Aladdin é um menino pobre, porém de bom coração, que sobrevive fazendo pequenos furtos em Agrabah. A vida não é fácil, e ao fugir dos guardas, ele expressa seus talentos de Ativação, Carisma, Positivo, Adaptabilidade e Autoafirmação livremente na sua música de entrada.
"Só um pode entrar aqui. Um de grande valor interior. Um diamante bruto!" - Caverna do Tesouro
O diamante bruto é uma metáfora que usamos para talentos brutos, que precisam amadurecer. E Aladdin é um ótimo exemplo disso.
Entra Jasmine, uma princesa de caráter forte e determinado, infeliz com sua falta de liberdade em relação a seu futuro. Ela expressa seus talentos de Comando, Inclusão, Disciplina, Foco e Realização ao longo da história. O sultão, todo poderoso em Agrabah, após discutir com Jasmine, desabafa com Rajah, o tigre de estimação dela: “Espero que você nunca tenha filhas!”
No mesmo dia em que é desprezado por um príncipe esnobe, mais tarde Aladdin conhece acidentalmente Jasmine no mercado e a salva de uma enrascada. Ambos vivem uma rápida aventura, Aladdin se apaixona por ela, mas sabe que não tem chance, por não ser nobre.
Ao esfregar a lâmpada mágica, Aladdin liberta o Gênio, que há milênios estava sozinho. Gênio rouba a cena com seus talentos Positivo, Estratégico, Organização, Comunicação e Relacionamento mostrando a Al todo o seu poder mágico e amizade sinceras. Aladdin pede para se tornar um príncipe, pois sabia que pela lei era a única forma de casar-se com Jasmine e desejava impressioná-la.
Ele começa a viver uma farsa como príncipe Ali de Ababwa, tentando falar de forma pomposa e mentindo descaradamente, copiando os príncipes que ele já tinha visto. Essa era a fórmula do sucesso em sua mente. Acontece que isso era o contrário do que Jasmine sonhava. Ao usar seu Carisma e sua Autoafirmação de forma improdutiva, Aladdin passa a imagem de ser outro príncipe arrogante, que só se importa com suas posses e quer tê-la como prêmio. Mas nem tudo está perdido, um convite inusitado muda tudo.
"Você confia em mim?" - Aladdin para Jasmine
Após o voo no tapete mágico, Jasmine descobre que Ali é na verdade Aladdin, mas ele novamente não tem coragem de dizer a verdade e explica que se disfarçou de plebeu assim como ela.
Jasmine se apaixona por Al, e ele fica com medo de perdê-la. Gênio comemora com seu talento Positivo e usa seu Relacionamento para aconselhar Aladdin a dizer a verdade. O Carisma imaturo de Aladdin não consegue libertar o Gênio....
Aladdin briga com todos os seus amigos. Essa crise o faz perceber que a farsa está custando tudo o que é mais valioso pra ele. Então ele decide contar a verdade, mesmo que isso custasse sua felicidade com Jasmine.
Mas Jafar atrapalha tudo, furtando a lâmpada mágica e se tornando sultão com seu primeiro pedido ao Gênio. Aladdin usa sua Ativação e Adaptabilidade para enfrentar Jafar.
Aladdin amadurece e descobre que não precisa viver um personagem, que ser ele mesmo era bom.
Após derrotar Jafar, Gênio tenta convencer Aladdin a se tornar príncipe novamente, pois Jasmine era uma mulher especial e ele não podia perdê-la.
Aladdin decide usar seus talentos para um objetivo altruísta. Sua virtude liberta 2 pessoas e abre um legado. Gênio fica livre de sua escravidão, Jasmine fica livre para escolher com quem se casar, e a mudança na lei significa que as próximas gerações de príncipes e princesas de Agrabah também herdarão esse direito.
Um novo mundo se abre diante desse diamante talentoso, que agora está lapidado e brilhando com seus Pontos Fortes!
Talentos CliftonStrengths dos personagens principais (por Calebe Luo):
Aladdin: Ativação | Adaptabilidade | Carisma | Positivo | Autoafirmação
Jasmine: Comando | Inclusão | Disciplina | Foco | Realização
Gênio: Positivo | Comunicação | Relacionamento | Estratégico | Organização
Jafar: Foco | Estratégico | Prudência | Individualização | Significância
Obs:
Esse post é de cunho cultural, para democratizar os conceitos dos talentos CliftonStrengths. Todos os personagens são de propriedade intelectual da Disney, Inc. Os nomes e descrições dos temas de talentos CliftonStrengths são propriedade da Gallup, Inc.
This post is a cultural piece, created to democratize CliftonStrengths culture. All characters are intellectual property of Disney, Inc. Names and descriptions of CliftonStrengths talent themes are property of Gallup, Inc.
Comments