top of page

Maratona de Pontos Fortes com Princesas Disney



O que as histórias das princesas Disney ensinam sobre protagonismo, virtudes e Pontos Fortes? Mais do que vestimentas, regalias ou o título, a Disney enfatiza que princesas são pessoas de virtudes e valores, que tratam todos com gentileza, que são admiradas por sua atitude positiva e corajosa.



Para ser uma princesa, simplesmente responda: "O que faz de você, você?"


São 12 as princesas oficiais da franquia Disney Princesa. E, curiosamente, as irmãs Anna e Elsa não fazem parte desta lista. (Se quiser conhecer os Pontos Fortes de Frozen, clique aqui.) Neste guia, conheça os temas de talento CliftonStrengths Top 5 das princesas Belle, Ariel, Moana, Rapunzel e Mulan.


Assista os filmes e desenvolva seus Pontos Fortes! Boa maratona!



1) Belle: Qual é o seu Sonho?


Top 5 CliftonStrengths da Belle: Estudioso | Ideativo | Desenvolvimento | Harmonia | Relacionamento


Belle não se contenta em ser aquilo que o vilarejo espera dela. Ela tem um sonho, de viver uma grande aventura, de sair do mundo pequeno ao seu redor e expandir seus horizontes.

"Eu quero muito mais do que esta vida provincial." -Belle

Mas a vida lhe reserva grandes surpresas, Ao se sacrificar por amor ao seu pai, ela fica presa no lugar dele, nas mãos de um Fera de temperamento explosivo. Belle precisa usar todos os seus talentos para sobreviver nessa nova situação e lidar com seu carcereiro.


A Bela e a Fera nos ensina que as aparências enganam, que é possível transformar um coração endurecido, com paciência e gentileza, a partir de seus talentos. E que mesmo um Fera é talentoso, e pode refinar seus talentos brutos.



2) Ariel: Qual é o preço dos seus Sonhos?


Top 5 CliftonStrengths da Ariel: Ativação | Positivo | Organização | Input | Conexão


Filha do rei dos mares, a princesa Ariel é dotada de um talento incrível para cantar. Mas ela gosta mesmo é explorar mais sobre os humanos e colecionar artefatos que afundaram no mar.


Ao resgatar o príncipe Eric de um naufrágio, ela se apaixona por ele e faz um perigoso pacto para se tornar humana temporariamente e viver uma junto com ele.

"O que eu daria para viver onde você está? O que eu pagaria para ficar aqui ao seu lado"? -Ariel

Ela abre mão de seu maior talento, sua voz. Sem seus amigos, Ariel estaria perdida e se tornaria escrava eternamente da bruxa Ursula.


A Pequena Sereia é uma história sobre o preço de nossos sonhos e como talentos complementares de uma equipe forte vencem o talento individual.



3) Moana: Qual é o seu chamado?


Top 5 CliftonStrengths da Moana: Autoafirmação | Estratégico | Ativação | Crença | Estudioso


Desde pequena Moana possui o chamado para explorar o oceano, mas constantemente é impedida por seu pai, que deseja que ela fique contente e segura dentro dos limites da ilha.


Ao chegarem numa crise ecológica, ela decide seguir seu chamado para salvar seu povo e parte rumo ao desconhecido.

"Veja aquela linha onde o céu encontra o mar, ela me chama. Ninguém sabe até onde ela vai," -Moana

Parte de sua tarefa é encontrar o semideus Maui, responsável pela crise ambiental, e convencê-lo a reparar seus erros e salvar sua ilha. Nessa aventura, vemos como os papeis se invertem, e o esperado salvador na verdade atua como mentor dela, pois ele mesmo não se considera mais herói após sua falha.


Moana é uma história sobre talentos, identidade, propósito e como as duas coisas se relacionam, ao termos a jornada do herói de Moana e a reabilitação de Maui. E como uma parceria complementar pode gerar um resultado incrível.



4) Rapunzel: Como você lida com suas restrições?


Top 5 CliftonStrengths da Rapunzel: Positivo | Imparcialidade | Estratégico | Carisma | Realização


Rapunzel é uma adolescente confinada numa torre, porém vive alegre, usando seus talentos para passar o tempo de forma produtiva e criativa. Sem saber da verdade, de que é uma princesa sequestrada desde bebê por uma mulher perigosa que se faz passar por sua mãe.


Ao ser encontrada por um estranho, Flynn Rider, ela decide fugir com ele de seu cativeiro, e aí vida começa de verdade. Ela descobre um novo mundo, pode experimentar a interação com outras pessoas e fazer novos amigos, inclusive despertar o que há de melhor num grupo de perigosos bandidos.

"Tenham sensibilidade! Vocês nunca tiveram um sonho na vida?" - Rapunzel

Com seu jeito leve de ser, ela vai cativando pessoas ao longo da jornada e descobre que é a princesa perdida, precisando confrontar sua captora e retornar a seus pais.


Enrolados é uma história sobre liberdade, sonhos e que talentos usados com amor podem trazer o melhor das pessoas à tona e transformar ambientes.



5) Mulan: Você consegue ser você mesma?


Top 5 CliftonStrengths da Mulan: Disciplina | Imparcialidade | Responsabilidade | Organização | Foco


Mulan é uma garota diferente das outras de sua vila. Ele tem as aptidões de luta herdadas de seu pai, um veterano de guerra que ficou deficiente após combater. Convocado para uma nova batalha, ele sabe que será sua última, mas vai servir pra honrar sua família.


Mulan, inconformada, se disfarça e toma o lugar do pai no exército. Durante o treinamento, precisa esconder quem é, ao mesmo tempo em que desenvolve suas competências como soldado.

"Quando meu reflexo mostrará quem eu sou por dentro?" -Mulan

Mas talento é difícil de se esconder. Ela se mostra melhor do que seus colegas nas artes marciais e nos desafios.


Mas esconder sua feminilidade reduz sua eficácia. Na versão live action, Mulan só consegue usar todos os seus Pontos Fortes quando tira seu disfarce e passar a lutar livre, do seu jeito. E assim, salva seu imperador e seu país.



Mulan é uma história sobre virtudes e autenticidade, sobre valores e escolhas. Sobre como lealdade, coragem, verdade precisam estar equilibradas com valorização da família. E sobre como manter as aparências limita nosso real potencial.



Fim dessa Maratona!


Espero que tenha gostado desse guia e que você possa se divertir, se emocionar e ter novos insights com as princesas Disney.


Deixarei aqui novamente as 5 perguntas para você refletir:

  1. Qual é o seu sonho?

  2. Qual é o preço do seu sonho?

  3. Qual é o seu chamado?

  4. Como você lida com suas restrições?

  5. Você consegue ser você mesma?

Investindo em autoconhecimento com base em seus Pontos Fortes, você pode buscar suas próprias respostas para essas reflexões.


Você se identifica com alguma dessas princesas? Comente aqui no blog!


Que outra séries você gostaria de assistir com uma lente de Pontos Fortes? Comente aqui no blog!


Boa jornada!


 

Leia também:




 

Sobre o autor:

Calebe Luo (o "Ninja dos Pontos Fortes") é um evangelista ativo e multiplicador do movimento de Pontos Fortes no Brasil desde 2016. Durante uma carreira de sucesso em serviços financeiros, ele descobriu sua paixão por desenvolver pessoas e seguiu este chamado iniciando uma nova carreira fundando o Kenshin Coaching e participando da primeira formação Gallup no Brasil. É trainer, mentor e coach de indivíduos, casais e equipes profissional e eclesiasticamente. Ele é fã Disney, Marvel, mangás e cultura geek.


 

Esse post é de cunho cultural, para democratizar a cultura de Pontos Fortes CliftonStrengths. Todos os personagens são de propriedade intelectual da Disney, Inc. Os nomes e descrições dos temas de talentos CliftonStrengths são propriedade da Gallup, Inc.

This post is a cultural piece, created to democratize CliftonStrengths culture. All characters are intellectual property of Disney, Inc. Names and descriptions of CliftonStrengths talent themes are property of Gallup, Inc.

223 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page