top of page

Você é Lebre ou Tartaruga?

Atualizado: 5 de mar. de 2023


Arthur Rackham, "The Hare and the Tortoise", ilustrado na obra Aesop's Fables. Publicado por Ballantyne & Co., Londres, 1912.

Num dia desses, a tartaruga e a lebre decidiram apostar uma corrida. A lebre, talentosa por natureza, sai na frente, ganha uma boa vantagem, mas decide parar no meio para descansar e acaba dormindo....


A tartaruga, no seu "devagar, mas sempre", ultrapassa a lebre e ganha a competição.


Moral da história? Esforço vence talento. Mas isso é uma meia-verdade. Talento sozinho não é garantia de vitória. Esforço sozinho também não...


Essa fábula pode nos levar a crer que existem 2 tipos de pessoa: as talentosas, porém preguiçosas, e as sem talento, porém esforçadas. Na boa, quem quer ser a tartaruga?

Está na hora de criar uma continuação para a fábula de Esopo:


A lebre, humilhada por ter perdido a corrida, chama a tartaruga para uma revanche. A tartaruga, confiante, não vê problema nisso e aceita o desafio.


As duas se preparam com muito esforço e dedicação para a corrida.


O dia da competição chega, o tempo está maravilhoso. O juiz dá a largada...

A lebre e a tartaruga dão o melhor de si, mas dessa vez a lebre não bobeia e voa baixo, vence a corrida e deixa a tartaruga comendo poeira.


Moral da história? Trabalho duro vence o talento, se o talento não trabalhar duro!



A Fórmula do Ponto Forte


Assim como na fábula, Ponto Forte é algo desenvolvido, não uma característica pessoal. Mas a base do Ponto Forte é o talento. Ao investirmos conhecimento, técnica e experiência, potencializamos nossos talentos e criamos Pontos Fortes. Isso se resume na fórmula do Ponto Forte: Talento x Investimento = Ponto Forte.


Saiba mais sobre a fórmula, clicando aqui.


Numa sociedade em constante mudança e com novas tecnologias surgindo a cada dia, conhecer nossos talentos é essencial para permanecermos competitivos e relevantes, pois são a base de nosso maior potencial para desenvolvimento pessoal e profissional.



Como desenvolver seus Pontos Fortes?


Você possui uma combinação única de talentos (padrões naturais de pensar, influenciar, relacionar-se e fazer as coisas acontecerem). O CliftonStrengths ajuda você a descobrir esses padrões.


Você pode, a partir de seus relatórios CliftonStrenghts e do Guia Kenshin, aprender mais sobre seus talentos e buscar aplicá-los mais intencionalmente em seus desafios profissionais e pessoais, construindo ou reforçando seus Pontos Fortes.


No processo de coaching baseado em Pontos Fortes, podemos trabalhar juntos o seu desenvolvimento de 2 formas:

  1. Do talento ao Ponto Forte: Desenvolver seu autoconhecimento de forma ampla, para você compreender melhor como funcionam seus talentos e a dinâmica entre eles, aumentar sua maestria sobre eles e gerenciar seus pontos fracos. Isso permite que você se destaque, construa uma carreira mais significativa e tenha mais qualidade de vida a partir de quem você é.

  2. Atingir uma meta de desempenho: Aqui temos o desempenho como ponto de partida e buscamos alavancar seus talentos dominantes para atingi-lo. No coaching executivo, trata-se de desenvolver uma competência comportamental do seu jeito, com base em seus talentos dominantes, os "músculos" que você precisa fortalecer.

Don Clifton dizia que os "melhores líderes sabem usar seus Pontos Fortes com a precisão que os melhores médicos sabem usar seus instrumentos". Na Kenshin Coaching, utilizamos o perfil CliftonStrengths completo, com os 34 temas de talento, em todos os processos de coaching/mentoring, para você ter uma visão mais precisa sobre seus pontos fortes, fracos e cegos e criar planos de ação sob medida.


Que tal conhecer melhor o processo de coaching de Pontos Fortes e podemos para você superar seus desafios e aumentar seu autoconhecimento? Agende uma conversa sem compromisso comigo.



Vida longa e próspera!



 

Sobre o autor:

Calebe Luo (o "Ninja dos Pontos Fortes") é um evangelista ativo e multiplicador do movimento de Pontos Fortes no Brasil desde 2016. Durante uma carreira de sucesso em serviços financeiros, ele descobriu sua paixão por desenvolver pessoas e seguiu este chamado iniciando uma nova carreira fundando o Kenshin Coaching e participando da primeira formação Gallup no Brasil. É trainer, mentor e coach de indivíduos, casais e equipes profissional e eclesiasticamente. Ele é fã Disney, Marvel, mangás e cultura geek.


774 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page