Primeiros Passos na Jornada de Pontos Fortes

Atualizado: 25 de Jul de 2019



Pontos fortes? Talentos? Ouviu falar do teste Clifton StrengthsFinder, CliftonStrengths ou do livro "Descubra seus Pontos Fortes"? Não sabe por onde começar? Que bom, você chegou ao lugar certo!


Quando respondi o teste CliftonStrengths em 2011, não tinha ideia de que essas cinco palavras fariam tanta diferença na minha vida:


Conexão | Individualização | Estratégico | Excelência | Relacionamento


Elas são os meus temas de talentos dominantes, que passei a desenvolver de forma intencional, aplicando-os na vida profissional, pessoal e espiritual. Neste artigo, compartilharei com você estratégias para iniciar sua jornada, quer seja "faça você mesmo", em grupo ou com ajuda de um Coach. Não há caminho certo ou errado: escolha a opção que estiver mais alinhada à sua forma preferida de aprender. Antes de começar, gostaria de compartilhar rapidamente minha jornada pessoal.


Um Curioso Teste de Perfil


Tudo começou no Itaú BBA, com a Juliana Mellão, que tinha voltado de uma pós em Chicago. Perguntei a ela o que mais tinha gostado no curso e a resposta foi curiosa: numa das matérias, ela aprendeu sobre como investir em seus pontos fortes com o teste do livro StrengthsFinder 2.0 (Tom Rath). Fiquei empolgado com a ideia, comprei livros para mim e os demais integrantes da minha equipe e respondemos o teste.

A primeira impressão dos resultados foi um misto de surpresa e conforto. Como um teste conseguia definir tão bem algumas de minhas "intuições"?

Fizemos uma dinâmica divertidíssima de tentar adivinhar quem era quem a partir dos talentos do teste. E funcionou! Depois nos organizamos para que os pontos fortes de cada um pudessem ser usados para o sucesso da equipe, gerando resultado e reconhecimento. Tenho boas lembranças dessa época, fizemos grandes inovações, a equipe estava num bom ritmo e nos divertimos no processo.

Hoje sou um Coach em Pontos Fortes Certificado pela Gallup e trabalho indivíduos e empresas, busco construir junto com meus clientes um futuro melhor, mais significativo e feliz. Acredito na restauração dos danos causados pela segregação mental da vida profissional e pessoal.

É possível sermos nós mesmos em todas as situações, sem culpa ou vergonha.

Apresento agora algumas opções:

  1. Faça Você Mesmo

  2. Faça com Companheiro(a) / Amigos / Colegas / Equipe

  3. Faça com um Coach



Opção 1) Faça Você Mesmo



O processo é simples, mas exige disciplina e atenção. Apenas ler o relatório e concordar ou discordar com ele não é o suficiente. É necessário identificar corretamente o que cada talento significa, entender como ele funciona em você e direcioná-lo para atingir seu objetivo.


Como fazer:

  1. Compre o código do teste CliftonStrengths no site da Gallup ou compre um dos livros da lista abaixo que mais se adeque à sua situação atual. Leia-o até o capítulo indicado (pré teste).

  2. Responda o Clifton StrengthsFinder (siga as instruções do livro).

  3. Estude e interprete os resultados, usando os relatórios, livro e materiais de apoio no site. O teste revela seus Top 5 temas de talentos. Entenda bem o que cada talento significa e como funciona. Acesse também os conteúdos que curei para cada tema de talento.

  4. Entre no Grupo oficial CliftonStrengths (StrengthsFinder Português) no Facebook e lance suas perguntas aos Coaches Certificados. Será um prazer ajudarmos em sua jornada.

  5. Preste atenção e entenda como cada talento funciona em sua vida.

  6. Teste estratégias sugeridas pelo livro ou no site da Gallup para aplicar seus talentos.

  7. Verifique os resultados e ajuste as estratégias conforme necessário. Seja intencional.


Livros



Há diversos livros sobre o desenvolvimento humano baseado em pontos fortes, pena que a maioria não disponível em português. Listarei a seguir os livros que vem com um código para o teste. Atenção: não compre livros usados (provavelmente o código deve ter sido usado pelo proprietário anterior).


Livro em português para executivos, profissionais e público em geral: Descubra Seus Pontos Fortes 2.o (versão em português do StrengthsFinder 2.0, do Tom Rath).

Livro Descubra seus Pontos Fortes 2.0, de Tom Rath. (foto: Calebe Luo)

Se você domina o idioma inglês, recomendo que comece com um dos livros abaixo. Apesar das aplicações serem diferentes, o teste é o mesmo (StrengthsFinder 2.0).


Desenvolvimento para:


Opção 2: Faça com Companheiro(a) / Amigos / Colegas / Equipe


Se você prefere desenvolver-se com outra(s) pessoa(s), o Clifton StrengthsFinder pode ser uma fonte de conversas muito ricas, de aprofundamento de relacionamentos, de aumento do respeito mútuo e de amor próprio.


Como fazer:

  1. Comprem os códigos do teste CliftonStrengths no site da Gallup ou comprem um dos livros da lista acima que mais se adeque à situação atual de vocês. Leiam-no até o capítulo indicado (pré teste).

  2. Respondam o Clifton StrengthsFinder (sigam as instruções do livro).

  3. Estudem, interpretem e discutam os resultados, usando o livro, relatórios e materiais de apoio no site. O teste revela os Top 5 temas de talentos de cada um. Entendam bem o que cada talento significa e como funciona.

  4. Entrem no Grupo oficial CliftonStrengths (StrengthsFinder Português) no Facebook e lancem suas perguntas aos Coaches Certificados. Será um prazer ajudarmos vocês em suas jornadas.

  5. Avaliem como cada talento funciona em suas vidas. Compartilhem entre vocês episódios em que tenham visto o talento ser demonstrado e qual o resultado positivo obtiveram. Vejam se suas melhores parcerias envolvem o uso dos talentos de cada um.

  6. Testem estratégias sugeridas pelo livro para aplicar seus talentos. Respeitem a forma de cada um pensar, sentir e se comportar. Não copie a estratégia do outro, nem force a sua para o outro.

  7. Verifiquem os resultados e ajustem as estratégias conforme necessário. Sejam intencionais.


Opção 3: Faça com um Coach

Para otimizar sua curva de aprendizagem, conte com um Coach de Pontos Fortes Certificado pela Gallup, que foi treinado e avaliado pela Gallup e possui experiência para identificar e despertar o que cada pessoa tem de melhor, motivando e orientando o cliente em direção ao seu objetivo desejado.


Nós utilizamos o teste StrengthsFinder 2.0 em português, que está disponível no Gallup StrengthsCenter, além de materiais e dinâmicas exclusivas para sessões de coaching.


Como fazer:

  1. Entre em contato comigo ou encontre um Coach Certificado(a) pela Gallup. Outra opção é buscar no grupo de Facebook CliftonStrengths (StrengthsFinder Português).

  2. Boa sorte e libere o seu potencial!


Aproveite a Jornada!


Desejo que você impacte positivamente sua família, colegas e amigos. Caso tenha gostado desse artigo, convido-o(a) a ler meus outros artigos no LinkedIn. Gostaria também de colocar meus Talentos Top 5 à sua disposição para coaching:

  1. Conexão: Propósito é algo muito forte em mim. Acredito que você pode (e deve) fazer a diferença na vida dos outros.

  2. Individualização: Ofereço um serviço personalizado, respeitando seus gostos e idiossincrasias.

  3. Estratégico: Visualizo diversas possibilidades para ajudar você a atingir seus objetivos.

  4. Excelência: Foco no seu melhor, para um resultado superior.

  5. Relacionamento: Cultivo relacionamentos sinceros, de longo prazo.

Marque um almoço comigo para conversarmos melhor. Permita-se descobrir como ser uma pessoa mais produtiva, assertiva e feliz! E o melhor, sendo você mesmo(a).


Vida longa e próspera!




P.S.: Este post é dedicado à querida Juliana Mellão, que me introduziu a esta fantástica jornada de auto-conhecimento e desenvolvimento humano. Gratidão!

0 visualização

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social