top of page

Cultura dos Pontos Fortes: Entrevista com Diretora da EIPG Atibaia

Atualizado: 6 de nov. de 2018


Tive o privilégio e a responsabilidade de ser o coach na implementação da cultura de pontos fortes na Escola Internacional Preparando Gerações (EIPG), sediada em Atibaia (SP). O projeto começou em outubro de 2016, quando a escola presenteou os professores e equipe com o livro "Descubra Seus Pontos Fortes", que vem com um código do teste online CliftonStrengths. Desde então, todos os 84 funcionários utilizaram a ferramenta e passaram por workshops para conhecerem e investirem em seus talentos e Pontos Fortes. Recentemente entrevistei a diretora executiva da EIPG, Priscila Simões, para avaliar os resultados atingidos e perspectivas para 2018.



Calebe: Olá, Priscila, você poderia compartilhar sua biografia resumida?

Priscila: Meu nome é Priscila Gatz Simões e sou Diretora Executiva da Escola Internacional Preparando Gerações em Atibaia, São Paulo. Tive o privilégio de morar no Texas por nove ano e também em Puerto Rico, por três anos, onde pude aperfeiçoar o inglês e espanhol, respectivamente. Sou Terapeuta Ocupacional, formada pela USP e atuo na área da Educação há quase 20 anos, primeiramente no Ensino de Línguas e desde 2002, em Educação Básica Bilíngue. Sou casada há 27 anos e mãe do Felipe, 23 anos e Davi, 19 anos. 

Meus Temas Top 5 CliftonStrengths são: Harmonia | Estudioso | Responsabilidade | Realização | Desenvolvimento

Calebe: Em primeiro lugar, parabéns pela coragem em inovar. O que te fez acreditar e investir na cultura dos Pontos Fortes? 

Priscila: Desde o meu primeiro contato com essa cultura maravilhosa dos Pontos Fortes, fiquei muito impactada com a “leitura” tão precisa do meu resultado pessoal do teste e as informações contidas no livro. Pude entender uma série de iniciativas ao longo da minha vida profissional e familiar como expressões dos meus “top” temas de talento. Essa constatação e descoberta foi de extrema valia para mim e desejei imediatamente que as pessoas ao meu redor pudessem ter a mesma experiência. Comecei com a família e hoje, toda a nossa equipe da escola foi exposta a essa cultura transformadora. 




Calebe: Quais são os resultados que você percebe na EIPG, com o Coaching de Pontos Fortes? 

Priscila: O entendimento de si mesmo e dos seus pontos fortes melhora a atuação profissional de todos aqueles que têm a oportunidade de conhecer os Pontos Fortes através do livro e teste. O Coaching veio fortalecer e dar direção ao desenvolvimento e fortalecimento dessa cultura em nossa escola. Os professores têm uma compreensão maior de seus alunos e entendem que diferentes aspectos de sua performance como alunos, no dia a dia da escola, dizem respeito aos talentos de cada um deles. Outro aspecto diz respeito ao staff (equipe) como um todo. Com a identificação dos pontos fortes de todos podemos, com maior eficiência, executar projetos internos utilizando cada ponto forte. Os resultados são muito melhores!



Calebe: Como a cultura dos Pontos Fortes se alinha com a missão e a cultura da EIPG? 

Priscila: A missão da EIPG já abraça a formação de caráter de seus alunos e um atendimento individualizado. A cultura dos pontos fortes vem somar à nossa missão, uma vez que reforça que cada pessoa foi maravilhosamente desenhada e criada por Deus, com características peculiares e únicas e que pode influenciar e provocar mudanças importantes na sociedade onde estão inseridos.


Calebe: Como está sendo implementada a cultura dos Pontos Fortes? Quem está sendo impactado? 

Priscila: Em meados de 2016, conhecemos a cultura dos Pontos Fortes e imediatamente entendemos a importância de trazer isso para a EIPG. Em contato com o excelente Coach Calebe Luo, expert na aplicação da cultura dos Pontos Fortes em empresas, planejamos o início do processo. Em outubro de 2016, todos os funcionários da escola, professores, auxiliares e staff administrativo receberam de presente o livro “Descubra os seus Pontos Fortes” com as instruções de realização do teste e leitura do livro. Os resultados foram encaminhados para o nosso Coach, que preparou todo o processo de mapeamento, capacitação e treinamento, bem como o acompanhamento da equipe ao longo do ano. Também, foram organizadas palestras para os alunos do Ensino Médio. Além dessas iniciativas, o tema do ano da escola foi focado na cultura dos Pontos Fortes e, semanalmente, um tema de talento foi destacado e comunicado de diferentes maneiras aos alunos, através de vídeos, frases, versículos bíblicos, mini-palestras com pessoas da equipe que, justamente tem como destaque, o referido talento da semana.




Calebe: Desde que você respondeu o CliftonStrengths, que novas percepções você tem sobre si mesma?

Priscila: Primeiramente, o teste fez uma leitura precisa de meus talentos naturais e isso foi surpreendente para mim. A principal percepção é o foco no desenvolvimento destes como prioridade em minha vida. Outra percepção importante é em relação ao meu próximo, começando com minha família. Quando descobrimos os nossos pontos fortes e os compartilhamos entre nós, decidimos que as opiniões de cada um, através do uso e exercício dos seus próprios pontos fortes seria muito útil em nossa família. Desde então, quando temos projetos, ideias, conversamos entre nós e aproveitamos as contribuições que cada um tem para oferecer.


Calebe: Como o CliftonStrengths contribuiu em sua forma de liderar a equipe? 

Priscila: Creio que nessa linha da compreensão de si próprio, a descoberta dos 34 temas de talento e a beleza e diversidade da distribuição dos mesmos, fez com que eu pudesse entender melhor cada pessoa, com muito mais respeito e com uma visão de tê-los atuando em seu “Sweet Spot”. É possível hoje fazer um mapeamento preciso que nos auxilia, inclusive, na contratação de novas pessoas que venham suprir não somente a prática pedagógica, mas também, os pontos fortes que nos faltam.




Calebe: Qual seu tema de talento preferido? Como ele contribui para você ser mais produtiva e realizada?

Priscila: Meu tema preferido é Estudioso. Esse não é o meu número um, mas trouxe uma motivação ainda maior para o crescimento em todas as áreas. Estudar, aprender é uma paixão e ter isso legitimado pelo meu ponto forte, foi muito positivo. Sou uma eterna aprendiz.


Calebe: Além do ambiente profissional, quais outros benefícios o CliftonStrengths trouxe para você?

Priscila: Creio que como citei acima, foi o familiar. No casamento, foi uma descoberta muito importante. Entender que algumas características de meu marido são pontos fortes e por isso ele tão fortemente atua de determinadas maneiras, fez com que a minha compreensão sobre ele e a contribuição que ele traz à minha vida crescessem. Com os filhos, não foi diferente! Hoje, compreendemos e entendemos um ao outro com maior profundidade e nossa admiração mútua cresceu também.




Calebe: O que você recomendaria para um outro diretor de escola para ter sucesso na implementação de Pontos Fortes?

Priscila: Que ele comece com a leitura e teste do livro e descubra os seus pontos fortes. O benefício e aprendizado será tão rico que, inevitavelmente, ele desejará isso para sua equipe. O acompanhamento e apoio de um Coach certificado e experiente é uma chave para o sucesso.


Calebe: Quais são os próximos passos na implementação da cultura dos Pontos Fortes da EIPG? 

Priscila: A continuidade do processo de Coaching com a equipe e a introdução do Coaching para o Ensino Médio, orientado à escolha de carreira. Outra iniciativa é a inclusão do livro e do teste no para novas contratações. Também, desejamos oferecer aos pais palestras sobre o assunto, introduzindo essa cultura em suas famílias.


Calebe: Caso o(a) leitor(a) queira saber mais sobre o projeto, ou mesmo matricular seu filho na EIPG, qual é a melhor forma para entrar em contato com você? 

Priscila: Por email, em priscila@eipg.com.br




Saiba mais sobre o CliftonStrengths em www.kenshin.com.br, ou entre no grupo oficial de Facebook CliftonStrengths Português. Caso tenha interesse em implementar a cultura de Pontos Fortes em sua escola, fique à vontade para entrar em contato comigo, via LinkedIn ou e-mail calebe.luo@kenshin.com.br.

140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page