top of page

Valorize o Professor: invista em seus Pontos Fortes


Um dos benefícios da cultura de Pontos Fortes é a valorização da equipe e de seus membros. No ambiente escolar, isso se traduz em professores mais engajados e intencionais em dar o seu melhor na sala de aula. É uma mudança de foco no problema para foco na solução, buscando excelência e protagonismo, com base em mais de 5 décadas de pesquisa científica da Gallup. É uma relação ganha-ganha entre alunos, professores, escola e pais.


Ao focar em seus Pontos Fortes, o professor ganha consciência sobre como ensinar de forma mais efetiva, utlizando seus talentos naturais.

Na Escola Internacional Preparando Gerações (EIPG) de Atibaia, o programa de Strengths (Pontos Fortes em inglês) iniciou em 2016, com professores recebendo de presente o livro "Descubra seus Pontos Fortes". O livro vem com um código do teste CliftonStrengths, que revela os temas de talento Top 5.


Para saber mais sobre como a EIPG implementou a cultura de Pontos Fortes, leia este artigo.


O resultado que colhemos com a cultura de Pontos Fortes se manifesta de diversas formas. Para não ficarmos no discurso, apresento a seguir três testemunhos de professores da EIPG, gravados em agosto de 2018.


Conheça a diferença que a cultura de Pontos Fortes fez na vida da professora Mara Mendes, do Primeiro Ano do Ensino Fundamental:


Uma das belezas da cultura de Pontos Fortes é que ela se aplica a professores de qualquer matéria ou nível de ensino, pois os talentos são a forma mais natural de pensarmos, sentirmos e nos comportarmos, quer seja no trabalho, quer seja em casa..


Veja a seguir o relato do professor Guilherme Soares, que leciona Robótica e Tecnologia com LEGO:



A cultura de Pontos Fortes valoriza a diversidade.


"Uma equipe baseada em pontos fortes é formada por pessoas imperfeitas, mas talentosas, que são valorizadas por seus pontos fortes e que precisam um do outro para alcançar a excelência individual e em equipe." - Gallup

Da Tecnologia vamos às Artes, com o testemunho da talentosa professora Soraia Bacci:



Se você deseja saber mais sobre o caso da EIPG ou sobre a cultura de Pontos Fortes, entre em contato conosco e descubra como investir nos Pontos Fortes dos professores pode contribuir positivamente para aumentar o engajamento e empoderamento dos profissionais da sua instituição de ensino.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page