top of page

Liderança humanizada: como desenvolver líderes eficazes utilizando os Pontos Fortes


Calebe Luo segura o livro Strengths Based Leadership, de Tom Rath
Calebe Luo e o livro Strengths Based Leadership, de Tom Rath

Muitas vezes, no mundo dos negócios, a visão orientada somente para resultados acaba se sobrepondo a uma cultura de segurança psicológica. Quando olhamos apenas para resultados e metas, negligenciamos os colaboradores e o seu bem-estar, a sua dignidade. Pior: esquecemos que estamos diante de um ser humano, a quem devemos respeito e atenção, os ativos mais valiosos em um relacionamento profissional. Mas eu acredito que podemos alterar esse panorama com a liderança humanizada.

Assim, vou explorar mais a fundo como é possível desenvolver líderes eficazes com base nos Pontos Fortes. A construção de uma base sólida e fundamentada no sucesso de todos passa pela identificação e pelo aproveitamento correto das habilidades e dos talentos de cada integrante da equipe, a começar pelo próprio líder.


1) O que é Liderança humanizada


A. Definição de Liderança humanizada


Por liderança humanizada me refiro a um modelo em que as pessoas estão no centro do processo. Dentro desse ponto de vista, o elemento humano é o mais importante em uma organização. Desse modo, a liderança humanizada busca criar, desenvolver e potencializar relações autênticas e genuínas com os seus colaboradores, em um contexto de compreensão, diálogo, empatia e respeito.


Nessa abordagem, a liderança humanizada reverte o caminho habitual que tanta angústia traz para a cultura corporativa. Assim, em vez de fazer tudo pelo alcance de metas e por resultados que brilham nas planilhas, a liderança humanizada fundamenta o seu processo nos Pontos Fortes de cada membro da equipe. Ao valorizar os talentos e habilidades únicas de cada um, o líder pensa no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. Portanto, metas e resultados se tornam consequência e não um objetivo-a-todo-o-custo.


B. Diferença entre Liderança humanizada e outras abordagens de liderança


Daniel Goleman é uma inspiração para todos - e para mim. Ainda me lembro do impacto inicial de suas ideias, principalmente relacionadas ao conceito de inteligência emocional. Em "Leadership that gets results", Goleman discerne 6 estilos de liderança. Mas, ainda segundo o eminente pesquisador, os melhores resultados vêm de um líder capaz de se adaptar às exigências específicas de cada desafio. Assim, Goleman identifica os 6 estilos de liderança: coercitivo, autoritário, paternalista, democrático, modelo e treinador.


Segundo esse entendimento, saber quando utilizar cada um desses estilos é vital para manejar a equipe conforme as especificidades de cada situação. O que implica no autoconhecimento do líder, que deve ter repertório para lidar com os diferentes tipos de problemas, adotando a persona adequada para cada um.


Na minha visão, porém, essa abordagem está sempre muito focada apenas na liderança, conferindo um peso menor à equipe, que funciona apenas como uma espécie de conjunto difuso, sem identidade, que apenas age como uma espécie de extensão da visão e das práticas do líder.


Nesse sentido, a liderança humanizada reequilibra essas forças na balança, mostrando que os integrantes da equipe também precisam ter autonomia e responsabilidade para tomar decisões. Como vejo cada vez mais em minha atuação como coach executivo, saber delegar é um problema bastante comum hoje em dia.


Confiar nos liderados, portanto, é um pré-requisito para uma cultura de segurança psicológica e de felicidade no trabalho. Quando a liderança humanizada está disposta a delegar eficazmente tarefas e confia nos talentos de cada um, todo o ambiente melhora e todos se sentem importantes para desempenhar as funções designadas.


C. Como identificar os Pontos Fortes de um líder


Em primeiro lugar, a realização do teste de talentos naturais é o passo inicial para começar esse processo. Em meu site, descrevi todos os passos para você teste do Livro "Descubra seus Pontos Fortes 2.0".


Depois de identificar os seus Top 5 temas de talentos (entre os 34 temas definidos pelo teste), o líder deve refletir sobre os resultados, buscando aumentar a sua consciência e elevar o seu autoconhecimento. Um líder que não se conhece não é capaz de conhecer bem seus liderados.


A partir disso, desenvolver ainda mais os seus Pontos Fortes, dentro da cultura da própria empresa, permite ao líder entender como explorar os seus talentos pessoais no ambiente corporativo. Ao alinhar a experiência pessoal com a profissional, o líder adquire confiança para auxiliar os integrantes da equipe a também passarem por esse processo. Já do ponto de vista da equipe, nada mais exemplar do que ter a transformação do líder diante dos olhos para acreditar nos Pontos Fortes, como vou contar no item 4.


2) Vantagens da Liderança humanizada


A. Benefícios para a empresa e para a equipe


Os principais benefícios para a empresa se referem tanto à melhoria no ambiente de trabalho quanto à retenção de talentos. Quando os integrantes da equipe sentem que realizam um trabalho satisfatório do seu jeito, há mais estabilidade e segurança psicológica - até para arriscar e ousar pensar fora da caixa.


Além disso, como todos se respeitam, há mais colaboração, em um contexto de diálogo franco, promovendo a troca de ideias. Quanto maior e mais clara a comunicação, maior a capacidade de resolver problemas, principalmente de modo inusitado.


B. Como a Liderança humanizada melhora o engajamento dos funcionários e a produtividade da empresa


Nesse contexto, profissionais se sentem seguros para dar a sua contribuição, mesmo que não seja especificamente na sua área ou função. Isso expande os horizontes da organização, elevando o comprometimento de todos. Como a liderança humanizada se interessa pelos colaboradores, o senso de propósito também se fortalece. E todos entendem que a soma de todos os esforços é maior do que o brilho individual.


De posse dos testes de Pontos Fortes de cada membro da equipe, o líder pode distribuir as tarefas de acordo com cada talento, dando um feedback ajustado a cada um, estabelecendo uma comunicação verdadeiramente personalizada. Traduzindo em miúdos, isso significa que um funcionário pode precisar receber um elogio em público, ao passo que outro prefere apenas congratulações em privado. Seja um tapinha nas costas, um café ou um convite para aproveitar o sol lá fora, a liderança humanizada sabe como reconhecer e recompensar os liderados.


Por fim, é fácil perceber que estamos dentro de um ciclo virtuoso, no qual todos esses fatores se retroalimentam. Construir e solidificar a confiança num time cria alianças duradouras, acelera todos os processos. E, como bônus, faz todos dormirem melhor à noite. Quem vai pensar em fofoca e vingança num ambiente com segurança psicológica?


3) Como desenvolver líderes eficazes em sua organização?

Exemplo de Grid de Talentos da Equipe, uma tabela na qual as linhas mostram os nomes das pessoas e as colunas mostram os temas de talento CliftonStrengths delas
Exemplo de Grid de Talentos da Equipe

Proponho três estratégias, como descrevo a seguir:

  1. Mapear os Pontos Fortes dos líderes atuais.

  2. Desenvolver competências de autoliderança e liderança dos outros com base em Pontos Fortes.

  3. Desenvolver hábitos de liderança humanizada em toda a organização, especialmente conversas significativas 1:1 e conversas em equipe.


Como sempre digo em minhas palestras e treinamentos: o autoconhecimento vale a pena. Um líder ignorante de si próprio é uma bomba-relógio prestes a implodir a cultura da empresa. Por mais decorada que ela esteja na mente, se a liderança não tem consciência de suas próprias fraquezas e forças (e não apenas da empresa), fica à mercê da sorte. Desbloquear o código do autoconhecimento é uma forma segura de abrir as portas da sabedoria no campo dos negócios.

Os Pontos Fortes dão um nível de confiança robusto para os profissionais. Graças à imensa base de dados, saber que você tem maior dominância em determinados talentos, que se sente bem em determinadas situações e que pode fazer melhor em certos ambientes traz um mapa claro de como fazer alavancando seu potencial.

Isso permite ainda o florescimento de novas lideranças dentro da própria empresa. Em vez de promover a competição desenfreada, o puxar de tapete, o olho fixo em números, a nova cultura organizacional busca desenvolver talentos naturais. Assim, os mais predispostos a desejarem o aprimoramento em cargos de alta hierarquia sabem que existe um caminho saudável e positivo para ser trilhado.

Por fim, como fica claro, ter o poder de coordenar o clima na empresa, em vez de deixar o vento correr solto, só traz vantagens. Com políticas e práticas assentadas na empatia, no bem-estar e na escuta ativa, o respeito e o apoio se tornam o próprio ar entre os colaboradores. Treinamentos e workshops, em vez de serem impostos de cima para baixo, se tornam um pedido da própria equipe, que vê o refinamento profissional constante como um requisito indispensável para o sucesso individual e coletivo.


4) Exemplo prático de sucesso na implementação da Liderança humanizada


Por volta de 2011, 2012, eu trabalhava no Itaú BBA e obtive muito sucesso aplicando os Pontos Fortes na minha equipe. Na altura, como gestor da equipe, consegui, com a ajuda de todos, tornar o ambiente mais leve e produtivo. O que para alguns parecia um milagre era apenas a aplicação de um método comprovado, utilizado de maneira inteligente. Auxiliei a criar especialistas internos, de modo que houvesse mais colaboração e todos pudessem se destacar. Quando cada um sabe os seus talentos, pode tanto pedir ajuda quanto dar uma mãozinha para o colega de trabalho.


A partir daí, o meu chefe pediu para expandirmos esse trabalho para toda a área. De modo geral, posso dizer que estávamos "feios na foto": nosso KPI de pesquisa de clima estava bem "abaixo da média". Graças ao foco nos Pontos Portes, criamos um projeto chamado "Protagonista", que trouxe mais transparência e confiança na comunicação. Isso significou menos fofoquinha na hora do café e mais diálogo franco para enfrentar os problemas de frente.


Outro foco esteve no programa "Mandou Bem", que promovia a segurança psicológica ao criar espaços de exposição de elogios. Por mais que pareça óbvio, muitos líderes não reconhecem de forma adequada os seus liderados. E muitos liderados não sabem que são bons. Se o líder não elogia, o liderado fica com dúvidas. Então é preciso valorizar, elogiar e reconhecer o trabalho alheio, de acordo com a necessidade de cada um. Na própria reunião mensal entre líderes, abríamos espaço para que algum funcionário destacado mostrasse os seus resultados, ampliando ainda mais o alcance da divulgação dentro da empresa e conectando os diferentes setores, que agora recebiam feedback contínuo.


Graças a todo esse trabalho, na pesquisa de clima seguinte, ficamos "acima da média" no desempenho. De patinhos feios nos tornamos cisnes. Portanto, este é um exemplo prático e de resultado efetivo de que me orgulho na aplicação dos Pontos Fortes no contexto da liderança humanizada.



 

Quem é Calebe Luo?


Calebe Luo, olhando para você, com as palmas das mãos abertas, oferecendo seus 5 talentos CliftonStrengths: Conexão, Individualização, Estratégico, Excelência e Relacionamento.
Calebe Luo ao seu dispor.

Atuo como coach de Pontos Fortes Certificado pela Gallup desde que o método chegou ao Brasil, tendo treinado mais de 150 colegas nos últimos anos. Além disso, já liderei equipes que venceram 2 edições do prêmio CIAB Febraban e facilitei laboratórios de robótica com LEGO para adolescentes.

Ao todo, mais de 2 mil pessoas de mais de 50 organizações já foram transformadas pelo meu trabalho. Acredito que Pontos Fortes é um caminho virtuoso para o florescimento humano e tenho orgulho de fazer parte desse movimento.

Meus Top 5 CliftonStrengths são: Conexão | Individualização | Estratégico | Excelência | Relacionamento



 

Este artigo foi originalmente publico na minha newsletter FDP - Futuro do Pretérito no LinkedIn, em https://www.linkedin.com/pulse/lideran%25C3%25A7a-humanizada-como-desenvolver-l%25C3%25ADderes-em-sua-os-luo-acc.


Clique no botão para assinar a newsletter:


Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page