top of page

Meus Cinco Conselheiros

Atualizado: 11 de mar. de 2021


Já tomei muitas decisões das quais me arrependo, aprendi com os erros e hoje conto com a sabedoria dos conselheiros.


Sou fã de Star Trek. Já fui mais trekkie, hoje guardo com carinho lembranças da série original e Nova Geração, com seus desafios científicos, exploratórios, diplomáticos, políticos e de relacionamento humano e alienígena.


Para você que não conhece a série, imagine a seguinte situação: A nave espacial Enterprise está explorando uma região não mapeada, quando é atacada por uma nave de origem desconhecida. Capitão Kirk ordena que levantem os escudos, e precisa tomar uma decisão para resolver a situação. Sr. Spock, primeiro oficial e amigo, pede pra ele ficar calmo e tomar a decisão mais racional. Dr. McCoy, médico e também amigo, fala para ele agir logo e seguir seus instintos. Dependendo do conflito entre eles, a cena se resolve com a Enterprise atacando, fugindo ou até sendo destruída por não atacar. Mas era a melhor conclusão que juntos poderiam chegar. E, para nós, espectadores, o emocionante era sermos surpreendidos pelas decisões. Recomendo!




Isso tudo me leva a pensar na complexidade que é tomar uma decisão. Tantas vezes deixamos de fazer coisas importantes, empurramos com a barriga questões que não queremos enfrentar.


Decidir sozinho é difícil, mas como vemos em Star Trek, quando temos conselheiros em quem confiamos, juntos chegamos a uma decisão melhor.

Hoje, tenho 5 conselheiros pessoais que conhecem meus valores e desejam o melhor para mim. A sabedoria vem dos diferentes pontos de vista de cada um e como eles juntos podem me dar uma rica perspectiva da situação.

Vou resumir as características mais marcantes de cada um:

  1. O primeiro tem muita fé, gosta de ver as conexões entre as pessoas, as coisas, possui uma visão do todo e busca estabelecer pontes.

  2. O segundo conselheiro valoriza pessoas antes de processos, então me ajuda a saber como lidar com indivíduos diferentes e suas motivações.

  3. O terceiro gosta de analisar alternativas, desenhar estratégias e explorar as possibilidades de fazer algo diferente.

  4. O quarto conselheiro é especialista em qualidade, busca o melhor custo-benefício e vê o melhor das pessoas.

  5. O quinto gosta de amizades, está sempre procurando uma saída em que o relacionamento se fortaleça com transparência.


Quando os cinco conselheiros têm suas opinões ouvidas e decidem pelo mesmo caminho, a questão costuma terminar bem. Mesmo que o plano não dê certo, consigo dormir tranquilo, pois tomei uma decisão que não violou meus valores e minha integridade.

Quando um dos conselheiros levanta mais a voz e vence a discussão, sigo sua indicação, mas muitas vezes me arrependo mais tarde. E fica no ar aquela horrível sensação de “Eu te avisei...”


Detalhe: esses conselheiros estão dentro da minha mente. São meus principais talentos(padrões naturais de pensamento, sentimento e comportamento): Conexão, Individualização, Estratégico, Excelência e Relacionamento.

Eles formam o meu conselho interno, minha forma mais natural de filtrar o mundo e tomar decisões com consciência. Aprendi a consultá-los antes de tomar uma decisão importante. Eles permitem que eu esteja inteiro na situação. Quando os escuto, respeito a mim mesmo. E quando o assunto está acima da capacidade deles? Peço a ajuda de amigos, que trazem para a mesa seus próprios conselheiros. Assim contamos com o melhor de cada um para tomar boas decisões.


Lembro-me de como fiquei boquiaberto quando meu mestre de marketing e cultura geek Sigei, um dos maiores fãs que conheço da série, me contou que Kirk, Spock e McCoy eram na verdade uma trindade (comportamento, pensamento e sentimento). E o conflito entre eles era o conflito dentro de um ser humano! Eureka!


Você também tem seus 5 conselheiros. Descubra-os e passe a tomar decisões mais sábias, respeitando sua integridade.


Vida longa e próspera!

719 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page