top of page

#3 Descubra seus Talentos

  • Foto do escritor: Calebe Luo, ACC (ICF)
    Calebe Luo, ACC (ICF)
  • 23 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de jul.


Duas sequencias de DNA com coloração azu

“Afinal, como faço para descobrir meus talentos?”

Talento é algo tão natural, que às vezes nem percebemos que temos. É como respirar. Se não prestar atenção, nem percebe o que está fazendo.


Quem me dera tivéssemos um exame de sangue que já desse a resposta! Ainda não chegamos nesse estágio, mas hoje já temos métodos e ferramentas que nos ajudam a mapear os talentos com bastante confiabilidade.

Vou apresentar 2 formas para você descobrir os seus talentos:

1) Pergunte para os outros e reflita


Muitas vezes os outros percebem nossas forças melhor do que nós mesmos. Afinal, passamos mais tempo olhando para os outros do para nós mesmos.


Pergunte para pessoas próximas e de confiança:

  • "Na sua opinião, quais são os meus pontos fortes? Você poderia me dar exemplos de quando eu os usei e isso fez diferença na sua vida?"

  • "Que tipo de atividade você acha que eu tenho facilidade para fazer? Que parece que eu levo jeito para isso?"

  • "O que eu já fiz e impressionou você?"


Faça uma lista com as respostas que você recebeu e tente agrupar o que for parecido. Você está começando a encontrar padrões.


Exemplos:

  • Eu sempre acho um assunto para puxar papo com qualquer pessoa.

  • Eu costumo perceber o que não está funcionando.

  • Eu sinto a emoção dos outros na pele.

  • Eu sempre sou chamado para dar opinião.

  • Eu conto histórias que prendem a atenção dos outros.


Talento é poderoso, mas pode parecer algo muito comum. É porque funciona de forma natural para você.


Reflita sobre as respostas, tentando se lembrar de outras ocasiões em que fez algo parecido. Você vai se surpreender em perceber que faz certas coisas sempre.

As 5 pistas sobre talentos na prática:

  1. Anseios: talentos mostram atividades que naturalmente você se sente atraído a fazer. “O que você sabe que pode fazer bem, mas não fez ainda?”

  2. Satisfação: usar os talentos dá aquela sensação de que valeu a pena. “Quais as atividades em que você, ao terminá-las, mal pode esperar para fazer de novo?”

  3. Aprendizado rápido: aquilo que você aprende sem esforço, parece intuitivo. “Que tipo de atividade você faz naturalmente, mas acha difícil explicar para outra pessoa em detalhes como faz?”

  4. Vislumbres de excelência: atividades nas quais recebeu reconhecimento ou elogio. “O que pessoas dizem que você faz bem?”

  5. Estado de Fluxo ("flow"): quando você faz algo e não percebe o tempo passar, pois está totalmente imerso na experiência. “O que você está fazendo quando o tempo parece voar?”



2) Responda o teste online CliftonStrengths (do livro Descubra Seus Pontos Fortes 2.0)


Imagina uma equipes de cientistas que realizou uma pesquisa mundial com mais de 2 milhões de pessoas, e fez todo o estudo de talentos para agrupá-los de forma mais fácil para entender e trabalhar com eles, chegando em 34 temas de talentos. Aí criaram um teste online que permite, em cerca de meia hora, você descobrir seus temas de talentos naturais Top 5.


Esse é o teste CliftonStrengths, que pode ser adquirido no site da Gallup ou vem junto com o livro “Descubra seus Pontos Fortes 2.0, de Tom Rath”.


O teste já foi respondido por mais de 35 milhões de pessoas no mundo tudo, sendo a forma mais simples e rápida de descobrir quais são seus talentos (padrões naturais de fazer, sentir e pensar que ajudam pessoas a trabalharem e viverem melhor).


Seus talentos são a sua fonte de motivação, performance e excelência.


Investindo em seus talentos você constrói seus Pontos Fortes!


Clique no botão abaixo para continuar aprendendo:



Comentários


bottom of page