Numa conversa difícil, você ataca ou se cala? Descubra seu estilo de comunicação sob pressão.
- Calebe Luo, ACC (ICF)
- 29 de mar. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de mar.

Miguel é um gerente competente, disciplinado e educado. Mas quando tem uma conversa difícil, ele costuma praticar o sincericídio: acaba dizendo algo que não devia e a se arrepende depois.
Janaína é uma empreendedora. Sua empresa cresceu muito nos últimos anos, com a equipe acompanhando esse crescimento. Na hora de ter uma conversa difícil, ela costuma fugir do asssunto principal assim que percebe que a outra pessoa não está receptiva. Ela acaba não comunicando o que realmente pensa e sofre depois sozinha.
Já aconteceu algo semelhante com você? Curioso como não paramos para avaliar o que acontece conosco nos momentos em que perdemos a calma.
É fácil imaginar nossas reações racionais quando tudo vai bem e estamos com motivação e controle emocional. Só que momentos críticos podem aparecer a qualquer hora, e se nosso autocontrole estiver baixo, acabamos manifestando o nosso pior. Nossos talentos ficam inquietos... E isso pode custar caro.
Tenho buscado me aprimorar na arte do diálogo e foi uma grata surpresa conhecer o conceito e as técnicas de Conversas Cruciais. O audiobook (em inglês) é fantástico, muito prático.
Quando a conversa toma um rumo complicado, qual é a sua reação? Silêncio ou agressividade? Responda esse questionário gratuito para descobrir...
A boa notícia é que há uma saída, não precisamos ficar ou no silêncio ou na agressividade. A saída é o diálogo. Utilize seus talentos combinados essa técnica e você construirá sua liderança de forma autêntica e consistente.
Seja você sempre! Invista em seus pontos fortes, gerencie seus pontos fracos e fique esperto(a) com seus vieses inconscientes. E conte comigo em seu processo de desenvolvimento profissional e pessoal!
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