top of page

Workshop 301 em Jardim Aurélia


Participantes do Workshop 301 da Igreja do Nazareno - Jardim Aurélia
Igreja do Nazareno Jardim Aurélia

Nos dias 6 e 7 de abril, facilitei o Workshop 301 - Liderança baseada em Fortalezas na Igreja do Nazareno - Jardim Aurélia. Foi um momento precioso, em que nos aprofundamos no entendimento dos temas de talento, e como liderar e engajar voluntários para o Reino de Deus e as 7 demandas da liderança.


Um ministério baseado em Fortalezas (Pontos Fortes):

  1. Foca na pessoa certa no lugar certo

  2. Ajuda pessoas a descobrirem o que gostam de fazer e fazem bem e a ter a chance de executar com ou através da igreja;

  3. Habilita pessoas a serem automotivadas e amar seus ministérios, porque estão fazendo o que Deus as criou para fazer;

  4. Distribui a carga de trabalho voluntário, aliviando os poucos que costumam fazer tudo.

  5. Melhora o relacionamento entre as pessoas, aumentando a unidade na diversidade no Corpo de Cristo.


Cada pessoa tem uma forma única de liderar, que depende de seus talentos e Pontos Fortes. Uma das últimas conclusões de Donald Clifton, criador do teste CliftonStrengths, sobre liderança foi:


“Um líder deve conhecer suas fortalezas como um carpinteiro conhece suas ferramentas ou um médico conhece seus instrumentos de trabalho. O que os grandes líderes têm em comum é que eles realmente conhecem seus pontos fortes, e utilizando o ponto forte correto no momento certo. Isso explica porque não existe uma lista definitiva de características que descrevam todos líderes.” - Don Clifton

Dessa forma, o papel do líder de ministério não é ficar executando, mas equipar membros para trabalharem no ministério. O líder compartilha seus talentos e pontos fortes com a equipe, e gerencia os potenciais humanos em seu ministério.


Um exemplo bem interessante foi o que aconteceu em Jardim Aurélia. O pastor Lopes (no meu lado esquerdo na foto abaixo) criou um ministério bem interessante, chamado T&C (Treinamento e Capacitação), que traz ferramentas para os membros se desenvolverem profissional, ministerial e pessoalmente. Ele escolheu a irmã Sheila Moraes (segunda da direita para esquerda) para liderar este ministério, que tem dado belos frutos, aumentando o engajamento e participação dos membros.


Honrado por poder contribuir para o crescimento espiritual da Igreja do Nazareno - Jardim Aurélia. Agradeço a todos pelo carinho e pela confiança.


Deus abençoe esta igreja amada, que ela possa fazer a diferença no bairro e na cidade!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page