É fácil conversar quando a outra pessoa tem o mesmo ponto de vista que o meu. Mas o que acontece quando temos opiniões diferentes, fortes emoções e grandes interesses em jogo? Esses momentos são chamados de conversas cruciais.
Costumamos fugir dessas situações, mas nem sempre dá certo. Sob pressão, alguns partem para a agressividade, tentando convencer a outra pessoa a mudar de opinião. As táticas mudam, desde ironia até ameaça. Outras pessoas adotam o silêncio, na tentativa de aplacar a discussão. Mas deixam de expressar seu ponto de vista e silêncio nem sempre significa consentimento. E, outras ainda oscilam entre ambos.
"Agressividade vs silêncio" é uma escolha de tolos, dizem os pesquisadores Kerry Patterson, Joseph Grenny, Ron McMillan e Al Switzler, que publicaram suas descobertas no livro Conversas Cruciais (baixe o capítulo 1 gratuitamente).
Há uma saída melhor: o DIÁLOGO. Mas dialogar bem exige técnica e treino.
E como você reage num momento de pressão? Você releva o seu melhor o ou pior?
O teste vai ajudar você a entender melhor como seu estilo de comunicação. Eu costumo ir para o Silêncio, mas estou aprendendo a ser mais assertivo. Comunicar sem machucar. Sim isto é possível, isto é diálogo!
Responda o teste e compartilhe seus resultados!
Como lidar com sua próxima conversa crucial? Baixe o roteiro para te ajudar a planejar sua conversa.
Boa sorte e bons diálogos!
Comments