top of page

Resumo do Livro Descubra Seus Pontos Fortes 2.0

Atualizado: 11 de nov. de 2021



Com mais de 6 milhões de cópias vendidads no mundo, o livro Descubra seus Pontos Fortes 2.0, de Tom Rath, dá continuidade ao bestseller do Dr. Donald O. Clifton, pai da psicologia de pontos fortes e Marcus Buckingham, ex-cientista da Gallup.


Rath mostra a evolução da ferramenta CliftonStrengths, focando no lado prático da aplicação dos talentos. Mais do que um teste para você conhecer seus principais padrões de pensamento, sentimento e comportamento, o livro e as ferramentas de apoio ajudam você a entender como se destacar com eles e como desenvolvê-los no dia-a-dia.


O livro apresenta uma estatística alarmante sobre o mercado de trabalho. Numa pesquisa com mais de 10 milhões de pessoas, apenas 1 em cada 3 concordou plenamente que: "No meu trabalho, tenho a oportunidade de fazer o que faço de melhor todos os dias." Mas que diferença isso faz?


A pesquisa da Gallup concluiu que o maior potencial de crescimento das pessoas está em desenvolver seus pontos fortes, não ficar corrigindo suas deficiências. Isso leva a maior produtividade no trabalho e melhor qualidade de vida.


Pessoas com conseguem fazer o seu melhor todos os dias têm probabilidade 3x maior de relatarem ter excelente qualidade de vida e 6x maior de serem engajados no trabalho.



O que mudou na Versão 2.0?


Internamente, o teste CliftonStrengths foi totalmente revisado. O número de pares de descritores reduziu de 180 para 177. Os 34 temas de talento continuam os mesmos. Para saber mais sobre a história do teste, leia o artigo A História da Ciência dos Pontos Fortes.


A principal melhoria que o leitor pode perceber está nos materiais de apoio:


  • O relatório de Percepções de Pontos Fortes (Strengths Insights) mostra no que você se destaca, a partir de uma base de dados de mais de 5 mil percepções de pontos fortes coletadas e analisadas pelos cientistas da Gallup. Esse relatório é personalizado, então o parágrafo de percepções leva em conta a ordem dos talentos do seu perfil. Por exemplo: duas pessoas com o tema de talento Analítico em seus Top 5 terão descrições distintas da manifestação de seus talentos,

  • Além disso, leitores têm acesso a 10 ideias para colocar cada tema de talento em ação. Então cada pessoa consegue tem 50 ideias para escolher como prefere se desenvolver.

Se você já respondeu o teste que veio com o livro "Descubra Seus Pontos Fortes" de Clifton e Buckingham, não precisa responder o teste novamente*. Veja no final do artigo como proceder.*



O Caminho de Maior Resistência


Muitos programas de treinamento são desenhados para construir competências para nos tornarmos quem não somos, ignorando talento, na ideia de que tudo é uma questão de técnica e experiência. A premissa básica é que: "Você pode ser o que quiser, basta se esforçar."


O mito de que podemos ser o que quisermos é tão forte que mesmo nos exemplos reais de pessoas extraordinárias, como Michael Jordan, parece que ele só se tornou o "Air Jordan" por causa de seu esforço. Mas lembrem-se de que o Jordan 23 do Chicago Bulls também entrou de cabeça no Baseball e no Golf, com desempenho mediano (ou pífio, dependendo dos críticos), pra depois retornar ao basquete e ganhar mais títulos.


Desde a escola somos ensinados a focarmos no que vamos mal. "Deixe as matérias com notas boas cuidaram de si mesmas, devote seu tempo para cuidar de suas deficiências." Contamos histórias e fazemos filmes que reforçam a ideia de que o importante é o esforço, não o talento. Pior, que talento é inimigo do esforço. Precisamos mudar isso.


A pesquisa científica da Gallup aponta que cada um de nós tem um potencial de sucesso maior em áreas específicas e que a chave para o desenvolvimento humano é crescer a partir do que você ja é.


"Você não pode ser o que quiser - mas pode ser bem mais do que já é." -Curt Liesveld


A Fórmula do Ponto Forte


Rath apresenta a fórmula para se construir Pontos Fortes.




TALENTO X INVESTIMENTO = PONTO FORTE


onde:

  • TALENTO: uma maneira natural de pensar, sentir ou se comportar

  • INVESTIMENTO: tempo dedicado à prática e ao desenvolvimento de suas habilidades e de sua base de conhecimento

  • PONTO FORTE: capacidade de apresentar de modo consistente um desempenho próximo à perfeição

A multiplicação ajuda a ilustar a importância do talento e do esforço de forma combinada, não isolada. Só talento não adianta. Só esforço também não. Ambos são necessários.



Seus Pontos Fortes na Prática


Nessa parte do livro, temos fichas sobre cada um dos 34 temas de talento, com as seguintes informações:


  • Parágrafo descrevendo manifestações do tema de talento

  • 3 depoimentos de quem tem o tema de talento

  • 10 ideias para ação

  • 3 ideias para trabalhar com alguém que tenha esse tema de talento dominante

Essa parte é muito útil para gestores conhecerem melhor os talentos de suas equipes, uma vez que a equipe tenha respondido a ferramenta CliftonStrengths.


Conclusão


O livro conta uma anedota que nos ajuda a refletir sobre a importância de valorizarmos e não desperdiçarmos o potencial das pessoas. Quantos podem estar vivendo de forma medíocre, não aproveitando seu maior potencial natural para o alto desempenho? Quantos talentos são desvalorizados por serem vistos como defeitos?


"Todo ser humano possui talentos que estão apenas esperando ser descobertos." -Tom Rath

O livro Descubra seus Pontos Fortes 2.0 é publicado pela Editora Sextante e está à venda nas melhores livrarias físicas e online.


Para saber mais sobre Coaching e Mentoring baseado em Pontos Fortes, clique aqui.


 



*Observações:


12 anos se passaram desde a publicação original desse livro. As atualizações do teste em inglês foram lançadas em 2007. Em português, a atualização veio no final de 2017. Hoje todos respondemos a mesma versão 2.0 e temos disponível as mesmas ferramentas e relatórios.


Caso já tenha respondido a versão 1.0 do CliftonStrengths antes de 2018, não se preocupe. Acesse https://www.gallup.com/access/, coloque seu e-mail e senha e faça a atualização gratuita para a versão 2.0. Se você respondeu a partir de 2018, já está usando a versão 2.0.


6.177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page