessoas ao fazer coisas para o bem do outro, sem buscar benefício próprio. É a soma de todas as nossas respostas para outro ser humano.


"Ubuntu: Sou o que sou pelo que nós somos." -expressão africana

Nelson Mandela compartilhou sua visão sobre o significado de Ubuntu:


Relacionamentos demandam investimento de tempo em conversas para líderes construírem confiança e segurança psicológica com seus liderados.


Aplicando o catalisador Relacionamentos na prática

  1. Faça uma lista com os relacionamentos mais importantes que você tem no trabalho. Permita que essas pessoas saibam que fazem parte dessa lista.

  2. Reflita sobre como cada pessoa ajuda você a expressar seus talentos. Peça feedback delas sobre seus talentos e pontos fortes.

  3. Seja intencional no cultivo desses relacionamentos. Agende conversas periódicas.

  4. Com seus liderados, realize conversas de coaching individuais semanais. As conversas podem ser de 5 a 10 minutos, informais, no café ou via WhatsApp. Qual o assunto? Progresso em relação às metas, como eles podem usar seus próprios pontos fortes para lidar com os desafios e quais obstáculos você pode ajudar a remover.

Perguntas para reflexão:

  • Como líder, como você tem desenvolvido seus pontos fortes em resposta a seus liderados e outras pessoas?

  • Que oportunidades você tem para ajudar seus liderados a desenvolverem os pontos fortes deles?



3) Expectativas



A clareza de expectativas é a necessidade mais essencial dos colaboradores, segundo a pesquisa de engajamento da Gallup.


Em média, metade das pessoas não tem clareza sobre o que se espera delas no trabalho. Isso significa que muitos estão tentando acertar um alvo, mas não tem certeza se esse alvo é o correto.


Líderes que investem nesse elemento encontram ganhos de 5% a 10% em produtividade. Expectativas claras evitam frustrações e retrabalho com "subentendidos".



Líderes transformadores individualizam, comunicam, quantificam e elevam o nível de suas expectativas.


Isso não significa que líderes devam criar sozinhos as expectativas e ficar esperando os resultados. Expectativas podem ser construídas em conjunto com liderados. Ao envolvê-los no processo, eles se sentem motivados e empoderados para darem o seu melhor e superarem as expectativas.


Aplicando o catalisador Expectativas na prática

  1. Faça um inventário de expectativas em relação aos seus stakeholders mais próximos (clientes, líderes, pares, parceiros, liderados).

    1. O que você espera deles?

    2. O que eles esperam de você?

  2. Convide seus stakeholders a fazerem esse exercício em relação a você e organize conversas para vocês alinharem expectativas e quando vão voltar a checar o progresso delas.

  3. Faça uma priorização das expectativas e um planejamento para revisá-las.

Perguntas de reflexão:

  • O que os membros da equipe esperam de você como líder?

  • Os membros de sua equipe têm clareza sobre o que você espera deles?




4) Celebração



O motivo número 1 para as pessoas deixarem seu emprego é a falta de reconhecimento. E reconhecimento não é simplesmente aumento de salário e promoção de cargo. Como seres sociais, temos necessidade de nos sentirmos apreciados e valorizados por quem somos e pela contribuição que fazemos.


Muitas vezes, a falta de sentir-se apreciado estimula o liderado a buscar uma compensação financeira. Conheço pessoas que abriram mão de ganhar mais para trabalharem com líderes que as apreciam. E conheço pessoas que sofreram burnout mesmo ganhando bem, porque a liderança era tóxica.


Agora, em termos de liderança, não é fazer a placa de funcionário do mês que irá motivar todos os seus colaboradores. Cada pessoa tem sua forma de se sentir apreciado. Na dúvida, pergunte: "Como você gostaria de ser reconhecido?"


Uma prática de reconhecimento efetiva é a arte do elogio. No artigo Como Elogiar (sem Falsidade) um Bom Trabalho explico como fazer um elogio significativo (personalizado, específico e merecido).


"O que reconhecemos nos outros ajuda a moldar sua personalidade e suas realizações futuras." -Tom Rath

Celebrações tanto individuais quanto coletivas ajudam a dar um senso de que estamos indo na direção certa e nossa contribuição tem valor.


Celebrar os Pontos Fortes é uma forma de focar na abundância, de construir a excelência no que fazemos, valorizando quem somos.


Aplicando o catalisador Celebração na prática

  1. Reflita sobre o que significa celebrar os sucessos e aprendizados para você.

  2. Converse com sua equipe, descubra o que faz eles se sentirem apreciados.

  3. Organize rituais de celebração, levando em conta as preferências de cada pessoa. Cuidado para não impor suas preferências aos outros. O ritual precisa ser significativo, algo pelo qual o grupo anseie positivamente, não um evento burocrático.

Perguntas de reflexão:

  • Qual foi a última vez que você se sentiu apreciado no trabalho? Como você pode experimentar mais disso?

  • Como está a sua prática de elogiar seus liderados?



Canva pessoal "Os 4 Catalisadores dos Pontos Fortes"


Canva Os 4 Catalisadores dos Pontos Fortes (versão pessoal)
Canva Os 4 Catalisadores dos Pontos Fortes (versão pessoal)

Montei esse Canva para ajudar você no processo de autoconhecimento. Ele oferece perguntas para você ganhar mais consciência sobre os catalisadores e como utilizá-los na construção de seus Pontos Fortes.




Por onde começar a trabalhar os 4 catalisadores dos pontos fortes com minha equipe?


Não existe catalisador ideal para começar o processo. Como cada líder é diferente, recomendo começar pelo catalisador que melhor potencializará os seus talentos naturais:

  • Se você tem mais facilidade em refletir sobre missão, faça isso primeiro e trabalhe para que a comunicação dela seja efetiva.

  • Se você tem mais facilidade em se relacionar, comece pedindo feedback de seus liderados, tenha conversas constantes com eles.

  • Se você lida melhor com metas, prepare-se e realize as conversas sobre alinhamento de expectativas.

  • Se você celebra com facilidade, comece a incorporar intencionalmente rituais de reconhecimento e celebração à sua prática de gestão.

Começando pelo seu ponto forte, você consegue gerar resultados mais rápido e ganha confiança e momento para abordar os outros catalisadores. (Mas não deixe de abordá-los.)

Lembre-se que você e seus liderados têm muito potencial a ser explorado e desenvolvido. Equipes funcionam quando aprendem a alavancar seus talentos e pontos fortes, numa relação de interdependência.


"Uma equipe baseada em Pontos Fortes é formada por pessoas imperfeitas, mas talentosas, que são valorizadas por seus pontos fortes e que precisam umas das outras para alcançar excelência individual e em equipe." -Gallup

Quando temos uma missão clara, com relacionamentos saudáveis, expectativas altas e adequadas e celebramos de forma significativa, construímos um ambiente propício para potencializar talentos e cultivar pontos fortes.


Em qual desses catalisadores você pode começar a atuar agora?



 

Sobre Calebe Luo


Calebe Luo, com as palmas das mãos abertas, oferecendo seus talentos de Conexão, Individualização, Estratégico, Excelência e Relacionamento
Calebe Luo, ACC (ICF)

Calebe Luo (o "Ninja dos Pontos Fortes") é um evangelista ativo e multiplicador da cultura de Pontos Fortes no Brasil desde 2016. Deixou uma carreira bem-sucedida em bancos para seguir seu chamado de desenvolver pessoas,


Fundou a Kenshin Coaching e participou da primeira formação Gallup no Brasil. O aluno evoluiu para mestre.


É trainer, mentor e coach de líderes e equipes. Ele é fã Disney, Marvel, mangás e cultura geek, marido da Flávia e pai de 3 crianças talentosas.


 

Referências:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page