top of page

Como a EIPG Implementou a Cultura de Pontos Fortes

Atualizado: 6 de nov. de 2018



Imagine uma escola preocupada com a formação integral de seus filhos, focada tanto na formação acadêmica como na ética e inteligência socioemocional. Que segue valores milenares e não abre mão dos mesmos. Esta é a Escola Internacional Preparando Gerações (EIPG) de Atibaia, instituição de ensino bilingue que educa crianças da educação infantil ao ensino médio.


Desde 2016, começamos o projeto para adicionar elementos culturais de Pontos Fortes à cultura da EIPG, preservando sua essência.

A estratégia foi aproveitar o melhor do que já existia e avaliar como os Pontos Fortes poderiam agregar valor nas atividades cotidianas e nos principais eventos da escola.


O que Pontos Fortes trazem de diferente?


A cultura de Pontos Fortes busca desenvolver o potencial humano focando no melhor de cada um. Isso muda a forma como cada pessoa se percebe, reforça a autoestima e traz segurança para formar parcerias e trabalhar em equipe de forma interdependente. Ao focar nos Pontos Fortes, o profissional sente-se mais livre para ser ele mesmo, com suas qualidades e defeitos, e assim olhar com mais compaixão para o outro. O resultado é excelência, engajamento e bem-estar das pessoas.


Veja o testemunho de Priscila Simões, diretora executiva da EIPG, realizada no evento Awards (cerimônia de encerramento de 2017, com pais, alunos, professores e funcionários).



Conheça melhor como implementamos a cultura de Pontos Fortes na EIPG.


1. Alinhamento com a Liderança e a Gestão


Desde que entrou em contato com o assessment CliftonStrengths em 2016, Priscila Simões gostou da ferramenta por sua praticidade e potencial de melhorar sua vida pessoal e profissional. Dessa forma, tornou-se a principal patrocinadora do projeto na EIPG. Em sessões de coaching individual, trabalhei com ela um aprofundamento sobre seu autoconhecimento com ênfase na liderança. Depois, em reuniões de planejamento, definimos metas para 2017, como número de funcionários treinados, e eventos principais que abordariam Pontos Fortes.


A missão da EIPG é formar cidadãos bilíngues, capacitados academicamente, que evidenciem caráter baseado em princípios bíblicos, comprometidos em influenciar o mundo.

O próximo passo foi alinhar com a direção pedagógica e a coordenação. Facilitei um workshop, ajudando-as a valorizarem seus pontos fortes e conhecerem princípios de trabalho em equipe e gestão com Pontos Fortes. Elas embarcaram na jornada e passaram a contribuir com suas ideias para aplicar os Pontos Fortes no cotidiano da EIPG.



A Thalita, no canto inferior esquerdo da foto, foi eleita embaixatriz dos Pontos Fortes na EIPG, mantendo contato constante comigo e fazendo um ótimo trabalho de alinhamento e mobilização com as equipes.


2. Descoberta dos Talentos e Pontos Fortes dos Professores e do Staff

Os primeiros a serem comunicados sobre a novidade foram os professores, que receberam de presente o livro "Descubra seus Pontos Fortes", de Donald Clifton, e que contém um código CliftonStrengths, teste que revela os Top 5 temas de talento da pessoa.


No início de 2017, na semana de planejamento de aulas, realizei o primeiro Workshop de Pontos Fortes para professores.



No final do primeiro semestre, o staff, composto pelas equipes de administração e apoio, responderam o teste e participaram do workshop.



Etapa concluída, todos os funcionários treinados. Agora vamos à prática, que dá vida ao conhecimento adquirido.


3. Inserção nos Elementos Culturais existentes

A cultura de Pontos Fortes traz um vocabulário novo e que pode confundir, pois alguns termos diferem do uso comum, como os temas de talento Empatia, Crença, Disciplina, Organização e Carisma. Outros temas não oferecem entendimento claro, como Individualização, Input e Significância. Para o sucesso do projeto, era necessário que o assunto Pontos Fortes permeasse o máximo possível de elementos da cultura existente, a ponto de se tornar algo natural e rotineiro. Abaixo você encontra alguns destaques:


Tema do Ano

O tema da EIPG em 2017 foi "Sirva com seus Pontos Fortes." Comunicações mensais, campanhas de doação, decoração das salas, principais eventos, tudo reforçou uma das mensagens centrais desta cultura: Somos imperfeitos, porém talentosos, então precisamos um do outro. Fazemos a diferença quando servimos os outros com o que temos de melhor.



Em 2018, o tema principal é: "Descubra o que você tem de melhor", chamada utilizada em materiais publicitários, no site institucional e nas redes sociais. Isso mostra o compromisso da escola em sustentar a cultura dos Pontos Fortes como um diferencial competitivo estratégico.


Student Life

Diariamente os alunos participam do Student Life Time, um momento em que são apresentados e discutidos temas contemporâneos sob a ótica bíblica. Em 2017 abordaram-se os 34 temas de talento, com professores e funcionários dando seu testemunho sobre como cada um desenvolve e utiliza seus talentos para fazer a diferença.

Fiz também uma palestra para os alunos do Ensino Médio, sobre a importância de desenvolver os Pontos Fortes para ter um futuro de destaque, significativo e com qualidade de vida.



Em 2018, o Student Life está utilizando a série #34marvels, com heróis e vilões da Marvel representando cada tema de talento, que publiquei no Instagram. (Foi minha homenagem à Casa das Ideias, por ter criado personagens que me ensinaram e divertiram tanto desde a adolescência).




Student Camp


O tema do acampamento dos alunos em 2018 foi #DescubraoQueVoceTemDeMelhor. Música, esporte, mensagens, jogos e diversão saudável!



Show de Talentos


Alunos tiveram a oportunidade de se voluntariarem e mostrarem seus talentos num evento especial. Um dos alunos fez uma excelente apresentação representando o Michael Jackson! (Depois disso, assistimos em casa os principais clipes do Rei do Pop e as meninas adoraram.)


Exposição Cultural

O maior evento da EIPG, que envolve toda a comunidade (alunos, pais, escola) é a Exposição Cultural, na qual participam alunos desde o Ensino Infantil até o Médio. Belíssimos trabalhos foram elaborados por alunos e professores, com peças de artes plásticas, teatro, poesia, música e até apresentações de pesquisa sobre pessoas de destaque, analisando quais possíveis talentos elas poderiam ter.

As fotos a seguir mostram exemplos do que foi realizado:








A exposição foi um sucesso, com bons feedbacks dos pais e alunos. Fiquei muito feliz com o trabalho desenvolvido por todos, pois minha participação foi mínima. Isso mostra que eles abraçaram a cultura de Pontos Fortes e sentiram-se livres para criar.


Awards

Para encerrar o ano, os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I se apresentaram no musical "O Mágico de Oz", com a narrativa enfatizando os Pontos Fortes dos personagens. Foi um belíssimo trabalho de poesia teatro, dança e cenografia.



Minhas filhas participaram da peça, e foi muito bom conversar com elas e ver que entenderam a importância de valorizarmos o melhor de cada um, que todo mundo é especial.



Gostei muito da sacada de associar os talentos de Inclusão, Empatia, Relacionamento e Harmonia com o Homem de Lata.




Resultados

Realizei uma pesquisa online com os funcionários da EIPG no segundo semestre de 2017, com resultados animadores:

  • 68% afirmam que o ambiente de trabalho melhorou.

  • 73% afirmam que o relacionamento com os colegas melhorou.

  • 73% afirmam que o relacionamento com a coordenação/direção melhorou.

  • 73% afirmam que sua produtividade melhorou.

  • 90% afirmam que o orgulho de trabalhar na EIPG aumentou.

Além disso, recebi feedbacks espontâneos dos professores, como aqueles que se sentem mais confiantes em usar seus talentos de forma intencional, pois agora sabem que é algo especial e podem fazer a diferença com isso. Outro belo feedback que recebi foi sobre a mudança no olhar em relação aos alunos "problema", que muitas vezes acabam sendo rotulados negativamente. Professores passaram a buscar analisar qual talento a criança possui e como aproveitá-lo para que ela participe melhor da aula, pois trata-se de uma manifestação imatura do talento. Quando trabalhamos com Pontos Fortes, buscamos incluir, e não excluir pelas diferenças.


Como pai, a maior satifação que tenho é ver nas pequenas coisas do cotidiano o incentivo às minhas filhas fazerem o seu melhor. Recentemente a equipe da Hannah recebeu uma medalha numa aula de LEGO, reconhecendo o uso de seus talentos na face da frente e no verso um dos versículos bíblicos que mais gosto: "Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável." - Salmos 139:14a



Investir na educação dos filhos é bom, vê-los desenvolvendo seu potencial é maravilhoso!


Gostou do case? Leia a entrevista com a diretora executiva da EIPG, Priscila Simões.

Para saber mais sobre o coaching de Pontos Fortes, acesse meu site: www.kenshin.com.br ou envie uma mensagem para mim no LinkedIn ou no e-mail calebe.luo@kenshin.com.br.


Vida longa e próspera!



49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page