Maratona de Pontos Fortes com Toy Story



Se você fosse um brinquedo, como seria sua carreira? Sem brincadeira, a quadrilogia Toy Story pode ser vista como uma alegoria sobre escolhas na vida profissional. Aproveite este guia rápido para se divertir com os filmes e refletir sobre Pontos Fortes, carreira, parcerias e trabalho em equipe. Boa maratona!



Talentos dos Protagonistas


Toy Story tem muitos personagens bacanas, mas vou focar na dupla principal. Uma dos meus hobbies é imaginar o temas de talentos de personagens. Conheça os Top 5 CliftonStrengths de Xerife Woody e Buzz Lightyear, por Calebe Luo.


Xerife Woody:

Carisma | Estratégico | Responsabilidade | Individualização | Crença


Woody é um líder fiel às suas crenças e valores e não abandona seus companheiros. Querido por sua equipe, conhece bem cada membro e faz o seu melhor para que estejas motivados e produtivos.







Buzz Lightyear:

Ativação | Autoafirmação | Foco | Relacionamento | Realização


Impulsivo, confiante e competente, Buzz cumpre suas missões com precisão e eficiência.

É um líder de ação, toma riscos e resolve o que vier pela frente.







Vamos agora aos filmes! Enquanto você assisti-los, preste atenção nesses talentos em ação ajudando ou atrapalhando seus respectivos donos.



Toy Story 1: Competir ou Cooperar?



Numa empresa familiar Woody é o fiel líder da equipe, sendo o funcionário favorito do dono, Andy Davis. Sua pacata vida muda com a chegada de um novo colega, Buzz Lightyear, que traz consigo um currículo atualizado e tecnologia digital. Para refletir: Como os talentos de Buzz e Woody podem entrar em choque?


Woody perde seu lugar de destaque, fica com ciúmes de Buzz e passa a utilizar seus talentos para atrapalhar o novo concorrente. Ironicamente, ambos são forçados a se ajudar numa situação desafiadora.


Nesta grande aventura, Woody e Buzz aprendem a trabalhar em parceria, alavancar seus Pontos Fortes, cobrir seus pontos cegos e alcançar muito mais resultado juntos do que individualmente.


A pesquisa da Gallup identificou que parcerias complementares fortes apresentam 3 características marcantes:

  1. Um complementa os Pontos Fortes do outro.

  2. Um precisa do outro para realizar o t