top of page

Por uma Vida Integrada, no Trabalho e em Casa



Num mundo conectado, polarizado e monitorado, você tem se sentido à vontade para ser você mesmo(a)? Você consegue ser a mesma pessoa em casa, no trabalho, no clube, etc? Quantas vezes você já tentou imitar alguém que você admira, ou seguir uma fórmula de sucesso, sem obter os resultados desejados?


Talvez você esteja lutando para manter um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Pode ser um processo frustrante, pois a vida não parece ser linear o suficiente para podermos dividi-la em momentos "eu profissional" e momentos "eu pessoal" e simplesmente realocarmos tempo e esforço para cada uma. E a tecnologia só intensifica esse processo. Quem hoje consegue não checar e-mail ou WhatsApp de trabalho no fim de semana?


Gostaria de convidá-lo(a) a refletir na possibilidade de buscar uma vida mais integrada, no lugar do equilíbrio profissional x pessoal, pois o mesmo parece ser um objetivo inalcançável.

O convite é para você se conhecer melhor, e com isso conceber e executar sua estratégia para poder estar "por inteiro", com o seu melhor à disposição, em qualquer situação. Do seu jeito, sem precisar copiar modelos de outras pessoas. Desta forma, você não precisa ser "pessoas diferentes". Será sempre a mesma, autêntica, em sua integralidade, em diferentes situações.


É isso que tenho testemunhado acontecer com meus amigos, colegas e clientes que estão caminhando, cada qual à sua maneira, na jornada de Pontos Fortes. Eles perceberam que faltava algo em sua vida profissional, que por mais que tivessem êxito no que faziam, não se sentiam completos. Quer seja por crença ou por experiência negativa, acabaram deixando partes de si apenas para a vida pessoal. Ou o contrário, sentiam-se realizados e eram bem sucedidos profissionalmente, mas na vida pessoal não se sentiam tão à vontade. Em comum ficava essa sensação estranha, como se existissem duas pessoas diferentes dentro da mesma. Hoje, buscam estar por inteiro, oferecendo o que possuem de melhor, confiantes em seus talentos e competências. Acreditam que sua individualidade e autenticidade são mais sustentáveis no longo prazo do que manter o padrão anterior.


Uma poderosa ferramenta de auto-conhecimento



O primeiro passo da jornada é nos conhecermos melhor, sabermos aquilo que nos faz únicos. Precisamos olhar para nós mesmos com sinceridade, assim como olhamos para nosso reflexo no espelho. O CliftonStrengths faz esse papel de espelho de uma forma impressionante. Após responder 177 questões, você recebe um relatório que mostra seus 5 Top temas de talento, seu maior potencial interno. Algo tão pessoal, que a chance de outra pessoa ter o mesmo perfil que você é 1 em 33 milhões.


Você já se perguntou porque faz certas atividades? Ou por que gosta de fazê-las? Ou certas intuições que você tem, mas não consegue explicar? Seus talentos podem explicar muita coisa sobre você...


"TALENTOS são padrões naturais recorrentes de pensamento, sentimento e comportamento, que podem ser utilizados de forma produtiva." - Gallup

O teste é fruto de mais de 50 anos de pesquisa, que começaram com o PhD Donald Clifton, reconhecido pela American Psychological Association como Pai da Psicologia dos Pontos Fortes. Para ter acesso ao artigo científico escrito por Don Clifton (em inglês), clique aqui.


Uma Jornada Prazerosa e Revigorante


A abordagem com Pontos Fortes lida com o que você tem de melhor. Busca trazer seus talentos à consciência, para você poder usá-los intencionalmente para atingir seus objetivos. Quando obtemos resultados consistentes, temos o que chamamos de Pontos Fortes.


"PONTO FORTE é a capacidade de produzir, consistentemente, um resultado positivo, por meio do desempenho quase perfeito, em uma tarefa específica." -Gallup

Pense nos momentos em que você se sentiu mais realizado(a), em que performance e prazer se mesclam. Filtrando esses eventos utilizando seus talentos, você pode entender melhor como aplicá-los em outras situações.


É um olhar de abundância, no seu potencial, que você já possui naturalmente, mas nem sempre deve estar atingindo gerando resultados positivos. A jornada nos amadurece à medida que dominamos nossos talentos. Entendemos melhor até quando são produtivos e quando passam da conta. Aprendemos a nos auto controlar, buscando relacionamentos mais saudáveis e duradouros. Aprendemos a respeitar e apreciar a individualidade.


Que tal iniciar sua jornada? Acesse o Guia faça-você-mesmo(a) gratuito e saiba como.


Tenha Coragem


Para finalizar, gostaria de incentivá-lo(a) a ter coragem para fazer sua jornada. Coragem para resistir à pressão da opinião dos outros. Coragem para ser você mesmo(a), com todos os talentos maravilhosos que Deus te deu. Coragem para mergulhar em si mesmo(a) e sair mais forte, confiante, produtivo(a) e feliz.


Que você possa ser você mesmo(a), desfrutando uma vida plena, abundante, integrando sua vida profissional + pessoal.


Vida longa e próspera!



PS: Este post é dedicado ao querido Marco Ho, meu ex-chefe no BankBoston e atual life coach. Ele buscou o autoconhecimento e teve coragem de viver pleno profissional e pessoalmente, sendo respeitado e querido pelos colegas.


PS2: Publiquei este texto originalmente no LinkedIn, em 30/04/17.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page