O Dia em que o Dream Team teve o seu 7 x 1



"Hoje fomos dizimados. Eles nos venceram e jogaram bem." - Michael Jordan

Você sabia que a seleção olímpica americana de basquete perdeu para um time universitário? Sim, o Dream Team de 1992, com lendas como Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird sofreu uma derrota vergonhosa, tanto que o técnico solicitou que desligassem o placar eletrônico antes da imprensa entrar no ginásio universitário.



Curiosamente, eles não perderam por um excesso de egos querendo aparecer. Ninguém foi fominha, como seria de se esperar, mas o contrário. Aconteceu o famoso "deixa que eu deixo". Na falta de entrosamento, não havia transição, sintonia. ritmo de equipe. Enfim, o sonho dos universitários virou o pesadelo das estrelas.



Equipes Fortes não vêm Prontas


Uma Equipe de Alto Desempenho não é simplesmente um aglomerado de estrelas. Talento é necessário, mas por si só não resolve as coisas. Pessoas precisam se relacionar e aprenderem a trabalhar juntas, desenvolvendo uma interface forte.


Com mais de 4 décadas de pesquisas sobre equipes, milhões de equipes e líderes pequisados, a Gallup identificou cinco evidências de equipes fortes e as publicou no livro Strengths Based Leadership, de Tom Rath e Barry Conchie.


As cinco características de Equipes Fortes, de Alto Desempenho:

  1. Conflito não destrói equipes fortes porque elas se concentram nos resultados.

  2. Equipes fortes priorizam o que é melhor para a organização e depois seguem em frente.

  3. Os membros de equipes fortes estão tão comprometidos com suas vidas pessoais quanto com seu trabalho.

  4. Equipes fortes abraçam a diversidade.

  5. Equipes fortes são ímãs para o talento.

Vamos dar uma breve olhada em cada uma dessas características.



1. Conflito não destrói equipes fortes porque elas se concentram nos resultados.


Pessoas possuem pontos de vista diferentes. Discordância não significa inimizade. Conflito não é confronto.


Em equipes disfuncionais, o conflito vira confronto e divide a equipe. A questão fica pessoal. Nesses grupos, o que acaba acontecendo é que as pessoas evitam discutir, cria-se uma falsa harmonia e isso diminui o engajamento e senso de pertencimento, como bem explica Patrick Lencioni no livro "Os Cinco Desafios das Equipes." É o "deixa que eu deixo".


Equipes fortes lidam com o conflito de forma produtiva, pois estão buscando chegar no melhor resultado para o coletivo. Há confiança e segurança emocional suficiente para que cada pessoa diga o que pensa e a equipe se beneficie das diferentes perspectivas, mesmo que isso gere discussões acaloradas.


Para refletir: Entre conflito e confronto, onde sua equipe se encontra?



2. Equipes fortes priorizam o que é melhor para a organização e depois seguem em frente.


Aqui não temos gente torcendo contra. Mesmo que haja discussões e disputa de recursos, membros de equipes fortes colocam a organização à frente de seus egos. Uma vez definido o que fazer, colaboram e não ficam jogando contra ou torcendo pra dar errado. Sucesso coletivo significa sucesso individual.


Para refletir: Entre coletiva e individualista, onde sua equipe se encontra?



3. Os membros de equipes fortes estão tão comprometidos com suas vidas pessoais quanto com seu trabalho.


Aqui parece uma contradição, mas membros de equipes fortes dedicam-se ao trabalho e também à família, amigos e/ou comunidade. São pessoas engajadas e com qualidade de vida. Focando em seus pontos fortes, eles podem se concentrar no que fazem de melhor e usar o tempo de forma mais proveitosa.


Para refletir: As pessoas da sua equipe estão engajadas e com boa qualidade de vida?



4. Equipes fortes abraçam a diversidade.


Tema que cobrimos no episódio 22 da temporada 1 do podcast Talentos para o Sucesso: "Diversidade e Inclusão como variável estratégica."

Equipes fortes e engajadas apresentam diversidade de talentos, idade, gênero, raça, origem e cultura. Elas incluem o diferente, não afastam, e beneficiam-se das diferentes perspectivas para tomarem decisões melhores e obterem resultados superiores.


Para refletir: Quão intencional é sua equipe em relação à diversidade e à inclusão?



5. Equipes fortes são ímãs para o talento.


Os melhores profissionais desejam trabalhar numa equipe forte. Eles buscam ir mais longe e alcançar alto desempenho individual e coletivo.

"Uma equipe baseada em Pontos Fortes é formada por pessoas imperfeitas, mas talentosas, que são valorizadas por seus pontos fortes e que precisam umas das outras para alcançar excelência individual e em equipe." - Gallup

Numa equipe forte, há espaço para a colaboração e também para o brilhantismo individual, orientados para atingir os objetivos da equipe.


Para refletir: Quanto espaço sua equipe oferece para talentos brilharem e também colaborarem?



Construindo uma Equipe Forte


Após aquela derrota inesperada, jogadores e comissão técnica empenharam-se para ajudar o Dream Team a atingir seu potencial máximo. O resultado foi lendário. Chamado de "o melhor time da história", a seleção norte-americana foi Medalha de Ouro invicta, com uma média de 44 pontos de diferença por jogo em relação a seus adversários.



Que possamos aprender com nossas experiências e construir equipes mais fortes, nas quais talento e trabalho em equipe andem juntos. Conte comigo para auxiliá-los em suas jornadas rumo à excelência.



Para workshops, coaching para equipes, ou coaching individual para gestores e líderes, agende um conversa gratuita com Calebe Luo.




Calebe Luo (o "Ninja dos Pontos Fortes") é um evangelista ativo e multiplicador do movimento de Pontos Fortes no Brasil desde 2016. Durante uma carreira de sucesso em serviços financeiros, ele descobriu sua paixão por desenvolver pessoas e seguiu este chamado iniciando uma nova carreira fundando o Kenshin Coaching e participando da primeira formação Gallup no Brasil. É trainer, mentor e coach de indivíduos, casais e equipes profissional e eclesiasticamente. Ele é fã Disney, Marvel, mangás e cultura geek.


Referências:

25 visualizações0 comentário

© 2020 Kenshin Coaching | São Paulo | Termos de Uso e Serviços | Política de Privacidade e Conteúdo

  • LinkedIn Calebe Luo
  • Facebook Kenshin
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social