top of page

Pontos Fortes de Pantera Negra: Wakanda para Sempre

Atualizado: 19 de jun. de 2023


Capa das comics Shuri e Wakanda Forever

Conheça os talentos Top 5 de Shuri, Okoye, Riri Williams e Namor. Alerta de Spoilers pela frente!


Pantera Negra: Wakanda para Sempre encerra a quarta fase do Universo Cinemático Marvel (MCU). E que encerramento! Além de apresentar novos personagens, o filme expande nosso entendimento sobre as tensões políticas e abre espaço para os mutantes!

Neste artigo, vou compartilhar algo que me intrigou com o filme e minha análise sobre o perfil de talentos CliftonStrengths Top 5 de Shuri, Okoye, Riri Williams e Namor.


Vamos lá?



Jogos Políticos em Pantera Negra: Wakanda para Sempre


Os filmes da Marvel costumam abordar de leve questões geopolíticas. Sokovia serviu mais para a discussão do registro de seres com superpoderes do que qualquer outra coisa.


Mas eis que o reino de Wakanda oferece elementos muito interessantes: Wakanda é uma monarquia absolutista, isolacionista, tribal, tecnológica e monopolista (única fonte de Vibranium no mundo) e representa um "perigo" às democracias.


Wakanda para Sempre aborda o conflito de 3 tipos de governo, e esse pano de fundo move toda a história do filme:

  • EUA, França e países democráticos desenvolvidos: discurso politicamente correto na ONU, operações com mercenários nos bastidores.

  • Wakanda: proteção do Vibranium, não se mete com os outros, se atacado, defende-se. É o caminho da harmonia, no estilo Jedi ou prof. Xavier.

  • Talokan: proteção do Vibranium, sentiu ameaça, ataca para não ser atacado. É o caminho da dominação, no estilo Sith ou Magneto.

Por que essa questão geopolítica é bacana?


Filmes de super-heróis costumam ter um supervilão que quer dominar o mundo para encher seu próprio ego. Os heróis enfrentam o vilão e fim da história. Wakanda para Sempre fica mais próximo de Duna (com uma distância de anos luz, diga-se de passagem), em que decisões político-econômico-militares têm impacto nos combates entre os personagens.


Cada lado vê o outro como vilão, com consequências nas relações entre as nações. Creio que o filme conseguiu retratar de forma bem didática esses pontos.


Enfim, os vilões dessa história são os países desenvolvidos, que cobiçam o Vibranium desses povos atrasados.


Vamos agora falar sobre talentos!



Análise de Perfil de Talentos


Um dos meus hobbies é identificar talentos e pontos fortes das pessoas e personagens. Em inglês chamamos isso de "Strengths Spotting".


Pesquiso sobre os personagens, leio sites sobre a versão dos quadrinho, assisto novamente algumas cenas, busco encontrar o que as motiva, frases de efeito e traços de personalidade.


Em Wakanda para Sempre, temos personagens com personalidade marcante, o que ajuda bastante na análise.


Bora descobrir os pontos fortes de Shuri, Okoye, Riri Williams e Namor!



Top 5 da Shuri


Princesa Shuri é uma cientista brilhante. Tão brilhante que surpreendeu Tony Stark e Bruce Banner sobre a construção da inteligência artificial de Visão em Vingadores Guerra Infinita.


De irmãzinha do T'Challa à nova Pantera Negra, vemos como ela amadureceu (e o quanto sofreu nesse processo).


Diferente de seus pais e irmão, ela não segue as tradições, ela prefere construir o futuro através da ciência do Vibranium.


Os talentos Top 5 de Shuri são:

  1. Analítico

  2. Intelecção

  3. Realização

  4. Futurista

  5. Positivo

Shuri trabalha bastante, está sempre evoluindo sua tecnologia. Pragmática, ela testa, retesta, experimenta, aprende. Ela prefere o processo científico à magia. Ela gosta de passar tempo com sua família e um círculo mais restrito de relacionamentos.


Uma frase de impacto de Shuri:

"Mãe, ele (T'Challa) não estava lá. a pressão que você sentiu foi só um construto da sua mente." -Shuri



Top 5 da Okoye


Leal, determinada, precisa, elegante, clássica. General Okoye, líder das Dora Milaje, não brinca em serviço.


Os talentos Top 5 de Okoye são:

  1. Responsabilidade

  2. Autoafirmação

  3. Contexto

  4. Disciplina

  5. Excelência


Okoye é leal à sua rainha, a seu reino. Ela se sacrificaria por Wakanda sem hesitar. Poucos personagens da Marvel expressam tamanha fidelidade.


Uma frase de impacto de Okoye:

"Eu te disse 5 minutos. Te dei 6." -Okoye



Top 5 da Riri Williams


Esperta, curiosa e empreendedora, Riri Williams foi originalmente criada pelo brasileiro Mike Deodato, um dos mestres dos quadrinhos.


O filme não explora muito o que ela pensa, aqui é mais para introduzir a personagem para ser desenvolvida mais tarde na série Coração de Ferro na Disney+.


Só sabemos que ela conseguiu, aos 19 anos, fazer engenharia reversa se um Reator de Arco Stark e construir sua própria versão de armadura tipo Homem de Ferro, com uma ênfase na parte do vôo.


Os talentos Top 5 de Riri Williams são:

  1. Restauração

  2. Analítico

  3. Estudioso

  4. Ideativo

  5. Adaptabilidade


Okoye é leal à sua rainha, a seu reino. Ela se sacrificaria por Wakanda sem hesitar. Poucos personagens da Marvel expressam tamanha fidelidade.


Uma frase de impacto de Riri Williams:

"Boa sorte ao enfrentar o Namor com um aquecedor." -Riri Williams



Top 5 de Namor


Namor é vilão ou anti-herói? Como nos quadrinhos, o foco do Príncipe Submarino é seu reino. Como regente de Telokan, ele quer proteger seus habitantes das ameaças do mundo. E usará toda a sua força e a de seus exércitos para isso.


Os talentos Top 5 de Namor são:

  1. Autoafirmação

  2. Comando

  3. Crença

  4. Relacionamento

  5. Estratégico.


A estratégia de Namor segue o melhor estilo Cobra Kai: ataque primero, ataque duro e sem clemência.


Uma frase de impacto de Namor:

"Só as pessoas mais quebradas podem ser grandes líderes." -Namor


Wakanda para Sempre: Resumo dos talentos Top 5:

  • Shuri: Analítico, Intelecção, Realização, Futurista, Positivo

  • Okoye: Responsabilidade, Autoafirmação, Contexto, Disciplina, Excelência

  • Namor: Autoafirmação, Comando, Crença, Relacionamento, Estratégico

  • Riri Williams: Restauração, Analítico, Estudioso, Ideativo,


E você, conhece seus talentos Top 5?


Capa do Livro Descubra seus Pontos Fortes 2.0 de Tom Rath

Você pode tentar descobrir seus talentos usando as 5 pistas empíricas, ou responder o teste do livro Descubra seus Pontos Fortes 2.0.



Final Feliz


Wakanda para Sempre encerra com força a quarta fase do MCU. Vamos ver agora como colocar tanto personagem novo num filme dos Vingadores (e imagina com os Thunderbolts?). Dá-lhe filme de mais de 3 horas!


Curtiu o filme? O que achou da análise? Deixe seu comentário aqui em baixo.


Que tal ler outros artigos geek & pop sobre pontos fortes? Clique aqui.



Vida longa e próspera!



 

Sobre o autor:

Calebe Luo apoiando a mão no queixo, pensativo.

Calebe Luo (o "Ninja dos Pontos Fortes") é um evangelista ativo e multiplicador da cultura de Pontos Fortes no Brasil desde 2016. Deixou uma carreira bem-sucedida em bancos para seguir seu chamado de desenvolver pessoas, Fundou a Kenshin Coaching e participou da primeira formação Gallup no Brasil. O aluno evoluiu para mestre.


É trainer, mentor e coach de indivíduos e equipes. Ele é fã Disney, Marvel, mangás e cultura geek, marido da Flávia e pai de 3 crianças talentosas.



 

Esse post é de cunho cultural, para democratizar os conceitos dos talentos CliftonStrengths. Todos os personagens são de propriedade intelectual da Disney, Inc. Os nomes e descrições dos temas de talentos CliftonStrengths são propriedade da Gallup, Inc.


This post is a cultural piece, created to democratize CliftonStrengths culture. All characters are intellectual property of Disney, Inc. Names and descriptions of CliftonStrengths talent themes are property of Gallup, Inc.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page