#5 A Fórmula do Ponto Forte
- Calebe Luo, ACC (ICF)
- 25 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia

"Apesar de que mudamos ao longo da vida e nossas personalidades se adaptam, cientistas descobriram que alguns traços da personalidade central permanecem estáveis na fase adulta, assim como nossas paixões e interesses." - Tom Rath, StrengthsFinder 2.0.
Talentos são elementos estáveis da personalidade, que podemos desenvolver continuamente para melhorar nossa performance.
Como transformar talentos em pontos fortes?
Talento é potencial. Só que potencial não se resolve sozinho. Quanto potencial perdido ou desperdiçado por aí você já viu?
Por isso é necessário investir em conhecimento, técnica e muita prática. Podemos adquirir conhecimento e técnica, mas talento não se adquire, já vem conosco e podemos levar para qualquer desafio.
Talentos funcionam como músculos, eles se desenvolvem quando os exercitamos. Se você tem o talento, com prática e trabalho duro você se desenvolverá muito mais rápido e melhor do que alguém que não possui o talento. O custo-benefício é melhor.
Por isso defendo o desenvolvimento de Pontos Fortes, pois com eles alcançamos excelência e nos destacamos de forma natural, preservando nossa essência. Pra que se contentar em ser cópia dos outros se podemos ser a melhor versão de nós mesmos?
A Fórmula do Ponto Forte:
TALENTO x INVESTIMENTO = PONTO FORTE
Deixe-me explicar cada parte da fórmula do ponto forte:
Talento é a sua forma mais natural de pensar, sentir e fazer. Saiba mais aqui.
Investimento é o tempo e os recursos dedicados para aumentar seus conhecimentos, técnicas, práticas, e experiência.
Ponto Forte é aquilo que você faz com excelência e consistência. Saiba mais aqui.
Agora, como vou saber se tenho ou não talento? É aí que o teste CliftonStrengths entra e economiza nosso tempo, pois permite identificar os talentos de forma simples e assertiva.
O movimento está crescendo, mais de 35 milhões de pessoas no mundo todo já responderam o teste.
Ao descobrir os meus Top 5 temas de talentos em 2011, ficou mais fácil avaliar por que me destacava como profissional e gestor. Isso me permitiu ser mais intencional e expandir minha atuação, melhorar meus relacionamentos e me deixar mais feliz e confiante em poder ser eu mesmo, sem máscaras.
Todo dia busco praticar meus talentos, com uma mentalidade de crescimento, rumo à excelência.
Sempre podemos melhorar. Sempre.
Comece a dar os seus primeiros passos para uma vida mais leve, produtiva e prazerosa.
Clique no botão abaixo para continuar aprendendo: