Como Elogiar (sem Falsidade) um Bom Trabalho

Atualizado: 22 de set. de 2021



Vivemos numa sociedade carente de reconhecimento. Podemos até ficar desconfiados quando alguém nos elogia, procurando por segundas intenções. Como líderes, muitas vezes somos econômicos nas palavras. Afinal, a pessoa não fez nada mais do que a obrigação. Será?


Estatísticas da Gallup mostram que falta de reconhecimento é o maior motivo para as pessoas saírem das empresas. Um agravante: quanto mais talentoso for o colaborador, mais rápido ele sai.

O elogio é uma das ferramentas mais poderosas dos líderes para desenvolver e engajar os colaboradores, só que subutilizada ou mesmo ignorada.



Por que elogiar funciona?


Você sabia que, ao sermos elogiados, nossos cérebros liberam dopamina? Esse neurotransmissor estimula as áreas do cérebro associadas a recompensas e criam emoções positivas como satisfação e prazer. Um elogio ajuda a abastecer nosso tanque de bem-estar.


De acordo com a pesquisa sobre engajamento da Gallup, reconhecimento e os elogios regulares levam a:

  • menor turnover (saída voluntária de colaboradores),

  • maior engajamento entre colegas,

  • menos acidentes de trabalho,

  • maior lealdade e grau de satisfação dos clientes,

  • um aumento na produtividade geral.


"Globalmente, 4 em 10 pessoas dizem que receberam reconhecimento por um bom trabalho nos últimos 7 dias." - Gallup

Saiba mais neste episódio do podcast Talentos para o Sucesso. Ouça aqui:



Elogio como reforço positivo


Muitas pessoas não têm consciência sobre seus talentos e pontos fortes, acham "não tem nada demais, todo mundo faz assim." É o que chamamos de excelência inconsciente. Ao elogiar, a liderança tem a oportunidade de ajudar o colaborador a descobrir e valorizar aquilo que faz de único e especial, para fazer mais e melhor.

"O que reconhecemos nos outros ajuda a moldar sua personalidade e suas realizações futuras." -Tom Rath

Nos parques e hoteis da Disney, gestores são incentivados a dar um feedback instantâneo sobre comportamentos de excelência de seus colaboradores, num programa chamado "Great Service Fanatic" (Fanático por Serviço Excelente). O gestor preenche num cartão o que o colaborador fez de excepcional e entrega para o mesmo,


Minha irmã trabalhou durante uma temporada na Disney e ganhou um desses cartões, quando ajudou um cliente com deficiência a se locomover num restaurante temático. Até hoje ela guarda o cartão com carinho.



Elogio pode ser ruim?


"Se você for sincero, o elogio é efetivo. Se não for sincero, é manipulativo." Zig Ziglar
"Se você for sincero, o elogio é efetivo. Se não for sincero, é manipulativo." Zig Ziglar

A qualidade do elogio importa mais do que a quantidade.

"Eu sou absolutamente contra o positivismo e o otimismo excessivos. Qualquer emoção positiva que você esteja infundindo em um local de trabalho precisa ser fundamentada na realidade. Se não for realista, sincera, significativa e individualizada, não fará diferença." -Tom Rath

No livro Mindset, Carol Dweck adverte a não fazer elogios do tipo: "você é inteligente." Isso pode inflar o ego da pessoa e levá-la à armadilha de ficar com uma mentalidade fixa e ter que defender sua identidade: "Se sou inteligente, não posso errar." Por isso elogiar o que foi feito e o esforço são importantes. Isso as motivará a fazerem mais e buscarem continuar se desenvolvendo.


Elogios rasos também podem soar falsos, ou como "papo de vendedor". a impressão que fica é que "você diz isso para todos", ou "falou por falar". No livro "Seu Balde está Cheio", Tom Rath mostra que acima da razão 13:1 (13 interações positivas para cada 1 negativa), a produtividade cai.


Outro erro comum é o(a) líder achar que a equipe gosta de ser elogiada como ele(a) gosta. Isso costuma gerar frustração para ambos os lados e, algo que tinha um boa intenção, pode acabar gerando efeito contrário.


Elogios adicionados de feedback negativo, pra pessoa não "se achar" demais, também são inconvenientes. A pessoa pode esquecer o elogio e só ficar com a crítica na memória. Evite o "mas..." Escolha uma outra ocasião para falar sobre isso. Tem hora para tudo.



Como elogiar sem falsidade?



Elogios significativos são personalizados, específicos e merecidos.


Personalizados: Cada pessoa tem uma preferência pessoal sobre a forma de se sentir reconhecida. Quer descobrir como personalizar seu elogio? Pergunte para a pessoa: "Como Você prefere ser reconhecido(a)? Em público, privado, por escrito, verbalmente, ou outra forma? Conte para mim."


Específicos: Na hora de elogiar, cite o que você observou. Como uma testemunha, forneça detalhes. O que foi que a pessoa fez que chamou a sua atenção e você deseja que ela faça mais?


Merecidos: aqui você ajuda a pessoa a perceber o impacto de sua ação. Em caso de sucesso, como esse ato gerou impacto para você/cliente/área/projeto ou organização. Caso não tenha dado certo, se a pessoa fez a coisa certa, alinhada aos valores e propósito da organização, isso também é digno de elogio.


Veja esses 3 exemplos:

  • "Gosto muito do seu trabalho. Você é importante para nós."

  • "Sua apresentação foi muito bem feita. Parabéns!"

  • "Sei que você prefere que eu te diga no privado. Fiquei impressionado com sua argumentação defendendo a compra dessa nova tecnologia na apresentação de agora há pouco. As pessoas já conheciam os números, mas os exemplos e casos que você trouxe ajudaram o grupo a ter mais clareza e convicção para investirmos e atendermos melhor nossos clientes, Obrigado!"

Em qual deles o elogio foi personalizado, específico e merecido?



Check-list do elogio significativo e autêntico:

  1. A pessoa merece o elogio.

  2. O elogio é sobre algo específico.

  3. Personalizei o elogio. É algo que a pessoa gostaria de receber.

  4. Sei de que forma a pessoa prefere receber o elogio.

  5. Pensei sobre o melhor momento para dar esse reconhecimento.

  6. Reconheci os pontos fortes dessa pessoa.

Que tal ter acesso fácil a todas essas dicas? Baixe aqui o Canva gratuito "Elogio Significativo".


A prática ajudará você a refinar seus elogios e fazê-los cada vez mais mais naturalmente, do seu jeito.


Gostou do artigo? Compartilhe, curta e faça um elogio nos comentários. Ajude a mensagem a chegar para mais pessoas.



A importância de cultivar o hábito de elogiar


Elogios não duram eternamente. O efeito deles passa rápido. É importante que você transforme os elogios num hábito de liderança.


Por exemplo: Gostou deste artigo? Curta e pratique o elogio, deixando um comentário sobre o que foi mais útil para você. Ajude a mensagem a chegar para mais pessoas.