top of page

Meus Talentos Top 5

Atualizado: 4 de set. de 2018



Semana passada fiz um exercício de auto-reflexão, postando diariamente no Instagram (@coach.calebe) minhas percepções sobre cada um dos meus Top 5 Temas de Talento:

Conexão | Individualização | Estratégico | Excelência | Relacionamento.

Espero que essas reflexões sejam úteis para você entender a essência de cada tema de talento na prática, a partir de um exemplo real. Busquei mostrar como funcionam, benefícios, necessidades, excessos, falhas no uso e o que mais gosto em cada um,



Top 1 - Conexão


Este tema de talento é muito especial para mim, pois me possibilita enxergar o propósito nas coisas e buscar o bem de todos.

Tenho facilidade em encontrar pontos em comum entre pessoas de diferentes origens, crenças e culturas, ajudando-os a se entenderem e estabelecerem relacionamentos construtivos. Estudei idiomas estrangeiros para mergulhar em suas culturas, algo que me fascina desde pequeno.

Preciso estar em contato com minha fé diariamente, conviver com pessoas do bem e saber que estou contribuindo para um mundo melhor.

Conexão me atrapalha quando não consigo entender o propósito, ou se estou numa situação que agride meus valores, me deixando perdido. Com maturidade, aprendi a me entender melhor e me respeitar mais.

Com os talentos de conexão, ajudo meus clientes de coaching na busca de seus propósitos e para enxergarem o bem naquilo que fazem e podem fazer.

Nada é por acaso, e é meu papel ajudá-los a ligar os pontos.



Top 2 - Individualização


Este é meu favorito, pois lembra um super poder. Consigo ler o jeito de cada pessoa e assim personalizar a conversa, me adaptando para os temas que a interessam. Também consigo escolher pessoas adequadas para atividades, tanto que minha agenda mental funciona com pessoas e potenciais por assunto.


Esse talento me ajudou muito na carreira, porque sabia quando e como falar com as pessoas, qual a forma diplomática para minhas ideias serem aceitas, e gerenciei uma equipe produtiva, em que cada pessoa era valorizada por sua contribuição única.

Individualização precisa de espaço para observação, para capturar a forma de pensar e agir da pessoa. Mesmo se alguém me falar sobre uma pessoa, se conseguir reproduzir as conversas, o comportamento, consigo fazer uma leitura à distância do “personagem”. Adoro brindes personalizados e a palavra idiossincrasia.


O talento atrapalha quando estou num grupo grande e não consigo identificar muitas pessoas ao mesmo tempo. Também falha quando estou tão disposto a me moldar que perco minha personalidade.


Com Individualização eu atendo cada cliente de coaching de forma diferente, valorizando suas necessidades, anseios, motivações e padrões, oferecendo uma experiência realmente personalizada.



Top 3 Estratégico


Os talentos deste tema estão em constante uso, pois tomada decisão acontece o dia todo.


Profissionalmente, Estratégico sempre me auxiliou a tornar-me um conselheiro do meu superior, discutindo juntos o futuro da área, projetos e movimentações. Modelar negócios é algo que faço com facilidade, avaliando as possibilidades de risco x retorno, custo x benefício. Minhas apresentações sempre refletem alguma estratégia.


Para meus clientes de coaching, este talento me ajuda a direcioná-los nos planos de ação para serem mais eficazes, considerando outras opções e possíveis impactos. Além de coach atuo como mentor e estrategista, exatamente por gostar muito do desafio de auxiliar na tomada de decisão.


Gosto de jogos de estratégia em tempo real, labirintos, ilusões de ótica, aprecio filmes e livros com enredos surpreendentes (“Os Suspeitos” é um dos favoritos, e aqueles livros e jogos que permitem você escolher seu caminho (“Timeline” é fantástico).


Preciso de espaço e liberdade para avaliar opções e fazer escolhas. Tenho tendência a explorar caminhos alternativos, o que pode reduzir minha eficiência, pois não é uma abordagem tão focada. Eficácia para mim vem antes de eficiência.


O talento falha quando não tenho liberdade de decisão, ou quando tomo a decisão sem comunicar claramente. Pra mim pode parecer óbvio, mas outros podem se sentir perdidos. Aprendi com a vida a explicar e também contar com opiniões externas, para tomar decisões melhores e colaborativas.


Gosto muito do Estratégico, é um companheiro e tanto para minhas aventuras.


Top 4 - Excelência


De todas as lentes que orientam meu ser, esta é a que me alinha naturalmente ao coaching dos Pontos Fortes.

Vejo o que cada pessoa tem de extraordinário e estimulo que use mais para se destacar. Lembro-me de um caso de 8 anos atrás, muito antes de conhecer o CliftonStrengths, quando uma colega pediu um feedback para melhorar seu desempenho na área. Eu disse que ela fazia boas perguntas, que ajudavam a refinar nossos serviços, e deveria ser mais intencional em questionar positivamente.


Bem, recentemente ela fez coaching comigo e descobrimos que tem o tema de talento Analítico como Top1. (Pessoas com Analítico são naturalmente curiosas para analisar informações e buscar a essência das coisas. Assim como detetives, podem fazer as melhores perguntas para checar a solidez e coerência dos argumentos.) Como identifiquei essa característica dela sem ter treinamento de coaching nem o teste de perfil? Só posso dar o crédito a meu tema Excelência.


Na minha carreira, fiquei conhecido pelo design de minhas apresentações. Ganhei até prêmios construindo vídeos no Keynote. Design, usabilidade e experiência do cliente são paixões que alimentam minha Excelência.

Adoro ver virtuosismo em ação, quer seja nas artes, numa apresentação de trabalho, ou uma planilha inteligente.

Tenho necessidade de refinar meu olhar, gosto de filmes, museus, fotografia, teatro, tudo o que funde arte e técnica.


O talento tem seu custo. Muitas vezes não termino algo porque não está bom o suficiente, ou gera retrabalho, só para ajustar algo que não gostei. É quando Excelência se torna perfeccionismo e me torna improdutivo. Difícil também comemorar as próprias conquistas, nunca está bom o suficiente. O talento também falha quando estou lidando com pessoas que não querem dar o seu melhor. Aprendi com a experiência a respeitar o tempo de cada um, influenciar sem forçar, mas não deixa de dar uma frustração ao ver talento desperdiçado.


Adoro ver esse talento funcionando e despertando o melhor nas pessoas ao meu redor.



Top 5 - Relacionamento


Entender e passar a usar esse tema produtivamente foi libertador. Amizade é algo muito importante na minha vida. Lembro de cada um dos meus “melhores amigos”, e como muitas vezes me frustrei ao não ter minhas expectativas correspondidas.

Descobrir a natureza desse padrão me ajudou a estabelecer relacionamentos mais saudáveis tanto pessoal quanto profissionalmente, estabelecendo limites e compreendendo melhor necessidades e expectativas.

Entendi que aprecio e cultivo relacionamentos sinceros e de longo prazo, e que me incomodam os interesseiros.

Na carreira, construi amizades que perduram até hoje, mesmo depois de sair do “mercado”. Assim também construi fortes alianças, que me ajudaram a ser bem avaliado e estar no topo em desempenho.

Meus negócios nascem da minha rede de relacionamentos. É um círculo: Amigos viram clientes e clientes viram amigos. Tenho necessidade de manter contato com os amigos, isso me energiza, posso passar horas conversando que o tempo parece não se mover. Conhecê-los melhor me preenche.

Desenvolver Relacionamento me ajudou a entender que não preciso fazer personagem para ser aceito, não preciso ser perfeito, só preciso ser eu mesmo. Desejo que o cliente me conheça, saiba o que penso e sinto, por isso escrevo posts como esse.

Caso se identifique comigo, ótimo. O coaching será muito mais produtivo. Não se identifica, ótimo também. Espero que encontre a pessoa que possa ser mais útil para você.

O talento falha quando não abro espaço para pessoas fora do círculo, tenho que tomar cuidado para não formar a minha panelinha e excluir alguém. Também falha quando estou num grupo grande de desconhecidos. Preciso de tempo individual, para conhecer melhor a pessoa.

No coaching, Relacionamento me ajuda a conseguir abertura com os clientes. Eles conseguem sentir-se confortáveis para se abrirem comigo.

Gosto muito desse tema, e passei a apreciá-lo ainda mais depois de amadurecê-lo.



Coaching e Mentoring


Quando faço atendimentos de coaching, mentoring, ou facilito workshops, busco estar inteiro na situação, servindo com o que tenho de melhor. Isso me dá segurança para ser eu mesmo, imperfeito, porém talentoso, um eterno aprendiz que deseja libertar e empoderar pessoas, trazendo novas perspectivas, questionamentos e ferramentas.


Caso tenha interesse no autoconhecimento e no desenvolvimento de Seus Pontos Fortes, entre em contato pelo Chat do site, por e-mail (calebe.luo@kenshin.com.br), LinkedIn, Instagram ou Facebook. Será um prazer conhecer você!


66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page