top of page

Livros sobre Pontos Fortes

Atualizado: 23 de nov. de 2021



Nos cursos e processos de coaching, clientes sempre me pedem indicações de livros sobre Pontos Fortes. Fico feliz, pois temos muitos títulos sobre o assunto e é sempre bom expandir o repertório de autoconhecimento.


Como coach e mentor, comecei a comprar esses livros para me aperfeiçoar na arte e ciência dos Pontos Fortes. Tenho livros novos e usados, em português, inglês e espanhol. Esses livros me deram muita base para entender melhor as nuances e aplicações de cada um dos 34 temas de talentos CliftonStrengths, além de guardarem pequenas jóias da história de Don Clifton e das pesquisas da Gallup.


Hoje, talvez meu acervo de livros sobre Pontos Fortes seja o maior no Brasil. Desses, escolhi 15 títulos que atendem desde executivos C-level até alunos universitários:


Vamos a um resumo rápido sobre cada livro. Conheça melhor cada um deles e boa leitura!


 

Livros sobre Pontos Fortes em português:


Temos 5 livros em língua portuguesa, listei-os em ordem sugerida de leitura.


Descubra seus Pontos Fortes 2.0 (Tom Rath)

Livro de Tom Rath, cientista da Gallup e neto de Don Clifton (criador do CliftonStrengths). Mostra os avanços da pesquisa da Gallup, com o lançamento do assessment StrengthsFinder 2.0 (em 2007). A principal novidade foi um relatório Top 5 personalizado (Strengths Insights) e dez ideais para ação para cada um dos 34 temas de talento CliftonStrengths.

"Você não pode ser o que quiser, mas pode ser bem mais do que já é." - Descubra seus Pontos Fortes 2.0

Se você deseja ter uma visão geral e aplicada dos Pontos Fortes, comece por esse livro.




 


Descubra seus Pontos Fortes (Marcus Buckingham e Donald O. Clifton)


Livro que apresentou ao mundo o assessment StrengthsFinder (atualmente CliftonStrengths). Explica a base teórica e a pesquisa por trás da construção do assessment, além de estratégias para liderança e implementação nas empresas.

"Seus talentos, suas conexões sinápticas mais vigorosas, são a matéria-prima mais importante para o desenvolvimento de pontos fortes. Identifique seus talentos mais poderosos, apure-os com técnicas e conhecimento e você estará no caminho certo para ter uma vida realmente produtiva." -Descubra seus Pontos Fortes

Se você deseja entender a base da pesquisa de Donald Clifton e porque desenvolver Pontos Fortes é mais eficaz do que corrigir pontos fracos. comece pelo livro Descubra seus Pontos Fortes.



 


Quebre todas as Regras (Marcus Buckingham e Curt Coffman)

O que os melhores gestores de pessoas fazem de diferente? Eles basicamente quebram todas as regras convencionais de gestão. Eles se baseiam em Pontos Fortes, focam no engajamento e orientam para o desempenho.


Antes de publicar Descubra seus Pontos Fortes, Marcus Buckingham escreveu o livro Quebre todas as Regras, que apresentou ao mundo o conceito do engajamento dos colaboradores, a pesquisa de engajamento Q12 e começou a falar sobre talentos e Pontos Fortes.

"Não perca tempo tentando botando para dentro o que está fora das pessoas. Tente extrair o que elas já tem dentro delas. Isso já é um trabalho difícil." -Quebre Todas as Regras

Se você deseja entender a estratégia de negócios para construir equipes de alto desempenho e entender melhor porque e como medir e melhorar engajamento dos colaboradores, comece por ler "Quebre Todas as Regras".



 


Destaque-se (Marcus Buckingham)

Depois de sair da Gallup, Marcus Buckingham abriu sua própria empra TMBC e criou o assessment StandOut, uma pesquisa para identificar os papeis fortes que uma pessoa exerce.


Com a COVID-19, Marcus disponibilizou gratuitamente o StandOut para ajudar pessoas a se conhecerem melhor e terem mais bem-estar na pandemia. Muito semelhante à estrutura do livro Descubra seus Pontos Fortes, o livro Destaque-se oferece ideias para cada pessoa alavancar seu próprio perfil a partir dos resultados do assessment StandOut.

"O sucesso sustentável só surge quando você pega o que tem de único e descobre como torná-lo útil." -Destaque-se

Gosto da simplicidade e objetividade do assessment, apesar de que sinto menos precisão no relatório. Na minha opinião, ele me soa mais tático do que estratégico. Por isso, considero-o mais fácil para a pessoa utilizar para se autodesenvolver do que o CliftonStrengths, que demanda um olhar mais profundo, de preferência com um coach.


Agora, sou fã de como o Marcus explica as coisas e defende a mudança de paradigma do foco no gap (o que falta) para o foco nos Pontos Fortes.



 

O Poder das Mulheres Fortes (Marcus Buckingham)

Um livro de empoderamento feminino com base em Pontos Fortes. Talvez a tradução do título tenha ficado exagerada. No original, significa: "Encontre sua Vida mais Forte". Marcus Buckingham apresenta dados de pesquisa sobre a vida atual das mulheres e de sua própria experiência como consultor de negócios em grandes empresas.

"Aceitar quem você é vai libertá-la da ilusão que existem milhares de escolhas 'certas'." -O Poder das Mulheres Fortes

Utilizando como base o assessment StandOut, o livro apresenta exemplos e ideias para mulheres alavancarem seus pontos fortes em seus diferentes papeis, além de estratégias para carreira, relacionamentos, criação de filhos e um futuro mais forte.



 

Livros sobre Pontos Fortes em inglês:


A vasta literatura de pontos fortes está em inglês. Além das versões originais dos livros acima, você encontra conteúdo que só está disponível nesse idioma.



It's the Manager (Jim Clifton, Jim Harter)

Livro base para líderes-gestores. Se você é alto executivo ou gestor de pessoas e não quer entrar em detalhes, comece por ler It's the Manager. O livro apresenta 52 insights importantes da Gallup sobre estratégia, liderança, gestão de pessoas, employee experience e o futuro do trabalho. Não precisa ser lido em ordem, escolha os tópicos que mais interessam.


O livro It's the Manager acompanha um código do CliftonStrengths Top 5 que dá acesso a conteúdos para gestores (em inglês) no Gallup Access.



 


Soar with Your Strengths (Donald O. Clifton e Paula Nelson)

9 anos antes de lançar o StrengthsFinder, Don Clifton publicou este livro para apresentar sua filosofia de gestão e negócios baseada em pontos fortes. Os principais pilares da cultura baseada em pontos fortes estão aqui.

"Descubra o que você faz bem e faça mais. Descubra o que você não faz bem e controle." -Soar with Your Strengths

Certos assuntos foram refinados ao longo do tempo, mas é muito bom ver como Clifton apresenta seu novo paradigma de desempenho das empresas de forma simples e inspiradora.


Se você deseja entender a teoria dos Pontos Fortes a partir da ótica de seu criador, leia Soar with your Strengths.



 


Strengths Based Leadership (Tom Rath e Barrie Conchie)


Um dos livros mais reveladores sobre liderança, que quebra o modelo: copie a fórmula do líder de sucesso. Após estudar mais de 1 milhão de equipes em todo o mundo, realizar mais de 20 mil entrevistas em profundidade e entrevistar mais de 10 mil liderados, a Gallup identificou que os melhores líderes se conhecem bem e sabem em quais situações são mais efetivos e em quais precisam de ajuda. Eles não tentam ser tudo para todos, nem seguir a última modinha de liderança.


Quer você tenha um viés mais de Execução, Pensamento Estratégico, Influência ou Construção de Relacionamentos, você precisa entender quais são as necessidades de seus liderados e usar seus talentos para atendê-las.

"Líderes são tão fortes quanto as conexões que eles fazem com cada pessoa em sua equipe." -Strengths based Leadership

Além dos insights valiosos, o livro vem com um código especial do CliftonStrengths Top 5 que abre ideias para você liderar alavancando seus talentos dominantes.




 

Wellbeing at Work (Jim Clifton e Jim Harter)

Não é alimentação saudável ou rotina de exercícios que faz mais diferença no bem-estar das pessoas. A pesquisa da Gallup sobre bem-estar (publicada no livro Wellbeing - the Five Essential Elements), identifica 5 elementos essenciais do bem-estar humano: Carreira, Social, Financeiro, Físico e Comunidade. Desses 5 elementos do bem-estar, o de carreira é a fundação dos outros.

"Pessoas com alto bem-estar de carreira tem mais do que o dobro de probabilidade de estarem com bem-estar geral na vida." -Wellbeing at Work

Parece estranho, mas se você parar para pensar, passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho. Lá podemos desde nos energizar e prosperar até experimentar muito estresse, raiva ou sofrimento.


Com foco em líderes de empresas, esse livro mostra como uma cultura de Pontos Fortes ajuda na construção de equipes resilientes, engajadas e prósperas.



 


Teach with Your Strengths (Rosanne Liesveld e Jo Ann Miller)

Donald O Clifton foi um psicólogo educacional da Universidade de Nebraska, que dedicou boa parte da sua carreira para ajudar alunos e professores a serem mais bem sucedidos e terem vidas mais realizadas.


Escrito após o seu falecimento, por especialistas da Gallup em educação, o livro Teach with your Strengths quebra mitos como o "método mágico à prova de professores" e "qualquer um pode ser professor".

"Pensar que ensinar não requer talento leva a um padrão educacional medíocre. O que leva a professores medíocres e alunos medíocres (ou pior)." -Teach with your Strengths

O livro apresenta ideias para professores alavancarem seus talentos naturais para serem mais efetivos e inspirarem seus alunos no processo de aprendizado.


Compilei algumas das ideias na série #34mestres no Instagram. Acesse ideias para talentos de A-E ou talentos de F-Z.





 


Strengths Based Selling (Tony Rutigliano e Brian Brim)

A chave para o sucesso em vendas é seguir um conjunto certo de passos ou técnicas. Apenas siga os conselhos deste guru ou daquele palestrante e você será o melhor! Só que não!


Vendedor não é tudo igual... E a Gallup mostra o que sua pesquisa com profissionais de vendas descobriu: Os vendedores de alto desempenho usam seus talentos a seu favor para concretizarem suas vendas.

"Não existe o jeito certo de vender. Você terá seus melhores resultados ao construir em cima de quem você já é." -Strengths based Selling

Se você está trabalhando com vendas ou lidera uma equipe de profissionais de vendas, utilize Strengths based Selling para alavancar seus resultados, do seu jeito.





 

CliftonStrengths for Students


Livro dedicado a alunos universitários. Como ter uma experiência mais rica no campus, nutrir relacionamentos saudáveis e crescer como pessoa. Autoconhecimento é uma jornada sem fim, e quanto mais cedo começar, mais frutos a pessoa colherá ao longo da vida. Além de apresentar a teoria de Pontos Fortes, o livro mostra as seis grandes experiências acadêmicas que impactam o sucesso profissional, com base em pesquisa da Gallup e da Universidade de Purdue.


"Quando você conhece seus Pontos Fortes, você conhece o valor que você traz para o mundo à sua volta. Você sabe quando e como você está no seu melhor. E quando você sabe seus Pontos Fortes, você tem uma visão holística de todas as pessoas e experiências que marcam sua vida no campus e além." -CliftonStrengths for Students


Se você está na faculdade ou tem filhos nessa fase, este livro é um valioso companheiro de autoconhecimento. O código CliftonStrengths Top 5 que vem no livro oferece acesso a material extra para você se conhecer melhor e prosperar na vida acadêmica e pessoal.



 

Living Your Strengths (Albert L. Winseman, Donald O. Clifton, Curt Liesveld)

Dedicado para o público cristão, o livro apresenta a base teológica para o desenvolvimento de Pontos Fortes, com versículos bíblicos e ideias para você desenvolver sua fé e servir com alegria, com base em seus temas de talentos dominantes.

"Precisamos uns dos outros. Juntos, como o Corpo de Cristo, podemos alcançar muito mais do que poderíamos sozinhos. Quando reconhecemos, celebramos e desenvolvemos a diversidade de talentos que vive conosco, estamos cumprindo o propósito de Deus não apenas para nossas vidais individuais, mas também para a Igreja." -Living your Strengths

Também disponível em espanhol (Viva sus Fortalezas). Saiba mais sobre talentos e a Bíblia. Veja também versículos sobre talentos.




 

Strengths Based Parenting (Mary Reckmeyer e Jennifer Robinson)

Não existe "o jeito certo" de criar filhos, nem crianças são apenas fruto de sua criação, como se fossem páginas em branco. Como temos visto em todas as pesquisas da Gallup, cada pessoa é singular e possui uma combinação de talentos única.


Escrito por Mary Reckmeyer, PhD, diretora do Centro Donald O. Clifton de Desenvolvimento de Crianças e cocriadora do assessment StrengthsExplorer (para crianças de 10-14 anos), Strengths based Parenting oferece muitos insights sobre como observar e ajudar seus filhos a se desenvolverem onde possuem mais potencial.

"Isso é do que a criação de filhos com base em Pontos Fortes se trata: usar seus taletnos para ajudar você a criar e ensinar seus filhos a usarem os talentos deles para ajudá-los a crescerem." -Strengths based Parenting

Se você tem filhos e deseja prepará-los desde cedo a focarem no seu potencial natural, este é o livro.



 

Expanding your Strengths (Curt Liesveld)

Literatura avançada para quem quer se aprofundar nos temas de talentos CliftonStrengths. Imagina que seus temas de talento são como os elementos da tabela periódica. O que pode acontecer quando você misturá-los?


Temos a Dinâmica de Talentos, um tópico que ensino no curso Gallup Global Strengths Coach, formação oficial de coaches de Pontos Fortes, oferecido no Brasil e em Portugal pela Ynner Treinamentos.

"Quanto mais você examinar a dinâmica dos talentos na sua vida, mais você entenderá como seus talentos fazem você quem você é." -Expanding your Strengths

Se você deseja se conhecer melhor, ou se você lidera equipes e busca da feedbacks construtivos efetivos, aprenda mais sobre a dinâmica de talentos com o livro Expanding your Strengths.




 

Já leu algum desses livros? Comente aqui e ajude os outros a escolherem uma boa leitura.


Livros são uma ótima forma para você se desenvolver, mas nada supera interação pessoal, afinal, não percebemos nossos próprios vieses naturais, nem nossos pontos cegos.


Conte com o Coaching & Mentoring de Pontos Fortes para você amadurecer o domínio sobre seus talentos. Vamos além da interpretação dos resultados. Eu ajudo meus clientes a aplicarem de forma intencional seus talentos para serem mais produtivos, engajarem suas equipes e terem relacionamentos mais saudáveis com seus colegas.


Como coach e mentor de pontos fortes, ajudo clientes a:

  1. obterem clareza sobre a situação na qual se encontram,

  2. a refletirem melhor sobre seus comportamentos e impactos,

  3. terem novas perspectivas,

  4. ter ideias tangíveis que possam colocar seus talentos em prática.


 

Sobre o autor:


Calebe Luo (o "Ninja dos Pontos Fortes") é um evangelista ativo e multiplicador do movimento de Pontos Fortes no Brasil desde 2016. Durante uma carreira de sucesso em serviços financeiros, ele descobriu sua paixão por desenvolver pessoas e seguiu este chamado iniciando uma nova carreira fundando o Kenshin Coaching e participando da primeira formação Gallup no Brasil. É trainer, mentor e coach de indivíduos, casais e equipes profissional e eclesiasticamente. Ele é fã Disney, Marvel, mangás e cultura geek.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page