top of page

Como identificar seus Talentos Naturais

Atualizado: 10 de ago. de 2023


Mulher segurando uma lupa, olhando para nós como se estivesse procurando pistas. No centro, uma faixa com o texto: Afinal, o que é talento?

O psicólogo e empreendedor Donald O. Clifton, PhD pesquisou por mais de 40 anos os padrões naturais mais produtivos da humanidade.


Clifton e sua equipe de cientistas na Gallup batizaram esses padrões de talentos e fizeram pesquisas no mundo todo para identificar e classificar os talentos que mais aparecem nas pessoas.


No desenvolvimento baseado em Pontos Fortes, a definição de talento é:


"Talento é um padrão recorrente de pensamento, sentimento ou comportamento que pode ser aplicado de maneira produtiva." -Gallup

O resultado dessa pesquisa foi um modelo de identificação e desenvolvimento de talentos naturais, chamado CliftonStrengths, que classifica 34 temas de talento em ordem de dominância para cada pessoa.


Veja este vídeo rápido que resume talentos e pontos fortes:


Sim, você leu corretamente: para 2 pessoas terem os mesmos Top 5 cLiftonStrengths, a probabilidade é 1 em 33 milhões!!!



Como identificar seus talentos através do teste CliftonStrengths?


Tabela periódica dos 34 Temas de Talentos CliftonStrengths

Ficou interessado em responder o teste? É só comprar o livro Descubra seus Pontos Fortes 2.o e usar o código pessoal para descobrir o seu perfil CliftonStrengths Top 5.



Você pode também comprar diretamente o teste através do site da Gallup.


Já respondeu o teste CliftonStrengths? Acesse o Guia Kenshin: 34 temas de talento CliftonStrengths, a referência gratuita mais completa na internet.



Como identificar seus talentos sem um teste?


Caso você ainda não tenha respondido o teste CliftonStrengths, ou queira praticar a identificação de talentos a partir da observação, conheça e preste atenção nas pistas práticas.


Segundo Donald O. Clifton, as 5 pistas práticas para identificar talentos são:

  1. Desejo

  2. Aprendizado Rápido

  3. Estado de Fluxo (Flow)

  4. Vislumbres de Excelência

  5. Satisfação


Entenda melhor o que cada pista significa:


Desejo: Atração natural a uma certa atividade ao invés de outra. Quando você faz algo sem ninguém te pedir. "Eu gostaria de fazer isso. Eu gostaria de tentar fazer isso."


Aprendizado Rápido: Quando você "captura" o assunto facilmente e naturalmente, deduz intuitivamente o próximo passo. "Sinto que já soubesse como fazer isso."


Estado de Fluxo (Flow): Quando você está realizando algo e o tempo passa voando. Acontece quando estamos altamente produtivos, engajados e criativos. no estado mental batizado de "Flow" pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, no qual há imersão total na atividade, o ego se dissolve e o tempo desaparece. O desempenho melhora cada vez mais e sentimos vontade de repetir e fazer ainda melhor.


Vislumbres de Excelência: Quando alguém te elogia por algo e você acha que não foi nada demais. Atividades que apresentam alto desempenho, que impressionam especialistas, geran elogios e muitas vezes você se pergunta: “Como é que eu fiz isso?”


Satisfação: uso do talento gera ótimas recompensas emocionais e psíquicas; motivação intrínseca. Vontade de fazer de novo. Você pode até ficar cansad@, mas sai energizad@.


Como líder, preste atenção quando os membros de sua equipe deixarem essas pistas e trabalhe para que sua equipe tenha a pessoa certa no lugar certo.


O Perigo das Pistas Falsas

Muitas vezes projetamos nossos próprios talentos nos outros e "achamos" que a pessoa faz algo porque nós gostamos daquilo. Ou que ela não gosta do que não gostamos. Cuidado!


Pessoas podem apresentar comportamentos semelhantes, mas suas motivações muitas vezes são diferentes.

As 5 pistas práticas funcionam em conjunto, não vá apenas em 1 pista. Observe, converse e conheça sua equipe, e você enxergará mais facilmente esses padrões. Não tente apenas deduzir, pergunte.







Valorize e Celebre as Diferenças:

"Ninguém é esquisito, todo mundo é talentoso!" -Calebe Luo

Se olharmos para as características diferentes como algo esquisito, muitas vezes nos distanciamos da pessoa e perdemos a chance de estimular o seu melhor. Ao olharmos como talento, buscamos nos aproximar da pessoa, apreciá-la e incentivá-a a desenvolver o que ela naturalmente faz melhor.


Que essas 5 pistas ajudem você a conhecer e liderar melhor sua equipe, de forma individualizada, focando nos Pontos Fortes e gerenciando os pontos fracos!


Quer desenvolver seus talentos naturais no trabalho, aumentar sua performance sem abrir mão de seu bem-estar?


Entre em contato comigo para conhecer mais sobre o coaching / mentoring de Pontos Fortes.

 

Fontes:

969 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page