Maratona de Pontos Fortes com Toy Story



Se você fosse um brinquedo, como seria sua carreira? Sem brincadeira, a quadrilogia Toy Story pode ser vista como uma alegoria sobre escolhas na vida profissional. Aproveite este guia rápido para se divertir com os filmes e refletir sobre Pontos Fortes, carreira, parcerias e trabalho em equipe. Boa maratona!



Talentos dos Protagonistas


Toy Story tem muitos personagens bacanas, mas vou focar na dupla principal. Uma dos meus hobbies é imaginar o temas de talentos de personagens. Conheça os Top 5 CliftonStrengths de Xerife Woody e Buzz Lightyear, por Calebe Luo.


Xerife Woody:

Carisma | Estratégico | Responsabilidade | Individualização | Crença


Woody é um líder fiel às suas crenças e valores e não abandona seus companheiros. Querido por sua equipe, conhece bem cada membro e faz o seu melhor para que estejas motivados e produtivos.







Buzz Lightyear:

Ativação | Autoafirmação | Foco | Relacionamento | Realização


Impulsivo, confiante e competente, Buzz cumpre suas missões com precisão e eficiência.

É um líder de ação, toma riscos e resolve o que vier pela frente.







Vamos agora aos filmes! Enquanto você assisti-los, preste atenção nesses talentos em ação ajudando ou atrapalhando seus respectivos donos.



Toy Story 1: Competir ou Cooperar?



Numa empresa familiar Woody é o fiel líder da equipe, sendo o funcionário favorito do dono, Andy Davis. Sua pacata vida muda com a chegada de um novo colega, Buzz Lightyear, que traz consigo um currículo atualizado e tecnologia digital. Para refletir: Como os talentos de Buzz e Woody podem entrar em choque?


Woody perde seu lugar de destaque, fica com ciúmes de Buzz e passa a utilizar seus talentos para atrapalhar o novo concorrente. Ironicamente, ambos são forçados a se ajudar numa situação desafiadora.


Nesta grande aventura, Woody e Buzz aprendem a trabalhar em parceria, alavancar seus Pontos Fortes, cobrir seus pontos cegos e alcançar muito mais resultado juntos do que individualmente.


A pesquisa da Gallup identificou que parcerias complementares fortes apresentam 3 características marcantes:

  1. Um complementa os Pontos Fortes do outro.

  2. Um precisa do outro para realizar o trabalho.

  3. Um faz algumas coisas muito melhor do que o outro, e vice-versa.


Para reflexão: O que Woody traz para a parceria? O que Buzz traz? E como estão as suas parcerias, leitor?



Toy Story 2: Estabilidade ou Propósito?



Woody sofre um acidente e, machucado, deixa de ser convidado para um evento importante da empresa. Nesta aventura, ele precisa lidar com o medo da demissão. Após ter seu passe vendido numa operação de compra hostil, o xerife descobre suas origens e precisa escolher entre um emprego figurativo estável num museu ou voltar para a pequena empresa, sabendo que pode ser descartado um dia, mas até lá cumprindo seu propósito de vida.


Buzz não se contenta e lidera uma equipe para trazer seu parceiro e amigo de volta. Nesse meio, descobre no mercado de trabalho uma série de profissionais idênticos a ele, só que com ferramentas atualizadas. Ao confrontar um deles, lembra-se de como um dia também não tinha consciência sobre a realidade, assim como seus colegas.


Tanto Woody quanto Buzz desenvolvem seu autoconhecimento, ao serem expostos à realidade de outros ambientes de trabalho, e o senso de equipe como família aumenta. É possível observar vários dos 12 elementos do engajamento dos colaboradores. Escreverei mais sobre eles no futuro.


Para reflexão: Quanto a estabilidade no emprego é importante para você? Qual o propósito para o qual você trabalha?



Toy Story 3: Empresa Familiar ou Corporação?



Andy já está mais maduro e escolhe apenas Woody para acompanhá-lo num novo empreendimento. A equipe, temendo ser demitida, vai trabalhar numa instituição próxima, chamada Sunnyside. Ficam maravilhados com a estrutura e benefícios do local. Parece muito melhor do que a empresa familiar de Andy.


Após um discurso sedutor, o diretor Lotso aloca-os em funções de estagiários e diz que apenas aqueles que seguirem seu sistema terão chance de assumir funções superiores. Os amigos logo descobrem que trocaram sua casa por uma prisão, passando a ser tratados como números, numa estrutura de comando e controle.


Woody retorna para ajudar seus amigos e, após vários desafios em que o trabalho em equipe é fundamental, juntos conseguem sair da liderança narcisista de Lotso e retornam para a empresa familiar de Andy.


"Uma equipe baseada em Pontos Fortes é formada por pessoas imperfeitas, mas talentosas, que são valorizadas por seus pontos fortes e que precisam umas das outras para alcançar excelência individual e em equipe." - Gallup

Andy demonstra como se importa com seus colaboradores e apresenta-os para Boonie, uma jovem e criativa empreendedora, que os contrata e promete cuidar deles em sua startup.


Para reflexão: Como cada membro contribuiu com seus Pontos Fortes para o sucesso da equipe? Como Woody e Buzz lideraram? E você, como está sua interação com sua equipe?





Toy Story 4: Empregado ou Carreira Solo?




Após uma vida dedicada a seus patrões, Woody percebe que já não tem mais o mesmo impacto no serviço, nem influência. Na nova empresa, Bonnie delega a liderança para Dolly, uma líder menos experiente.


Numa viagem de negócios, Woody e Buzz têm oportunidades para refletir sobre consciência, propósito e felicidade. Buzz descobre sua voz interior e Woody passa a ser mentor de Garfinho, a única atividade que ainda lhe dá propósito.


Tudo muda quando ele reencontra sua ex-namorada Bo Peep, que agora vive uma carreira independente. Ela o confronta e o convida a juntar-se a ela e viverem a liberdade de terem seus próprios negócios independentes.


E agora, ele fica na empresa familiar até se aposentar ou segue carreira solo ao lado de seu amor?


Numa trama paralela, temos Gabby Gabby, que acredita que só será aceita quando for perfeita. Ao invés de focar em seus Pontos Fortes, ela está obcecada por seu ponto fraco e faz coisas terríveis por causa disso.


Donald Clifton, pai da psicologia de Pontos Fortes, defendia a revolução na forma de olharmos para nós mesmos.

"O que acontecerá quando pensarmos no que está certo com as pessoas, ao invés de nos fixarmos no que está errado com elas?" -Don Clifton

Como teria sido a vida de Gabby se ela desse mais valor a seus aspectos positivos?


Outra trama paralela é a de Duke Caboom, que por uma falha de expectativas foi demitido e tem a oportunidade de se provar novamente.


Toy Story 4 é um filme sobre segundas chances, sobre recomeços. Sobre estar perdido ou encontrado. É um belo final para Woody, Buzz e seus amigos. Ao infinito, e além!


Para refletir: O que dava senso de valor para Woody? E para Bo? E Buzz? E Gabby? E o que motiva a sua carreira?"



Fim da Maratona!



Espero que tenha gostado desse guia e que você possa se divertir, se emocionar e ter novos insights com a quadrilogia Toy Story. Tem uma playlist pronta no Disney+.


Que outra séries você gostaria de assistir com uma lente de Pontos Fortes? Comente aqui no blog!

Para reflexão: O que você aprendeu com esses filmes e que pode aplicar em sua vida profissional?




Calebe Luo (o "Ninja dos Pontos Fortes") é um evangelista ativo e multiplicador do movimento de Pontos Fortes no Brasil desde 2016. Durante uma carreira de sucesso em serviços financeiros, ele descobriu sua paixão por desenvolver pessoas e seguiu este chamado iniciando uma nova carreira fundando o Kenshin Coaching e participando da primeira formação Gallup no Brasil. É trainer, mentor e coach de indivíduos, casais e equipes profissional e eclesiasticamente. Ele é fã Disney, Marvel, mangás e cultura geek.


Esse post é de cunho cultural, para democratizar a cultura de Pontos Fortes CliftonStrengths. Todos os personagens são de propriedade intelectual da Disney, Inc. Os nomes e descrições dos temas de talentos CliftonStrengths são propriedade da Gallup, Inc.

This post is a cultural piece, created to democratize CliftonStrengths culture. All characters are intellectual property of Disney, Inc. Names and descriptions of CliftonStrengths talent themes are property of Gallup, Inc.

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social